SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Estudar na Romênia: oportunidade para uma formação de alto nível

Pode não ser de conhecimento geral, mas estudar na Romênia é estudar em um ponto central da Europa
30 nov

Estudar na Romênia: oportunidade para uma formação de alto nível

Você já pensou em estudar na Romênia? Provavelmente não, não é mesmo? Mas saiba que o país pode ser visto como uma grande oportunidade para uma formação de alto nível em um país Europeu e ainda com custo mais baixo em relação a outros países do continente. Com uma estrutura educacional bastante avançada e organizada, estudar na Romênia tem vários benefícios.

Com certeza, esse país europeu não é a primeira opção que vem à mente quando se pensa em fazer um intercâmbio, apesar de que a Romênia tem qualificações universitárias reconhecidas em todo o mundo.

Além disso, a Romênia é um grande país, com muita cultura para explorar, lugares bonitos para conhecer e experiências novas para se viver. Reflexo disso é a quantidade de intercambistas que se mudaram para estudar no país e totalizam 27 mil alunos.

Famoso por sua beleza natural, a Romênia é o berço do castelo do Conde Drácula, na Transilvânia, que atrai tantos turistas quanto as paisagens, parques e praias romenas.

Também, a Romênia possui cidades grandes, litorâneas e interioranas . São 20,1 milhões de habitantes no sétimo país mais populoso da União Europeia.

Aliás, a Romênia é um país de renda média-alta, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito elevado.

Apesar dessas informações serem muito relevantes, há motivos ainda mais interessantes para estudar Romênia!

Por que estudar na Romênia?

Você sabia que existem 57 universidades romenas que estão entre as melhores da Europa? Pois é!

Estudar na Romênia é simplesmente formar-se em um ponto central da Europa, onde se encontra muita variedade, cultura e qualidade educacional, com a garantia de que o seu diploma será de abrangência mundial.

A vida na capital, Bucareste, é noturna, animada e muito cultural
A vida na capital, Bucareste, é noturna, animada e muito cultural (Foto: Freepik)

Como as universidades romenas estão acostumadas a receber alunos de fora, é comum que os programas dos cursos sejam em idiomas variados e não só em romeno. Existem cursos em inglês, alemão e até francês, o que facilita a acessibilidade.

Certamente, a cada ano, estudar na Romênia torna-se um benefício maior, porque o nível do ensino superior tem crescido anualmente, de acordo com o ranking mundial de universidades.

Desse modo, você ainda pode escolher entre a variedade de tipos de cursos que são oferecidos, primeira graduação, especializações, mestrados, doutorados e muito mais.

Entre as melhores universidades estão:

Universidade de Bucareste: uma das mais antigas do país, essa instituição de ensino fica na capital da Romênia e tem parceria com mais de 100 faculdades espalhadas pelo mundo. Oferece bacharelados, mestrados e doutorados e tem cerca de 32 mil matrículas anualmente.

West University of Timișoara: Formada por cerca de 700 professores e 15 mil alunos, essa universidade é famosa pela qualidade do seu centro de pesquisa e por sua variedade de cursos, que abrangem áreas de humanas, exatas, comunicação, artes, tecnologia, ciências sociais e mais, para qualquer nível de graduação e em diversas línguas.

Universidade Transilvânia de Brasov: Anualmente, essa universidade recebe 20 mil alunos para os 800 docentes que moldam os programas de ensino, pensando na evolução e nas demandas do mercado de trabalho, oferecendo qualidade e desenvolvimento certeiro aos estudantes e futuros profissionais europeus.

É muito caro estudar por lá?

Se compararmos com outros países da União Europeia, os custos para estudar na Romênia estão entre os mais viáveis de toda a Europa.

Isso porque as taxas de educação e os custos de vida são baixos para o padrão de ensino e de vida que se pode ter no país do leste europeu.

Além do mais, para diminuir os custos de quem quer estudar na Romênia, o Ministério de Relações Exteriores do país ainda oferece bolsas para os três níveis de educação superior, graduação, mestrado e doutorado.

Essas bolsas são abertas anualmente, com a data final de inscrição, geralmente em abril. Os bolsistas não pagam acomodação e nem a taxa de anuidade das universidades durante o período de estudos, que pode variar de um ano e meio até quatro anos. Aliás, as inscrições estão abertas e o programa oferecerá 85 bolsas para diversas áreas

Para ingressar em universidades particulares sem bolsa, saiba que as taxas de matrícula dependem de onde você é, se você tiver nacionalidade romena, suíça ou então se for cidadão de qualquer país da União Europeia, acabará saindo mais em conta.

Descubra o que é preciso para se candidatar para estudar na Romênia!

O primeiro passo para se candidatar para estudar na Romênia é estar com a documentação em dia e pronta, traduzida para inglês, francês ou romeno.

Entre os documentos que são pedidos pelas universidades estão:

  • Currículo;
  • Histórico escolar;
  • Relatório de motivações para estudar na Romênia;
  • Certidão de nascimento;
  • Passaporte;
  • Visto de estudante;
  • Formulários e certificados oficiais, que dependem de cada Instituição.

Para futuros doutores, além dessa lista, é preciso ter um rascunho do projeto de pesquisa que será realizada enquanto você for estudar na Romênia.

Cada inscrição é realizada diretamente nos portais das universidades e todos os documentos precisam ser disponibilizados em suas formas originais, traduzidos e autenticados. Assim que chegar lá, você precisará apresentar os mesmos documentos para confirmar sua identidade e matrícula.

Saiba um pouco mais sobre como é a vida na Romênia!

A vida na capital, Bucareste, é noturna, animada e muito cultural, graças à grande variedade de galerias, teatros e museus da região. Mas se você se cansar, o país também é palco de muita tranquilidade em seus ambientes mais naturais.

Apesar de se falar romeno, como língua oficial do país, para estudar na Romênia e conseguir se comunicar diariamente, pode-se começar apenas com o inglês, alemão ou francês.

O país tem uma estrutura de sistema de saúde como a maioria dos países europeus, de pagador único: assim que tiver o seu cartão de residência em mãos, você pode acessar os serviços de saúde, sem problemas. Maiores de 26 anos, precisam contar com uma seguradora.

Além disso, a Romênia possui baixos níveis de desemprego, pequenos índices de criminalidade e altos salários, especialmente na capital. E como um país em desenvolvimento, segue recebendo bastante investimento, tanto para a educação, quanto para o mercado de trabalho.

Quais documentos preciso para estudar na Romênia?
Se você não possui cidadania romena ou de outro país da União Europeia, então você precisará tirar um visto de estudante para estudar na Romênia
Se você não possui cidadania romena ou de outro país da União Europeia, então você precisará tirar um visto de estudante para estudar na Romênia (Foto: Freepik)

Se você não possui cidadania romena ou de outro país da União Europeia, então será necessário tirar um visto de estudante. O processo pode ser consultado no site oficial do governo da Romênia, e geralmente leva cerca de dois meses para ser concluído.

As principais exigências estão na comprovação da renda, de pelo menos 2.000 euros, para sobreviver no país, além da validade do passaporte e a matrícula em uma universidade.

Esses são os documentos necessários para o visto de estudante, além dos já citados acima:

  1. Duas fotos com o padrão do passaporte;
  2. Comprovante de abrigo ou residência na Romênia;
  3. Seguro Saúde;
  4. Carta de admissão da universidade;
  5. Comprovante de finanças superior a 2.000 euros;
  6. Passaporte válido.

Se você pensa em viver e estudar na Romênia, consulte a DocMundo para maiores detalhes a respeito de uma possível dupla cidadania!

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register