SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Conheça Lodz, a terceira maior cidade da Polônia

A rua Piotrkowska é a maior da Polônia e uma das maiores ruas comerciais da Europa
30 set

Conheça Lodz, a terceira maior cidade da Polônia

Varsóvia, a capital e maior cidade polonesa, é conhecida em todos os cantos do mundo. Porém, o país tem, claro muitas outras localidades que também são bastante interessantes, sendo uma delas, Lodz. Por isso, vamos mostrar como é esta região: conheça Lodz, a terceira maior cidade da Polônia.

Lódź, ou sem os acentos poloneses, Lodz, tem quase 700 mil habitantes e uma área de 293,25km², área semelhante à de Santos, litoral sul de São Paulo. 

Pelo tamanho e extensão, considerados grandes em comparação às outras cidades polonesas, Lodz recebe muitos imigrantes ao longo do ano. Outro bônus que atrai as pessoas para morar neste local é a alta qualidade de vida presente ali. 

A cidade também tem atraído muitos estrangeiros pela quantidade de empresas multinacionais alocadas no município. Os imigrantes que decidem se instalar por ali são recebidos com altos salários e baixo custo de vida. 

Além dos imigrantes que vão para Lodz à procura de trabalho, a cidade polonesa também recebe vários estudantes internacionais, por sediar três grandes universidades, a University of Lodz, a Lodz University of Technology ou Politechnika e a Medical University of Lodz.

Custo de vida: conheça Lodz, a terceira maior cidade da Polônia

As famílias de estrangeiros, incluindo brasileiros, que decidem morar em Lodz são normalmente atraídas pelas vastas oportunidades de emprego nas multinacionais e custo de vida relativamente baixo no local. 

A cidade, que é grande e possui algumas atrações interessantes, tem o custo de vida menor se comparada ao dos outros grandes municípios poloneses, como Cracóvia, Varsóvia e Wroclaw. 

A média de preço de alimentação em um restaurante barato, por exemplo, é de 20 a 25 zlotys (moeda polonesa), enquanto uma cerveja no mercado custa cerca de 3 zlotys. O quilo do frango na cidade costuma ser, em média, 16 zlotys. 

Já nos meios de locomoção, um bilhete de transporte público, que é válido por até 40 minutos, custa em média 2,80 zlotys, enquanto o passe mensal é 96 zlotys. O litro de gasolina, caso opte por carros, sai por cerca de 4,80 zlotys.

No caso da moradia, o aluguel na Polônia tende a ser caro, mas em Lodz os preços são um pouco mais baixos e, em alguns casos, chegam a ser 40% mais baratos que na capital do país, Varsóvia. 

Os aluguéis podem variar de 750 a 3.000 zlotys, dependendo do tamanho e localização da residência. Como muitos estudantes vão para lá, é bastante comum encontrar aluguéis de apenas um quarto ou estúdios e apartamentos pequenos. 

Estudando na terceira maior cidade polonesa 

Lodz é uma ótima cidade para se viver com a família
Lodz é uma ótima cidade para se viver com a família (Foto: Pixabay)

Um dos grandes atrativos da cidade para estrangeiros são as universidades. O município costuma receber milhares de estudantes internacionais nas três grandes universidades sediadas ali. 

Cada uma delas oferece cursos relacionados a algumas áreas específicas. A Universidade de Lodz (University of Lodz), por exemplo, tem cursos voltados às ciências sociais aplicadas e demais áreas de humanas. 

Já a Universidade de Tecnologia de Lodz (Lodz University of Technology ou Politechnika) é mais focada nas áreas da tecnologia e de exatas. 

A Universidade de Medicina de Lodz (Medical University of Lodz), por sua vez, possui cursos mais voltados à área médica e de saúde. 

As três universidades recebem estudantes internacionais e contam, inclusive, com opções de cursos de graduação e pós-graduação em inglês. 

Como é o trabalho no país?

Lodz tem passado por uma rápida expansão e modernização, o que a tornou um atrativo para muitas empresas multinacionais que estão em busca do mercado polonês e europeu em geral. 

Com a chegada dessas multinacionais, existe até hoje diversas de oportunidades de empregos, principalmente para profissionais qualificados e que falem outros idiomas, além do polonês. 

Infosys, Philips, Clariant, Fujitsu, Conduent são algumas das grandes empresas que se fixaram na cidade nos últimos anos e costumam contratar estrangeiros. 

Mas vale ressaltar que, para conseguir emprego, o estrangeiro precisa estar com todas as documentações válidas, afinal, as empresas – principalmente as grandes – buscam evitar ao máximo problemas legais. 

Para trabalhar na Polônia, você precisa de uma permissão de trabalho válida, além de alguns outros documentos. 

Sendo assim, a melhor opção se você pensa em se mudar para a Polônia é consultar a DocMundo   para saber se você tem direito à dupla cidadania. A empresa também vai te ajudar com todos os outros documentos necessários para que a imigração seja tranquila e segura. 

Em relação ao salário, assim como no Brasil, os valores recebidos em Lodz tendem a ser um pouco menores que os da capital. Essa diferença, porém, tende a ser compensada, já que a cidade possui um custo de vida menor também. 

Transporte público em Lodz

Lodz conta com um transporte público de ótima qualidade
Lodz conta com um transporte público de ótima qualidade (Foto: Pixabay)

O transporte público é um dos pontos altos de Lodz, que fazem a vida na cidade valer ainda mais a pena. O município conta com linhas de trem e ônibus por todos os cantos da região. 

Moradores do local dizem que o transporte funciona bem e não costuma ter muitos atrasos, a não ser em casos de problemas específicos. 

Para se locomover, o morador pode optar por passes diários, que duram 40 minutos, ou um passe anual, que acaba valendo a pena pelo valor, dependendo do quanto se usa. Crianças e estudantes possuem descontos em ambos os pacotes. 

Uma boa notícia para quem gosta de viajar é que a cidade possui ótimas estações de trens e rodoviárias que a interligam com outras cidades pela Polônia. 

Lugares para conhecer em Lodz 

Claro que, caso você opte por se mudar para Lodz, muito além de aspectos necessários para a rotina, como custos, estudo e emprego, você também precisa se informar a respeito dos pontos turísticos da cidade, para curtir os finais de semana! 

Um ponto famoso da cidade é a Rua Piotrkowska. Ela é o coração do centro comercial e cultural do município. Com 4,2 km de extensão, essa é a rua mais comprida da Polônia e uma das maiores ruas comerciais da Europa.

A rua também é uma ligação do antigo com o moderno, já que, em um de seus cantos, ela é rodeada por construções históricas que é, inclusive, fechada para o trânsito (só táxis são permitidos). Na outra ponta, ela conta com prédios de arquitetura moderna, unindo o velho ao novo. 

A cidade polonesa, assim como as outras, é histórica e carrega consigo as marcas do tempo, sendo uma mistura de prédios antigos com modernos. A cidade também abriga museus, que são um ótimo programa para os apaixonados pela arte.

Em Lodz há também o Central Museum of Textiles, o Herbst Palace Museum e o Branch Museum of Art, que fica em um maravilhoso palácio antigo. 

Além dos museus, a cidade também conta com zoológico, parque aquático, lindas praças, jardim botânico e muitas outras atrações para conhecer nos finais de semana! 

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register