SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Polônia: conheça os sabores de suas comidas típicas

Essa comida típica da Polônia pode ser servida com tamanhos e formatos diferentes, acompanhado ou não por carnes
28 fev

Polônia: conheça os sabores de suas comidas típicas

A culinária polonesa expressa por meio do sabor, preparação e da montagem dos pratos, toda a cultura do povo local – o que também atrai diversos turistas ao país! Conheça os sabores de suas comidas típicas, que são como a própria Polônia, muito características e repletas de história!

Existem várias comidas típicas na Polônia, e explorar cada um desses pratos é uma das melhores partes de viajar e conhecer o país. Isso porque, é possível não só identificar outros sabores, mas também entender e se aproximar da identidade cultural daquela nação.

Devido a sua história ligada à II Guerra Mundial, os poloneses se adaptaram e criaram formas de fazer pratos que fornecessem vigor, sabor e que podem ser preparados com facilidade.

Naquela época, por volta de 1940, era bastante comum a escassez de alimentos essenciais. Portanto, era preciso usar o que fosse possível para preparar caldos que ajudassem a escapar do frio e da fome. Eles vinham sempre com muitos legumes e temperos essenciais.

Ao contrário de outras culturas mais difundidas, as comidas típicas da Polônia não são facilmente encontradas em outros países, embora ela se assemelhe com a gastronomia de outras nações europeias, como a Ucrânia. Aqui no Brasil, é bem difícil encontrá-las.

Contudo, é muito fácil se encantar com os pratos repletos de carne, ensopados, doces e pães excelentes que, hoje em dia, em restaurantes ou mesmo na casa das famílias polonesas, sempre são servidos em abundância.

Conheça um pouco mais sobre as comidas típicas da Polônia!

Características das comidas típicas da Polônia

Embora não sejam muito sofisticadas, as comidas típicas da Polônia estão longe de serem ruins. Com ingredientes que sempre estão presentes, como carne de porco, frango, ovos, cremes, batatas, repolho e cogumelos, o que não falta é sabor.

Pensando nisso, vale dizer que o tempero polonês é bastante característico também. Os pratos não têm condimento tão forte, mas as ervas, como a manjerona e o orégano, que são algumas das principais especiarias usadas, deixam o aroma e o gosto dos pratos marcantes.

Com muita força e presença, a carne é sempre destaque nos pratos, e assim como na Alemanha, as salsichas também fazem sucesso e a sua qualidade é comparada a tão famosa salsicha alemã.

Agora que você já sabe o que esperar do sabor da comida típica da Polônia, fizemos uma lista de alimentos, salgados e doces, que você precisa experimentar quando visitar o país. Confira!!

As principais comidas típicas da Polônia

Barszcz czerwony

Famosa e de sabor e apresentação intensos, essa comida típica da Polônia é uma sopa de beterraba. Sua cor é muito marcante, assim como o seu gosto, ainda mais quando é servida com uma porção de smietana, ou creme azedo, por cima.

A sopa de beterraba é bem aproveitada pelos poloneses com um belo pão, ainda mais quando o clima está frio
A sopa de beterraba é bem aproveitada pelos poloneses com um belo pão, ainda mais quando o clima está frio (Foto: Freepik)

Os poloneses sempre aproveitam para comer esse prato com pães saborosos, principalmente, quando o clima está frio.

Pierogi: uma das comidas típicas da Polônia

Esse é, provavelmente, o prato mais popular entre os poloneses. Essa comida típica da Polônia pode ser servida com tamanhos e formatos diferentes, acompanhado ou não por carnes.

O pierogi consiste em uma trouxinha de massa recheada, como um capeletti, e que pode ser cozida ou frita. E o seu sabor é capaz, inclusive, de ser mais doce, embora o mais comum seja o recheio de carne, queijos, chucrute ou cogumelos.

Arenque

Esse peixe é muito comum no mar báltico, e por isso é tão presente na cultura polonesa. Servido, geralmente, como entrada, o arenque pode ser preparado, tipicamente, com um creme feito com cebola em conserva, creme de leite ou azeite e alho.

Servido, geralmente, como entrada, esse peixe é muito comum no mar báltico, e por isso é tão presente na cultura polonesa
Servido, geralmente, como entrada, esse peixe é muito comum no mar báltico, e por isso é tão presente na cultura polonesa (Foto: Freepik)

Essa comida típica da Polônia não passa por cozimento, e é preparada através de uma espécie de salmoura.

Goulash está entre as comidas típicas da Polônia

Na Polônia esse prato, típico de todo o leste europeu, é feito com carne, pimentão, tomate e cebola e acompanhado de panquecas de batata, na maioria das vezes. O seu tempero é bastante simples: alho, sal, pimenta e manjerona.

Cada país do leste europeu adaptou o prato para o seu gosto e ingredientes, mas essa comida típica da Polônia é preparada como um picadinho de carne e assim como o prato anterior, é considerado ideal para os dias frios do inverno.

O goulash, na Polônia, é feito com carne, pimentão, tomate e cebola e servido com panquecas de batata, na maioria das vezes
O goulash, na Polônia, é feito com carne, pimentão, tomate e cebola e servido com panquecas de batata, na maioria das vezes (Foto: Freepik)

Kotlet schabowy

Considerada uma versão polonesa do schnitzel, prato típico do leste europeu, ele é feito de carne de porco ou de frango. Essa comida típica da Polônia é quase sempre acompanhada por batatas, repolho cozido e ralado e, em alguns casos, vegetais como beterraba ou cenoura.

Parecido com a carne milanesa do Brasil, preparado com uma mistura de ovo, temperos e farinha, esse prato é muito comum em todos os países do leste europeu.

Considerada uma versão polonesa do schnitzel, prato típico do leste europeu, ele é feito de carne de porco ou de frango
Considerada uma versão polonesa do schnitzel, prato típico do leste europeu, ele é feito de carne de porco ou de frango (Foto: Freepik)
Doces e sobremesas também estão entre as comidas típicas da Polônia

As sobremesas polonesas não são diferentes das comidas típicas, priorizam o sabor e a sua “energia” gerada à sofisticação. Doces, bolos e massas, geralmente levam o sabor frutado. Além disso, massas frescas e os queijos, são bastante utilizados nas sobremesas.

Entre as especialidades estão um bolo de queijo fresco com frutas secas e o pão de mel, que conta com uma massa cheia de especiarias – entretanto, as receitas são secretas e cheias de tradição. O sonho recheado com frutas vermelhas, também é uma opção bastante famosa.

Outro bolo popular é “szarlotka”, que parece com uma torta de maçã. As maçãs polonesas possuem uma qualidade extraordinária, e por isso essa torta merece destaque.  Com uma massa fresca, feita com ovos e farinha, o sabor é indescritível. Então você já sabe o que provar primeiro!

Conheça algumas sobremesas populares da Polônia

Babka: esse é um pão doce trançado, que tem origem judaica. Popular em Israel, ele é conhecido como um bolo de fermento recheado com chocolate, canela, frutas ou queijos, e depois enrolado para assar.

Andruty kaliskie: essas são bolachas adocicadas que começaram a ser preparadas na região de Kalisz, cidade central polonesa. Essa sobremesa foi registrada como uma das comidas típicas da Polônia pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural desde 2009.

Chalka: esse bolo mistura uma massa saborosa com crumble de frutas. Doce e aromático, é indicado para o café da manhã com manteiga, geleia ou mel e os poloneses recomendam acrescentar um pouco de raspas de laranja ou limão à massa.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register