Polônia, um bom lugar para morar: saiba por quê!
Viajar é renovar. Conhecer outros lugares, outras culturas e outras realidades, faz refletir sobre quem você é e muitas vezes conhecer a si mesmo. Agora, já pensou no que pode significar para a sua vida, viver em outro lugar? Pois é, se você está entre as pessoas que desejam morar fora do Brasil é importante ter em mente; Polônia, um bom lugar para morar: saiba por quê!
Muita gente esquece que o continente europeu é formado por mais de 40 nações e acaba pensando sempre nos mesmos países para (re)fazer a vida.
Mas isso não significa que sejam os melhores, mais legais ou fáceis de viver. Dessa forma, o ideal é fazer uma seleção e pesar os prós e contras do país que sonha em viver.
Para te ajudar nessa missão, a DocMundo te explica por que a Polônia é um bom lugar para morar.
Ainda mais, contando que a empresa é especializada na obtenção da dupla cidadania polonesa. Mas isso, claro, para as pessoas que têm direito a esse benefício.
Como é a vida na Polônia?
A história polonesa não é nada fácil. Os polacos tiveram problemas muito graves no passado: um dos países mais devastados pela Segunda Guerra Mundial.
Contudo, hoje, é, sem dúvida, um país bonito, exemplo de segurança e qualidade de vida – com rápido crescimento e uma economia em expansão que oferece muitas possibilidades para os seus residentes.
A Polônia tem cinco grandes cidades – isso porque, a maioria dos residentes vivem nas áreas urbanas do país.
Varsóvia, a capital, por exemplo, tem cerca de 1,7 milhão de habitantes. Até 2019, a população do país somava 37,97 milhões.
A maioria dos habitantes é descendente de poloneses. E existe apenas uma pequena minoria de alemães, ucranianos, eslovacos, lituanos e bielorrussos vivendo por lá.
Mas, não se preocupe! A cultura é bastante acolhedora. Mesmo que você ainda não fale o idioma fluentemente, provavelmente será incluído rapidamente e encontrará novos amigos na Polônia.
E o melhor de tudo é a versatilidade do país: um dia você pode admirar o nascer do sol à beira-mar, e no outro você pode ver como são lindas a vista dos picos das montanhas.
De cidades repletas de monumentos incríveis, você pode rapidamente partir em uma viagem para as florestas selvagens de tirar o fôlego com sua flora e fauna únicas.
E o melhor de tudo? Sabe aquele medo de caminhar à noite ou de pegar transporte público ou táxi? Pois bem, pode esquecer!
Quanto custa morar na Polônia?
Uma grande preocupação ao decidir viver em outro país é a questão financeira. Quanto vai custar a moeda? Qual o custo de vida em cada cidade?
Então, para eliminar essa dúvida, é preciso saber que a economia do país é uma das mais fortes da União Europeia. Isso é ótimo pois atrai investidores e empresas do mundo inteiro.
Apesar da Polônia fazer parte da União Europeia, a moeda do país é o zloty e não o euro. Claro que a cotação pode mudar, mas essa variação ainda é menor do que a que ocorre com o euro e o dólar.
Atualmente com R$1,44 é possível comprar cerca de 1 zloty. A vantagem é que o valor da moeda é bem próximo ao valor do real. Mas, se preferir, pode levar euros e trocar quando chegar lá.
Facilidades de viver na Polônia
Para viver lá, é curioso pensar que apesar de Varsóvia ser tida como uma das cidades mais baratas para expatriados, tem um custo de vida cerca de 10% maior do que na Cracóvia.
Para comprar imóveis, existem diversas regras que indicam requisitos básicos para que esses estrangeiros estejam aptos a se tornarem proprietários.
Mas ainda assim, a capital polonesa oferece bons empregos e salários, e há acesso a todo o tipo de oportunidades. Além disso, o país é bem desenvolvido e conta com aeroportos, portos, trens, pontes além de todo entretenimento que você precisar.
Transporte público; Polônia, um bom lugar para morar: saiba por quê!
A Polônia disponibiliza uma série de programas e medidas para aperfeiçoar a utilização de espaços urbanos e oferecer diferentes tipos de transportes.
Mas, assim como no Brasil, cada cidade tem sua própria autoridade de transporte urbano, então os preços das passagens variam.
Você também vai encontrar a possibilidade de desconto se for estudante. Além disso, existem vários tipos de bilhetes, sendo eles únicos, diários, semanais, mensais e trimestrais – dependendo da frequência com que você viaja.
O transporte público é feito por ônibus, bondes, linhas de metrô e trens urbanos pertencentes à autoridade municipal de transporte, e também inclui várias linhas de trem.
Organização, pontualidade e modernidade claramente traduzem o serviço no país.
Que a Polônia é um bom lugar para morar, isso a gente já sabe – mas como fazer para viver lá?
Se você está indo para a Polônia a turismo, por um tempo igual ou inferior a 90 dias, não há necessidade de visto. No entanto, para morar lá, você vai precisar de uma justificativa para ficar no país.
As mais comuns são trabalho, estudo, voluntariado, intercâmbio, pesquisa científica e outras possibilidades que podem ser consultadas diretamente com o consulado.
Entretanto, uma ótima oportunidade de viver no país é se você for descendente de poloneses. A lei de cidadania polonesa é baseada na regra jus sanguinis (“direito de sangue”).
Isso quer dizer que o direito à cidadania passa dos pais para os filhos – o que facilita a chegada e permanência de brasileiros no país.
Para que sua vida fique mais fácil, a DocMundo está preparada para te ajudar a resolver todos esses problemas, principalmente sobre visto e moradia permanente.
É claro que reiniciar a vida em um país novo, com um idioma completamente diferente do nosso pode ser uma tarefa bem difícil. Então, é importante ter certeza de que suas preocupações – principalmente aquelas mais burocráticas, sejam dissolvidas o quanto antes.
Polônia, um bom lugar para morar
E um dos principais motivos para você decidir viver em outro país é: morar fora te faz conhecer novas realidades e novas línguas.
Ao morar em outro país, existe a oportunidade de conviver com povos que cultuam outras religiões, que têm rituais e hábitos totalmente diferentes dos seus.
E tudo isso, além de te deixar inspirado, vai te lembrar que o mundo vai muito além daquele seu universo de preocupações, culpas ou exigências.
delta 8 area 52
22 de abril de 2021 at 00:01I blog quite often and I truly appreciate your information. Your article
has really peaked my interest. I’m going to bookmark your blog and keep checking for new information about once per week.
I opted in for your Feed as well.
delta 8 area 52 – delta 8 area 52
delta 8 area 52 – delta 8 THC for sale area 52
delta 8 THC area 52 – delta 8 area 52
Area 52 delta 8 carts – delta 8 area 52
area 52 delta 8 THC products – Area 52 Delta 8 THC
delta 8 gummies
28 de junho de 2021 at 19:23Wow, amazing weblog structure! How long have you
ever been blogging for? you make running a blog glance easy.
The total glance of your web site is fantastic, as neatly as the content!
Here is my web blog … delta 8 gummies