SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Quero estudar em Portugal: o que tenho que fazer?

Estudar em Portugal é uma das melhores opções para quem busca um baixo custo de vida, ensino de qualidade, perspectiva de carreira e segurança
20 out

Quero estudar em Portugal: o que tenho que fazer?

A experiência de um intercâmbio é riquíssima, tanto para a vida profissional quanto também para a pessoal. Não é à toa que Portugal é um dos países europeus que mais recebem estudantes e turistas brasileiros. Por isso, fique por dentro do tema: quero estudar em Portugal: o que tenho que fazer?

Em primeiro lugar, se você deseja mesmo estudar em Portugal, saiba que só em 2019, o país recebeu cerca de 24,6 milhões de estrangeiros.

Desse número, 13,9%, ou mais de 3,4 milhões são de brasileiros que estiveram ou estão até hoje em terras lusitanas. Esse número só tem crescido por conta de diversos fatores, e atualmente a maior comunidade estrangeira em Portugal é de brasileiros.

Independentemente do seu nível de ensino, estudar em Portugal é uma ótima escolha para realizar seu intercâmbio, seja no ensino médio, graduação, mestrado ou doutorado.

Conheça então os motivos e quais são as etapas para realizar esse sonho, já que estudar em Portugal é uma das melhores opções para quem busca baixo custo de vida, ensino de qualidade, perspectiva de carreira, segurança e experiências em um novo país.

O país lusitano, e, principalmente, Lisboa, é uma das alternativas mais baratas quando pensamos em estudar na Europa. O custo em Portugal é menor do que na Espanha, por exemplo, e as instituições de ensino são tão qualificadas quanto. E o melhor de tudo? Se você tiver uma cidadania europeia, os custos são bem menores e o procedimento é facilitado, além de não precisar de um visto. Consulte a DocMundo para saber mais.

Portugal é conhecido por ter uma rede de ensino de qualidade, por suas universidades públicas ou privadas, que possuem reconhecimento internacional, como é o caso da Universidade de Coimbra, Lisboa e Porto.

Essas três universidades ainda oferecem uma facilidade maior para brasileiros: aceitam o resultado do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, como parte de admissão em graduação e mestrados integrados.

Como um brasileiro pode fazer faculdade em Portugal?

Além dessas vantagens, há fatores importantes como a cultura, o clima e a língua são extremamente parecidos (para não dizer que são iguais), com o do Brasil, o que ajuda, e muito, na adaptação e no processo de aprendizado.

Para estudar em Portugal durante a graduação é possível solicitar uma transferência entre a faculdade que você já estuda, em alguns casos, ou então optar pelo Enem. No total, existem 31 universidades lusitanas que aceitam essa forma de ingresso.

Leia sobre os cursos, escolha o da sua preferência e analise a grade curricular obrigatória de cada uma, para ter certeza de que é o que você procura
Leia sobre os cursos, escolha o da sua preferência e analise a grade curricular obrigatória de cada uma, para ter certeza de que é o que você procura (Foto: iStock Photo)

A chamada nota de corte para quem quer estudar em Portugal através do Enem, costuma ficar entre 500 e 600, mas é bom conferir o edital particular das universidades pois elas podem ter outros critérios.

Também é possível solicitar uma bolsa de estudo do Brasil para Portugal, e alguns sistemas são bem famosos e acessíveis, como a CAPES, a bolsa da Fundação para Ciências e Tecnologia em Portugal e a da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para quem pensa em obter uma bolsa para estudar em Portugal, é bom ter em mente que, geralmente, há descontos de até 60% nas taxas universitárias, fazendo com que os brasileiros paguem o mesmo valor que os alunos europeus.

Confira a lista dos documentos necessários para estudar na terrinha; quero estudar em Portugal: o que tenho que fazer?

São pelo menos sete os documentos que são requisitados para quem quer estudar em Portugal:

  • Certidão de nascimento (atualizada);
  • RG (atualizado e com uma foto recente);
  • Passaporte dentro da validade;
  • Visto de Estudante;
  • Histórico(s) escolar(es);
  • Currículo;
  • Certificados e diploma;
  • Outros documentos que possam ser exigências da Instituição de Ensino.

Passo a passo de como estudar em Portugal

Há importantes etapas a serem cumpridas para quem deseja realizar o sonho de estudar em Portugal.

  • Primeiro passo: pesquise a universidade e curso da sua preferência

Antes de qualquer coisa, faça uma busca minuciosa sobre todas as universidades, desde as instituições mais conhecidas até aquelas que você nunca ouviu falar.

Leia sobre os cursos, escolha o da sua preferência, e analise a grade curricular obrigatória de cada uma, para ter certeza de que é o que você procura.

Pense que além da entrada na universidade, que já é uma experiência cheia de novidades, você estará enfrentando uma nova realidade em um novo país. Portanto, quanto mais você souber sobre a cultura e o que te espera, melhor!

  • Analise o custo da anuidade e também o custo de vida da cidade que sonha em morar

Novamente, nesse caso, a pesquisa é primordial para conseguir estudar em Portugal. Saber sobre o custo de vida na cidade – desde aluguel, refeições, transporte, internet, luz, água, até o lazer – pode definir a sua qualidade de vida no país lusitano, e até mesmo se é viável manter esse padrão até o fim do curso.

Ospreços das anuidades, ou propina, como os portugueses chamam, também variam muito de acordo com a faculdade. Em alguns casos, mesmo dentro de uma universidade, os cursos têm preços diferentes.

Avalie os custos da universidade pretendida, mas também considere os custos de vida das cidades.

  • Esteja atento aos prazos e sistemas de ingresso na universidade

Para se candidatar no site da universidade e conseguir, de fato, estudar em Portugal, é preciso saber as datas e processos de candidatura.

Normalmente, os processos começam em janeiro, aproximadamente 9 meses antes do começo do ano letivo.

Já em dezembro, no final do ano, monitore os sites das universidades pretendidas, anote as datas e use estratégias para não perder nenhum prazo, como colocar lembretes e alarmes no celular, por exemplo.

  • Se aprovado, solicite o visto de estudante

Se você não tem cidadania europeia, o visto de estudante é um pré-requisito obrigatório para poder estudar em Portugal. Assim que receber a notícia do aceite, dê entrada no visto.

O processo pode ser um pouco demorado, e por isso é preciso ter a documentação toda reunida o quanto antes para conseguir o Visto D4, D5 ou E6.

Como tirar o visto para estudar em Portugal?

Quando você optar por um curso de graduação, um mestrado ou mesmo doutorado, por exemplo, poderá solicitar também o visto de estudos.

Com a carta de aceite na Universidade em mãos e o visto aprovado, é hora de embarcar e, finalmente, colocar esse sonho em prática
Com a carta de aceite na Universidade em mãos e o visto aprovado, é hora de embarcar e, finalmente, colocar esse sonho em prática (Foto: Freepik)

Entre os vistos que podem ser solicitados, dependendo da durabilidade do curso, estão:

  • Visto de Estada Temporária, em casos de cursos de até um ano;
  • Visto para quem reside na Europa, mas quer estudar em Portugal;
  • Visto de Residência para Estudos, para estudar com uma longa duração no país, ou seja, por mais de 1 ano.

Basta reunir a documentação necessária e solicitar o visto no Consulado português, e aguardar para que a sua autorização de residência seja aceita. A DocMundo pode te ajudar a fazer esse processo, principalmente se você tem direito à dupla cidadania no país.

Vale lembrar que, se você tiver cidadania europeia, os custos para a documentação são bem menores e o procedimento é outro, ou seja, não precisará do visto.

Se prepare para embarcar para Portugal!

Com a carta de aceite na universidade em mãos e o visto aprovado, é hora de embarcar e, finalmente, colocar esse sonho em prática.

Procure resolver questões burocráticas ou de documentação assim que chegar, isso pode deixar os primeiros meses cansativos, mas quando tudo estiver regularizado, será um alívio.

Encontre um bom lugar para morar, de entrada na autorização de residência para estudos, realize sua inscrição no Centro de Saúde pública, para não passar por apuros e, claro!, aproveite o tempo livre para conhecer mais e curtir a sua mais nova cidade.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register