SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Países preferidos dos brasileiros para morar no exterior

países preferidos dos brasileiros para morar
30 jul

Países preferidos dos brasileiros para morar no exterior

A cada ano que passa, cresce o número de brasileiros que tentam procurar uma vida em outro país. Segundo dados do Ministério do Exterior, 3,5 milhões de brasileiros emigraram ultimamente. Por isso, vamos abordar o tema: quais os países preferidos dos brasileiros para morar no exterior.

 Os motivos para isso podem ser diversos: estudo, trabalho, a busca por novas experiências, ou, até mesmo, melhor qualidade de vida.

Independente do que for, os brasileiros estão cada vez mais buscando oportunidades em novos lugares. 

Mas, afinal, para onde vão essas pessoas? Como são muitas, é muito provável que você as encontre em qualquer país que decidir morar.

Alguns deles, no entanto, tendem a atrair mais a atenção dos emigrantes daqui, por motivos diferentes. 

Segundo o levantamento global da consultoria BCG (Boston Consulting Group) Portugal, Canadá e Angola são os principais destinos procurados por pessoas que decidiram sair do Brasil em 2020. 

A pesquisa, chamada “Decoding Global Talent 2020”, teve participação de 209 mil pessoas de 190 países e já foi feita duas vezes anteriormente, em 2014 e 2018. 

Das três pesquisas já realizadas, essa foi a primeira em que os Estados Unidos não apareceu entre os 3 países mais procurados pelos brasileiros.

Nos anos anteriores, aliás, a nação norte-americana conquistou o primeiro lugar no ranking. 

Profissionais alegam que a pandemia de covid-19 pode ter influenciado essas mudanças, já que ela mexeu com a estabilidade e economia de muitos países. 

O que torna esses países preferidos dos brasileiros? 

Independente de quais forem os motivos para os brasileiros preferirem estes países em detrimento de outros, uma coisa é fato: há algo nesses lugares que está chamando a nossa atenção.  

  • Portugal  

No caso de Portugal, o primeiro fator que agrega, para ser um dos países preferidos dos brasileiros é a língua.

Como o país não só fala, mas também é berço da língua portuguesa, emigrar para lá pode ser mais fácil, já que não é preciso anos de estudo para aprender a se comunicar com os nativos. 

Mas, não se engane: apesar da facilidade, os dialetos e sotaques são bem diferentes. Caso deseje morar lá, não se assuste se demorar um tempinho para se acostumar com a língua e entender o que os nativos falam.

Além da língua, uma coisa que faz brilhar os olhos de muitos brasileiros é o fato de Portugal estar localizado na Europa, continente de primeiro mundo e com muitas oportunidades. 

países preferidos dos brasileiros para morar
Veja quais são os destinos mais procurados por brasileiros que querem morar no exterior (Foto: Freepik)

O país também tem crescido economicamente com o aumento das exportações. Isso fez com que Portugal abrisse mais empresas, atraindo os olhares de investidores ao redor do mundo, o que, consequentemente, trouxe novas (e mais) oportunidades de emprego.

 As perspectivas para o futuro continuam positivas. O Banco de Portugal já fez algumas projeções apontando que, até o fim de 2021, a economia portuguesa deverá progredir positivamente – o que deve chamar ainda mais a atenção dos emigrantes. 

Se você está pensando em se mudar para Portugal, consulte a DocMundo  para saber se você tem direito à dupla cidadania.

Canadá: um dos países preferidos

Há um bom tempo, o Canadá está à procura de imigrantes. Para isso, o país criou alguns programas nacionais e até mesmo regionais, para que pessoas de diversos lugares do mundo se mudem para lá para trabalhar e/ou estudar. 

Os programas envolvem as mais diversas áreas profissionais e especializações. Existem alguns, inclusive, que estão apenas em busca de pessoas que falam francês fluentemente. 

Essa facilidade para conseguir os documentos necessários para viver no país tem atraído muitos brasileiros. Justamente por programas como esses, somado com a história do país.

O Canadá é um lugar multicultural, habituado a receber estrangeiros. Isso faz com que a população no geral seja mais amistosa em relação aos imigrantes. 

A segurança, educação, altos salários e economia estável também chamam a atenção dos brasileiros para o país. 

  • Angola

Assim como Portugal, um primeiro atrativo do país é a língua, já que os angolanos também falam português, e por isso, o contato com eles e a sobrevivência no local, se tornam mais fáceis. 

Outro ponto que chama atenção para o país africano é a economia emergente. Considerado o “eldorado” dos brasileiros e portugueses, Angola é um dos melhores países para se investir em petróleo e construção civil.

Um dos pontos mais procurados por estrangeiros é a capital, Luanda, por ter mais a oferecer em relação à qualidade de vida. 

Apesar disso, para viver por lá é preciso preparar o bolso, já que o custo de vida ainda é caro. O local então, se torna uma ótima opção para engenheiros e profissionais de outras áreas relacionadas à exploração do petróleo. 

Além do Top 3: veja quais são os outros países preferidos dos brasileiros para morar no exterior

Não é só de Portugal, Canadá e Angola que vive o emigrante brasileiro. Afinal, não é porque esses três países são os mais procurados que necessariamente são os ideais para você e suas perspectivas.

Tudo depende do que se procura com a emigração! Veja abaixo mais opções atrativas para brasileiros: 

  • Polônia 

A Polônia pode ser uma boa opção para brasileiros que buscam melhor qualidade de vida e segurança financeira. Isso porque o país está crescendo cada vez mais economicamente e atraindo diversas empresas. 

Além disso, a localização da Polônia é estratégica: você pode aproveitar o tempo que morar por lá, para conhecer outras nações europeias.

Isso porque o país é localizado no centro do continente, dando acesso fácil via trem e avião para toda a Europa. 

Se este é o seu caso e você está pensando em morar na Polônia, a DocMundo é especializada em documentação de dupla cidadania para este país.

  • Espanha: país atrativo para os brasileiros

A língua pode ser um grande chamariz da Espanha para imigrantes brasileiros. Isso porque o espanhol é muito similar ao português, tornando-o mais fácil para aprender.

 Fora isso, o país é ótimo para morar por ter uma economia estável e alta qualidade de vida e segurança. A saúde e a educação da Espanha também são um diferencial, que atraem muitos imigrantes para lá. 

Outro ponto positivo é a diversidade do país, que conta com praias, cenários históricos e até mesmo vulcão! É possível conhecer várias paisagens e lugares diferentes sem precisar sair do país! 

Entenda porque esses países têm chamado a atenção dos brasileiros
Entenda porque esses países têm chamado a atenção dos brasileiros (Foto: Freepik)


A DocMundo te auxilia a obter sua documentação caso tenha direito à dupla cidadania espanhola.

  • Lituânia 

A Lituânia é uma das três repúblicas dos Países Bálticos e pode ser uma boa opção para brasileiros,  principalmente em alguns casos específicos.

Isso porque o país está à procura de mão-de-obra em algumas áreas, o que pode tornar a imigração mais fácil. 

Vendedores, médicos, motoristas, operadores de máquinas e garçons estão entre as profissões procuradas pelo país.

Além disso, a Lituânia faz o possível para desenvolver uma economia com base no conhecimento, com destaque para a biotecnologia, tornando-se, assim, uma opção para profissionais dessa área também. 

  • Romênia

A Romênia é um ótimo país para os amantes da natureza.

São quilômetros de florestas intocadas, onde habitam ursos e lobos, proporcionando experiências únicas aos visitantes das montanhas Cárpatos e regiões selvagens da Transilvânia. 

Além disso, outros pontos atrativos do país são a segurança e o baixo custo de vida.

  • Áustria 

Já pensou em morar em um lugar que já foi considerado um dos melhores para se viver? Essa é a realidade de Viena, a capital da Áustria, que já ganhou prêmios pela qualidade de vida local. 

Além disso, o país tem uma segurança de dar inveja e é ótimo para os trabalhadores: têm uma taxa de desemprego superbaixa e dão aos profissionais o direito de tirar cinco semanas de férias por ano! O país também tem ótima infraestrutura e saúde pública de qualidade. 

Ah, e para as longas férias, nem é preciso ir muito longe! Isso porque a Áustria também conta com montanhas para trilhas, uma vasta opção de atividades culturais e faz fronteira, simplesmente, com outros oito países da Europa.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register