SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Conheça as vantagens do passaporte europeu para estudar em Portugal

O processo para emitir o passaporte europeu para estudar em Portugal depende, primeiro, da efetividade da dupla cidadania europeia
20 nov

Conheça as vantagens do passaporte europeu para estudar em Portugal

Você já sabe que várias das instituições de ensino portuguesas aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar nos cursos de graduação, pós ou mestrado. Mas você conhece as vantagens de ter um passaporte europeu para ir estudar em Portugal?

Como estudar em Portugal já é um sonho para muitos brasileiros o que falta é procurar um meio simples de conseguir realizá-lo. Com a facilidade que o Enem traz no ingresso, além de uma cultura parecida e o custo de vida baixo dentro do padrão europeu, só falta conhecer melhor as questões documentais.

Uma das possibilidades é o visto de estudante e a outra é garantir o passaporte europeu e a dupla cidadania para estudar em Portugal. Saiba mais sobre ele, como tirar e quais as vantagens que esse documento proporciona!

Para que tirar o passaporte europeu?

Tirar um passaporte europeu para estudar em Portugal pode ser um processo longo e um tanto burocrático, mas com a ajuda dos profissionais certos fica bem mais simples de colocar isso em prática, e tê-lo em mãos. Isso será sem dúvida muito recompensador!

Com esse documento você tem direito a morar, estudar e trabalhar em Portugal ou em outros países da Europa. Na prática ele gera ao seu portador o direito à dupla cidadania, o que significa que a pessoa terá mais uma nacionalidade e então poderá viver e realizar as mesmas atividades de um cidadão nativo.

O que fazer para tirar o passaporte europeu?

O processo para emitir o passaporte europeu para estudar em Portugal depende, primeiro, da efetividade da dupla cidadania europeia, pois não são todos que têm direito a adquiri-la.

Com a dupla cidadania e o passaporte europeu você consegue usufruir de benefícios exclusivos para estudantes europeus
Com a dupla cidadania e o passaporte europeu você consegue usufruir de benefícios exclusivos para estudantes europeus (Foto: Freepik)

Para solicitar a cidadania europeia existem diversas regras que podem variar, até mesmo, de país para país. Geralmente, a exigência é que você seja, e consiga comprovar através de documentos, filho, neto ou bisneto de europeus.

Também existem duplas nacionalidades que podem ser solicitadas a partir do casamento com nativos europeus ou descendentes de alguém que nasceu na Europa, ou da estadia por mais de 5 anos em território europeu.

Como saber se você tem direito ao passaporte europeu?

O primeiro passo para saber se você tem direito à dupla cidadania e consequentemente ao passaporte europeu para estudar em Portugal, é realizar uma verdadeira investigação sobre os seus antepassados.

Só assim é possível conhecer as suas origens e dar andamento no procedimento que irá lhe conceder a dupla cidadania.

Depois disso é interessante ir atrás de informações específicas sobre o país que a sua linhagem condiz. Como já mencionamos antes, cada um possui uma diretriz para assegurar a dupla cidadania para estrangeiros, e por isso é bom ter dados seguros e contar com quem sabe mesmo do assunto.

O próximo passo seria reunir a documentação necessária para solicitar a dupla cidadania.

Aliás, existem empresas que são especialistas na assessoria de solicitação de dupla nacionalidade e te acompanham e auxiliam durante todo o processo, desde a busca de documentos até o encaminhamento de pedidos de dupla cidadania europeia.

A DocMundo realiza todo o processo de investigação e comprovação da sua ancestralidade e ainda retira e entrega todos os documentos no seu endereço.

Depois de adquirir com sucesso a sua dupla nacionalidade, então você pode conquistar o seu passaporte europeu para estudar em Portugal.

Quais as vantagens de ter um passaporte europeu?

Além do livre trânsito por países da União Europeia, o passaporte europeu para estudar em Portugal e a dupla cidadania oferecem diversas vantagens:

Permissão para trabalho, estudo e moradia em Portugal: Um dos maiores benefícios é a possibilidade de estudar, trabalhar e morar em qualquer país do território da União Europeia.

Você não precisa de vistos para alguns países que não são europeus: além da isenção de vistos para países da Europa, com o passaporte europeu você ainda tem passe livre para viajar a versos outros países, como: Estados Unidos, Canadá, Japão, Nova Zelândia e muitos outros.

Acesso e permissão para utilizar o serviço médico: com o passaporte europeu para estudar em Portugal, você já resolve uma das questões mais importantes ao morar fora: o acesso ao serviço médico. Com esse documento, graças à dupla cidadania, você pode usar um dos melhores sistemas de saúde de todo o mundo, gratuitamente.

Agilidade para burocracias alfandegárias: Os trâmites da alfândega são resolvidos mais facilmente se você tem um passaporte europeu. Na prática, você pode usar as filas exclusivas para cidadãos europeus ou brasileiros, que geralmente são bem mais rápidas.

Seus descendentes também terão dupla cidadania: Depois de ter o seu passaporte europeu para estudar em Portugal, você poderá garantir para os seus filhos o mesmo direito.

Para tirar o passaporte europeu você precisa procurar o consulado do país de seu interesse e dupla nacionalidade
Para tirar o passaporte europeu você precisa procurar o consulado do país de seu interesse e dupla nacionalidade (Foto: Freepik)
Outras vantagens em ter o passaporte europeu

Mais benefícios no acesso à educação: por mais que seja fácil estudar em Portugal sem a dupla cidadania, com ela e o passaporte europeu você consegue usufruir de benefícios que são exclusivos para estudantes europeus.

Entre esses benefícios estão o acesso a vagas específicas, um desconto maior em instituições que oferecem bolsas ou mesmo direito a um preço diferenciado, por ser cidadão europeu.

Não existem restrições para o seu período de permanência: Quando um turista brasileiro emite o visto de estudante, existe um limite de tempo que ele pode permanecer legalmente para estudar em Portugal.

Já com o passaporte europeu e a dupla cidadania, você não precisa emitir visto para viagens que durem até 90 dias, ou um visto de estudante. Assim não precisará se preocupar em atender aos pré-requisitos que são:

  • A apresentação de documentos que comprovem a sua viagem, como passagens aéreas e estadia.
  • A comprovação de que você possui condições financeiras para se manter no país.
  • Ter um seguro-viagem obrigatório.

Portanto, além de se isentar dessas exigências, você ainda pode escolher quanto tempo ficará em Portugal, pois se livra das restrições para o período de permanência.

Como tirar o passaporte europeu para estudar em Portugal?

Para tirar o passaporte europeu você precisa procurar o consulado do país de seu interesse. Portanto, para estudar em Portugal basta contatar o consulado português.

Depois disso é necessário preencher um formulário para solicitar a emissão do passaporte, pagar as taxas consulares e aguardar. Geralmente leva menos tempo do que conseguir um visto norte americano.

No geral, o que facilita o processo é se certificar de ter reunido a documentação necessária para garantir a dupla cidadania e o passaporte europeu. Os documentos necessários para tirar passaporte europeu são:

  1. Certidão de nascimento, casamento ou de óbito do familiar nascido na Europa, que comprova o vínculo e dá suporte ao seu pedido de dupla cidadania;
  2. Cópia autenticada em cartório do seu documento de identidade brasileiro;
  3. Certidão de nascimento ou casamento original.

Assim sendo, os documentos necessários e mais detalhes constam nos sites do consulado de cada país. Se precisar, consulte a DocMundo.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register