SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Saiba quais são as mudanças no Golden Visa em 2021

O Golden Visa ainda é uma alternativa bastante interessante, pois proporciona o benefício de trabalhar, estudar e construir uma vida em Portugal
30 dez

Saiba quais são as mudanças no Golden Visa em 2021

Em fevereiro de 2021, uma nova lei aprovada causou mudanças no visto dourado de Portugal ou Golden Visa 4/2021 (número do decreto da lei). Segundo a legislação, existem alterações significativas para quem deseja investir ou viver em Portugal.

Apesar dessas modificações, o Golden Visa ainda é uma alternativa bastante interessante, pois proporciona o benefício de trabalhar, estudar e construir uma vida em Portugal, aproveitando toda a qualidade de vida que há no país e nos territórios da União Europeia.

De acordo com o InfoMoney, desde outubro de 2012, quando o Golden Visa foi criado, 9.834 vistos foram concedidos para estrangeiros, sendo 1.024 apenas para brasileiros, o segundo país no ranking de solicitantes do visto.

Mudanças no Golden Visa: saiba o que é o visto dourado de Portugal

O Golden Visa, conhecido como ARI, Autorização de Residência para Atividade de Investimento, é um tipo de residência portuguesa autorizada a estrangeiros que realizam certos tipos de investimento.

Ele possibilita que a nacionalidade de Portugal seja solicitada se os investimentos são mantidos por, no mínimo, 5 anos.

Essa autorização permite, então, que o investidor more em Portugal ou apenas continue realizando investimentos com as vantagens de alguém com nacionalidade europeia.

O tipo de investimento para requisitar o Golden Visa pode ser feito no mercado imobiliário ou em outros setores, desde que cumpra o requisito principal que é o valor mínimo investido no país, que antes das mudanças no Golden Visa era de 250 mil euros.

O custo do Golden Visa é considerado elevado se comparado a outras modalidades de visto para Portugal, principalmente por conta do investimento que é obrigatório para a solicitação do visto dourado.

As taxas, de acordo com a Tabela de Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é de 533 euros para o requerimento e análise do pedido ou renovação do visto dourado, e de 5.325 euros para cada autorização de residência em Portugal.

Entenda as mudanças no Golden Visa em 2021

As mudanças no Golden Visa que foram aprovadas passarão a vigorar de forma fracionada
As mudanças no Golden Visa que foram aprovadas passarão a vigorar de forma fracionada (Foto: Freepik)

As mudanças no Golden Visa que foram aprovadas passarão a vigorar de forma fracionada, isso significa que elas passarão por um período de transição, que irá durar até o fim do ano que vem.

Durante o período transitório, portanto, quem solicitar o Golden Visa até dezembro de 2021 seguirá as diretrizes que eram válidas anteriormente.

No geral, as alterações consistem em aumentos para o valor de investimento e reduções para a aplicação em áreas metropolitanas de Portugal.

Essas mudanças para a documentação não são retroativas, isso quer dizer que quem possui o visto dourado de Portugal mantém o benefício mesmo com as alterações aprovadas e em vigor a partir de janeiro de 2022.

Veja cada uma das mudanças no Golden Visa em 2021

  1. Para requerer o documento, não serão permitidos investimentos imobiliários em regiões como Porto, Lisboa e Algarve.
  2. Quando houver investimentos imobiliários feitos para habitação, o visto dourado só poderá ser solicitado se as moradias estiverem em territórios do interior, como Açores ou Madeira.
  3. O valor mínimo do investimento necessário para tirar o documento aumentará.
  4. Em caso de abertura de empresa para solicitar o visto dourado, o número mínimo de empregos fixos criados aumentará.
  5. Na transferência de capitais o valor deve ser igual ou superior a 1,5 milhões de euros.
  6. Para o investimento em pesquisa, em fundos de investimento ou de capitais de risco e abertura de empresa em Portugal, o valor mínimo passará a ser de 500 mil euros;

E agora, como tirar o visto dourado de Portugal?

Entre as diretrizes que possibilitam a solicitação do Golden visa estão essas oito categorias de investimento
Entre as diretrizes que possibilitam a solicitação do Golden visa estão essas oito categorias de investimento (Foto: Freepik)

O passo a passo para tirar o Golden Visa, apesar das mudanças, é bem simples. Antes de tudo, você precisa ter certeza de que se enquadra no grupo de cidadãos que pode solicitar o visto.

Depois, basta escolher o tipo de investimento que melhor se enquadra na sua realidade, aptidão e no seu desejo de investir; definir o melhor local para esse investimento; realizar o investimento de acordo com as diretrizes novas e então solicitar o documento no site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Entre as diretrizes que possibilitam a solicitação do documento estão as oito categorias de investimento descritas abaixo. Esses são os valores atualizados, que valerão a partir de 2022.

  • A compra de imóveis com valor igual ou superior a 500 mil euros. Os imóveis podem ser utilizados para aluguéis quando estão em regiões metropolitanas, ou para moradia quando estiverem em regiões do interior de Portugal.
  • Adquirir imóveis antigos ou em espaços de reabilitação urbana, no valor igual ou superior a 350 mil euros, e com as obras de reabilitação sob seus cuidados.
  • A transferência de capitais no montante superior a 1,5 milhão de euros.
  • A criação de, pelo menos, 10 postos fixos de trabalho.
  • O investimento de pelo menos 500 mil euros em investigações científicas, seja em instituições privadas ou públicas que estejam vinculadas ao sistema tecnológico português.
  • Preservar, investir em produção artística ou conservar o patrimônio cultural com uma aplicação de, no mínimo, 250 mil euros.
  • Investir em fundos de investimento de capitais de risco com, no mínimo, 500 mil euros.
  • Desenvolver ou investir em uma sociedade comercial com sede principal em território português com um valor igual ou superior a 350 mil euros e por um período mínimo de 3 anos.
Quem pode solicitar o Golden Visa Portugal?

Mesmo com as mudanças, a lista de quem pode requerer o visto dourado de Portugal não se alterou.

Essa lista é composta por cidadãos estrangeiros que não tenham dupla nacionalidade de algum país da União Europeia e por quem se aplica naquelas modalidades de investimento que citamos acima.

É válido mencionar que esses investimentos não precisam ser realizados pessoalmente e que sociedades realizadas em Portugal contam para o requerimento do visto.

Outra diretriz que não sofreu mudanças é a do período mínimo de permanência em solo português.

Isso significa que quem quer tirar o Golden Visa precisa, obrigatoriamente, passar mais de 7 dias em Portugal, no primeiro ano de investimento, e 14 dias nos quatro anos seguintes. Esse período de estadia em nação lusitana pode ser contabilizado em dias corridos ou alternados.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register