SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Quais os melhores países para morar aos 20 anos?

Muitos brasileiros planejam mudar de país aos 20 anos, quando saem da casa dos pais e começam a própria vida
20 maio

Quais os melhores países para morar aos 20 anos?

As Nações Unidas definem “juventude” como a faixa etária que abrange pessoas entre 15 e 24 anos. A partir dos 20 anos de idade, consideramos que a maioria delas planeja sair da casa dos pais e construir a própria vida. Afinal, quais são os melhores países para morar aos 20 anos?

No Brasil, diversos fatores podem fazer com que os jovens pensem em se mudar de vez para o exterior. O desemprego, por exemplo, é um desafio cada vez mais presente na vida dos recém-formados.

De acordo com a nota técnica da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia publicada em 2021, entre os brasileiros com 18 a 24 anos de idade, 31% não têm ocupação remunerada. Eles são a maioria do chamado “desemprego a longo prazo”.

A falta de perspectiva financeira, e a insatisfação com o governo são outros aspectos que costumam ser levados em conta quando a população na faixa dos 20 anos de idade, pensa no futuro ou percebe a alta da inflação brasileira.

Não é à toa que quase a metade dos jovens brasileiros (47%) querem sair do país, segundo dados do Atlas das Juventudes da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Pensando naqueles que idealizam viajar imediatamente ao exterior, reunimos os benefícios de morar em alguns dos países para os quais a DocMundo oferece assessoria voltada à dupla cidadania e consultoria documental.

Morar na Polônia aos 20 anos: avanço acelerado

Em Portugal, o povo costuma ser receptivo e conhecedor da cultura brasileira
Em Portugal, o povo costuma ser receptivo e conhecedor da cultura brasileira (Foto: Freepik)

Apesar de muitas vezes ser trocada por países do oeste europeu, a Polônia não deixa a desejar quando o assunto é cultura, infraestrutura, segurança e economia. O país tem avançado com bastante velocidade também na área da educação.

Mesmo depois de ser destruída na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a região universalizou o acesso ao estudo muito antes do Brasil. A formação de professores e a valorização do ensino básico e superior são pontos que fizeram a diferença na reforma educacional.

Quanto ao salário, é necessário dizer que na Polônia há menor carga tributária. Além disso, é mais simples entrar no território com a mão de obra qualificada, exigindo menos documentos e processos burocráticos.

Para aqueles que pretendem aproveitar a vida noturna da região, Varsóvia, capital do país, apresenta opções variadas. Bares espalhados pela cidade, boates alternativas, clubes de jazz e discotecas populares.

Para conhecer um pouco mais sobre a Polônia, navegue pelo blog da DocMundo e saiba mais sobre. Lá você conhecerá as comidas típicas mais consumidas, cidades mais bonitas, mercado de trabalho e ainda saberá o que não se deve fazer nesse território.

Morar em Portugal aos 20 anos: maior comunidade brasileira no exterior

Conhecido pela qualidade de vida, políticas estáveis, um sistema de saúde gratuito primoroso, clima e linguagem similares aos do Brasil, Portugal atraí cada vez mais jovens da América Latina e tornou-se um destino popular nos últimos anos.

O território lusitano conta com a maior comunidade de brasileiros no exterior. O número, que cresce há 5 anos consecutivos, atingiu a marca de 210 mil pessoas em 2021. O dado traz tranquilidade aos imigrantes, que terão uma rede de apoio no local de destino.

O povo nativo costuma ser receptivo e amigável e se atrai pela cultura do Brasil. A música e as novelas do nosso país, por exemplo, são muito conhecidas em Portugal. Em boates, artistas brasileiros costumam fazer sucesso.

Veja também 6 dicas para viver bem em Portugal e o que é preciso fazer para estudar no país europeu.

Morar na Espanha aos 20 anos: tranquilidade e boa gastronomia

O estilo de vida da Espanha oferece tranquilidade, além de ser um país mais desenvolvido do que o Brasil. O consumismo também surpreende por não ser exagerado.

As opções de lazer são variadas. Para os que gostam de boa gastronomia, os tapas costumam agradar. Se você receber um convite desse tipo, saiba que a ideia é petiscar e jogar conversa fora com bons drinks.

As baladas também são uma possibilidade. As cinco cidades com vida noturna mais intensa são: Madri, Barcelona, Valência, Ibiza e Benidorm.

Além dos restaurantes e festas, é muito comum fazer passeios culturais como visitar museus ou assistir a espetáculos. O flamenco é uma música e dança clássica da cultura espanhola que agrada aos imigrantes.

Morar na Lituânia aos 20 anos: para os fãs de história e esporte

Apesar de ser um país pequeno, a Lituânia oferece aos jovens muitas possibilidades de diversão e entretenimento. Durante o verão, é costume dos habitantes ocupar os parques para atividades ao ar livre. Festivais de música, teatro e dança acontecem de forma frequente.

Voar de balão é outra das muitas possibilidades oferecidas e vale muito a pena pelo visual incrível.

No esporte, o basquete é mania nacional. Além dele, o esqui faz sucesso no inverno. Em 2011, foi construída a Snow Arena, uma das maiores pistas artificiais de esqui do mundo que abriga também um bar de gelo no piso superior.

Outro atrativo do país é, sem dúvida, seu preservado centro histórico, tombado pela UNESCO desde 1994. Nas ruas estreitas, os jovens se reúnem para tomar um café ou degustar algumas das cervejas nacionais premiadas de produção local.

Morar na Romênia aos 20 anos: cenário da música eletrônica
A Romênia é atrativa aos jovens na faixa dos 20 anos por promover festivais de música eletrônica
A Romênia é atrativa aos jovens na faixa dos 20 anos por promover festivais de música eletrônica (Foto: Freepik)

A Romênia é um país grande comparado a outras nações do leste europeu e é conhecido por seu povo ser receptivo aos estrangeiros, que se sentem bem-vindos e são bem tratados pelos locais.

Nesse país estão a Transilvânia e o Castelo do Drácula que, por meio de livros e filmes, habitaram a imaginação de crianças e jovens do mundo inteiro.  Portanto, mesmo sendo pontos turísticos, são passeios que ninguém vai querer perder.

Aliás, as construções medievais, castelos e fortalezas, fazem os jovens se deslocarem das maiores para as menores cidades em busca dessa experiência. A prática de esqui também provoca o deslocamento.

Nas cidades maiores, como a capital, Bucareste, grupos se unem para aproveitar o cenário da música eletrônica.

É bastante comum a adesão a algum tipo de trabalho voluntário na região, essa é uma boa alternativa para fazer amigos e conviver com jovens vindos de toda parte do mundo.

Morar na Áustria aos 20 anos: peculiaridades de um povo sincero

Os austríacos, em geral, são diretos e transparentes. A pontualidade também é muito valorizada, se você costuma se atrasar, reveja seu comportamento antes de morar na região.

Outro aprendizado importante é naturalizar a nudez. Quando o tempo esquenta, a população de todas as idades fica seminua em parques e completamente despidas em piscinas públicas.

Uma curiosidade extra é que o país ampliou o acesso a cidadania às vítimas do nazismo. As pessoas que requisitarem esses direitos poderão ter sua cidadania restaurada, e ainda manterão qualquer outra cidadania que adquiriram desde então.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register