SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Dicas, taxas e regras para enviar dinheiro para o exterior

As taxas que podem ser cobradas são a de câmbio, a taxa pela operação bancária, a taxa adicional de lucro, o IOF e a taxa SWIFT
20 jan

Dicas, taxas e regras para enviar dinheiro para o exterior

Processos como abertura de contas bancárias nem sempre são fáceis para imigrantes, seja pelas taxas ou por conta das burocracias de bancos e outras Instituições, para tentar tornar o processo mais fácil, reunimos aqui as dicas e todas as regras para você saber como enviar dinheiro para o exterior!

A transferência de dinheiro acaba sendo necessária em algum momento, portanto entender quais são os impostos cobrados sobre cada transferência, se existem maneiras mais simples e baratas de enviar dinheiro para o exterior e até mesmo se há algum limite nesses envios, é importante.

Abaixo, você descobrirá tudo isso e ainda entenderá quais os benefícios que a dupla nacionalidade pode te oferecer quando for preciso abrir uma conta internacional ou pagar menos nas taxas. Confira!

Custos para enviar dinheiro para o exterior

Para enviar dinheiro para o exterior, independentemente do meio que você utilizar, existirão taxas e impostos. Entretanto, esses custos podem variar bastante de acordo com a maneira de envio.

Em uma transferência por ordem de pagamento, por exemplo, as taxas cobradas são a de câmbio, ou seja, o custo de uma moeda em relação à outra, a taxa pela operação bancária, a taxa adicional de lucro, o IOF e a taxa SWIFT.

Para saber qual é o valor da taxa por operação bancária, você pode conferir a lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil. Já o IOF, ou Imposto sobre Operação Financeira, é de 1,1% para atividades de câmbio e a taxa SWIFT também varia por ser uma tarifa de envio.

Nessa maneira de envio, basta que o remetente tenha conta corrente no Brasil e utilize o saldo para fazer a movimentação. Com a ordem de pagamento é possível retirar o dinheiro no mesmo dia ou no dia seguinte, em alguma agência do exterior.

Para transferir valores maiores é preciso manter o seu imposto de renda atualizado e então apresentá-lo ao banco
Para transferir valores maiores é preciso manter o seu imposto de renda atualizado e então apresentá-lo ao banco. (Foto: Pexels)

Apesar de prática e segura, a transferência por ordem de pagamento é a maneira mais cara de enviar dinheiro para o exterior. Já as fintechs, empresas tecnológicas que geram soluções para serviços financeiros, geralmente são até 10% menos custosas.

Essas empresas oferecem taxas menores e processos menos burocráticos e por isso vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro. Entre as outras formas mais baratas de enviar dinheiro para o exterior estão também os correios e o Paypal.

Existe um limite para enviar dinheiro para o exterior?

Assim como o custo para enviar dinheiro para o exterior, o limite da remessa depende da forma escolhida para realizar a transferência para outro país. Com a ordem de pagamento é possível enviar, no máximo, 10 mil reais por operação.

Por meio dos Correios e do Paypal o limite é de 5 e 3 mil reais por dia, respectivamente. E as fintechs possuem limites que variam de 9 a 1 milhão de reais a cada transferência.

Se o seu objetivo é enviar grandes quantias para o exterior, saiba que para transferir valores maiores é preciso manter o seu imposto de renda atualizado e então apresentá-lo para as autoridades.

Outras informações que podem ser solicitadas para que o limite da transferência internacional seja maior são documentos de identificação, comprovante de residência e o passaporte. Assim, o limite se ajusta às informações apresentadas no seu IR.

A melhor maneira de enviar dinheiro para outro país

Para decidir qual é a melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior é preciso conhecer bem todas as formas de envio, seus pontos fracos e fortes. E considerar quais delas são mais baratas, seguras e ágeis.

É importante pontuar que tudo depende da urgência que você tem em enviar o dinheiro para o exterior, da quantidade que será enviada, de qual é o país de destino da transferência por conta da moeda usada, entre outros fatores.

Os métodos mais utilizados para enviar dinheiro para o exterior são:

* Operações de Transferência por Ordem de Pagamento em bancos;

* Envio por meio dos Correios;

* Pagamento via PayPal;

* Transferência por plataformas online ou aplicativos, as fintechs.

Para enviar dinheiro para o exterior através de sites é preciso conferir se a Instituição é segura e se suas operações são legalizadas pelo Banco Central do Brasil. Para isso, você pode pesquisar a razão social da organização que deseja conhecer, no site do BACEN.

Entre as fintechs legais, seguras, mais conhecidas e que oferecem as melhores vantagens aos usuários estão a Remessa Online, a TransferWise e a Western Union. Abaixo você saberá como enviar dinheiro para o exterior utilizando cada uma dessas plataformas.

Como enviar dinheiro para o exterior

Bancos: Transferência por Ordem de Pagamento

A ordem de pagamento funciona como uma autorização para sacar determinada quantia, e para realizá-la basta preencher um formulário padrão em um banco ou uma agência de câmbio.

Para enviar dinheiro para o exterior através de sites é preciso conferir se a Instituição é segura e se suas operações são legalizadas pelo Banco Central do Brasil
Para enviar dinheiro para o exterior através de sites é preciso conferir se a Instituição é segura e se suas operações são legalizadas pelo Banco Central do Brasil (Foto: Wikicommons)

Quando preenchido, o banco ou agência de câmbio emite a autorização e o valor fica disponível para saque em até 48 horas. Para sacar é preciso estar com um documento de identificação com foto em mãos.

Correios: Vale Postal Internacional

Essa também é uma opção para enviar dinheiro para o exterior e funciona para cerca de 20 países, mesmo para pessoas que não tenham conta bancária. Nesse caso é necessário ir em uma agência dos correios com documentos pessoais e dados de quem receberá o dinheiro.

A taxa cobrada é de R$35 por operação, além da taxa de câmbio e 5% de spread sobre o valor do câmbio de exportação. O prazo é de até 5 dias úteis e o pagamento só pode ser feito em espécie.

Paypal

O imposto cobrado nesse caso é o IOF de 6,38%, mas a vantagem desse sistema para enviar dinheiro para o exterior são os limites e a praticidade. Para utilizar, é só criar uma conta no aplicativo, digitar os dados do destinatário ou emitir um pagamento para o e-mail desejado.

Mais opções para enviar dinheiro para o exterior

Plataformas online

Remessa Online: possui o cadastro simples e o completo, que são diferenciados pelo limite permitido por operação de envio. No cadastro completo o cliente ainda recebe 20% de desconto nas tarifas. O saque é concluído em 1 dia útil após a confirmação do pagamento.

TransferWise: disponível em mais de 60 países, essa plataforma tem cadastro gratuito e acesso via site, app ou telefone. Conta apenas com taxa média de câmbio e a transação é realizada no período de 5 a 24 horas.

Western Union: quem realiza a transferência recebe um código para o saque, só com esse código já é possível concluir a operação, o que pode ocorrer em minutos. A taxa é de R$ 75 e o câmbio comercial. O limite é de 5 mil euros a cada três dias.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register