SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Diferenças culturais entre Brasil e Lituânia

A Lituânia é um destino surpreendente para os brasileiros que buscam entram em contato com diferentes culturas
30 mar

Diferenças culturais entre Brasil e Lituânia

Brasil e Lituânia são países que têm boas relações diplomáticas. Isso significa que as regiões possuem vínculos políticos e econômicos e há um diálogo pacífico entre eles. Apesar disso, é inevitável pensar nas diferenças culturais existentes entre ambos.

Enquanto o primeiro está localizado na América Latina, o outro faz parte do continente Europeu. Os territórios são separados por mais de 10 mil quilômetros de distância.

A história dos países, entretanto, se cruzam em determinados pontos. Estima-se que cerca de 300 mil brasileiros são descendentes de lituanos. Depois dos Estados Unidos, a segunda maior comunidade de imigrantes lituanos está localizada no Brasil.

O vínculo entre as duas nações também se dá pela importação e exportação de produtos. Segundo dados do Consulado Geral da República da Lituânia em São Paulo, o comércio entre eles aumentou 25% há 3 anos e atingiu a marca dos 46 milhões de euros.

Diferenças entre Brasil e Lituânia no idioma

O português é a língua mais falada do Brasil. De origem indo-europeia, foi introduzida na colonização por volta de 1530, quando ainda se falava holandês e outras centenas de dialetos indígenas na região.

Foi a partir da mudança da família real portuguesa para a colônia, da chegada de novos habitantes lusitanos e do tráfico de africanos subsaarianos que o idioma foi adotado como oficial.

Apenas em 1888, com a publicação do primeiro dicionário brasileiro, é que se assume uma língua formal, usada tanto na fala quanto na escrita. Ao mesmo tempo, a existência de uma nação independente de Portugal é reconhecida.

O português é utilizado em nove países diferentes ao redor do mundo e a soma de todos os falantes totaliza 280 milhões de pessoas.

A Lituânia, assim como o Brasil, tem como traço cultural a crença na Igreja Católica Apostólica Romana
A Lituânia, assim como o Brasil, tem como traço cultural a crença na Igreja Católica Apostólica Romana (Foto: Pixabay)

Quando se fala em Lituânia, a história é um pouco diferente. O lituano é um dos idiomas mais antigos e menos comuns na Europa e contabiliza somente 4 milhões de falantes.

A língua tem algumas particularidades interessantes. É possível determinar se uma mulher é casada apenas pelo seu sobrenome, por exemplo. Isso porque o termo “-ien” é adicionado no final da palavra no caso de mudança de estado civil.

No país localizado ao sul da Europa, também são usados outros idiomas como o russo, o polonês e ucraniano.

Diferenças entre Brasil e Lituânia na religião

Desde a sua concepção, o Brasil foi formado por estruturas políticas que tornaram a Igreja Católica parte do Estado. Uma pesquisa do Datafolha, publicada em 2020, apontou que 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião.

Os jesuítas foram os responsáveis por espalhar a Igreja Católica Apostólica Romana enquanto catequizavam índios na época da colonização. Apesar da predominância de uma religião específica, a miscigenação dos brasileiros reflete a variedade de crenças no país.

A Lituânia também é adepta do cristianismo romano, mas foi o último país da Europa a adotar a religião. Até então, a região era politeísta, ou seja, adorava mais de uma divindade, cada uma com uma história, características e personalidade.

As Igrejas católicas estão espalhadas pelo centro histórico de Vilnius, capital do país Báltico. É comum encontrar mais de uma catedral por quarteirão e os sinos ressoam diariamente para anunciar missas ou celebrações específicas.

A devoção dos lituanos atinge pessoas de todas as idades e classes. Contudo, existem grupos menores que têm outras religiões. Exemplos disso são os protestantes, judeus, evangélicos, e membros de igrejas reformistas.

Sabores no Brasil e na Lituânia

A culinária é um reflexo dos costumes e tradições de um país. Os povos se expressam por meio da comida, dos utensílios, e das técnicas de produção de uma refeição. Além disso, o momento da partilha é responsável por unir pessoas diferentes ao redor do mesmo prato.

No Brasil, os alimentos são diversificados e os pratos típicos variam de acordo com os estados do país.

Na região norte, por exemplo, a influência indígena é nítida. Tapioca, pimenta, mandioca, tucupi e jambu são alguns dos itens que não podem faltar nas receitas. Frutas como o cupuaçu também são muito mais comuns nesta região.

A bebida brasileira mais conhecida é a cachaça. A partir da derivação do caldo de cana-de-açúcar, surge um melado que fermenta com a ação do tempo e se transforma em um drink de alto teor alcoólico.

Na Lituânia, ao contrário do país tropical, os ingredientes usados na cozinha são mais básicos, mas ainda saborosos e bem temperados. Batata, carne de porco, pão de centeio e coalhada constituem a base da culinária típica, que pode parecer pesada de início.

Já a bebida favorita dos lituanos é a cerveja. Produzida localmente, elas são de alta qualidade e baixo custo e conquistam estrangeiros, que procuram por degustações no território.

Diferenças entre Brasil e Lituânia nas artes

O parque Vingio é o maior da capital da Lituânia. Nele ocorrem grandes festivais que fazem parte da cultura do país Báltico
O parque Vingio é o maior da capital da Lituânia. Nele ocorrem grandes festivais que fazem parte da cultura do país Báltico (Foto: Wiki commons – Public Domain)
  • Música

A história da música da Lituânia, bem como a brasileira, começa na emissão de sons no contexto ritualístico, aconteceu isso com as tribos bálticas e indígenas. A música surgiu nos dois países ligada à cristianização das populações originárias.

A Lituânia promove festivais de música, dentre eles destacam-se o Galapagai, Granatos Live e o Karklė Festival. Todos com diversos palcos, estilos musicais, atrações nacionais e internacionais.

Outra celebração de destaque é o Bliuzo Naktys. Distante do rock e pop, o festival é um dos mais antigos da Lituânia e reúne milhares de pessoas apaixonadas pelo blues e o jazz.

Além disso, a Celebração da Dança e Canção da Lituânia é um festival folclórico que é realizado a cada quatro anos, desde 1924. O evento é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.

Pode-se compará-lo ao Festival Folclórico de Parintins, que ocorre na Amazônia e é um Patrimônio Cultural do Brasil.

  • Literatura

Com uma literatura muito jovem e ainda desconhecida do grande público, a escrita lituana teve sua jornada interrompida duas vezes pelo seu histórico de dominação alemã e russa.

Apesar dessa indústria ter tido seu início no século XVI com publicações de cunho religioso, a expressão literária na Lituânia só existe desde a década de 20 do século passado. Com a chegada da ditadura comunista, ela não teve tempo de se solidificar devido a fuga de muitos intelectuais.

Mesmo em uma nova época, a tradição, religião e a política ainda interferem na produção da escrita no país, que não atingiu a maturidade desejada nesse setor. Há um caminho de libertação que ainda precisa ser perseguido.

A história do exílio teve seus reflexos também em solo brasileiro. Contudo, com uma tradição de escrita robusta, a literatura brasileira sobreviveu de forma mais criativa e atuante durante seus tempos mais turbulentos.

O cinema na Lituânia e no Brasil

A Lituânia, tal como os países restantes do leste europeu, pode ser vista como uma nação que se adequa à classificação de small cinema, baseando o financiamento dos seus trabalhos em suportes exteriores.

O Festival Internacional de Cinema de Vilnius, Kino Pavasaris é o maior do país em número de filmes e público, mas é impossível deixar de citar também o Festival Internacional de Cinema de Kaunas, que tem se dedicado a promover uma nova geração de cineastas.

Os profissionais independentes têm se dedicado à produção de documentários de vanguarda  que se relacionam com sua própria identidade nacional lituana.

No Brasil, a Fundação Ema Klabin organiza em conjunto com o Consulado Geral da Lituânia em São Paulo e a Comunidade Lituano-Brasileira o festival LABAS de cinema.

A Lituânia pode ser um bom país para morar

Se você está pensando em morar na Lituânia e tem direito à documentação, não hesite em consultar a DocMundo – que facilita todo o processo para você adquirir sua dupla cidadania.

Confira também em nosso blog, os artigos sobre custo de vida e dos principais pontos turísticos do país Báltico.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register