SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

O que é preciso para empreender no exterior?

Muitos brasileiros optam por empreender no exterior por enxergarem melhores perspectivas de futuro fora do Brasil
20 jun

O que é preciso para empreender no exterior?

Empreender no exterior é uma opção para aqueles que têm como objetivo construir uma nova vida em outro país. A atividade pode ser a porta de entrada de um indivíduo em um território e garantir seu sustento. Mas o que é preciso saber para apostar as fichas em um negócio?

Antes de mais nada, é necessário analisar de forma realista a situação econômica do Brasil. O país é um dos que apresenta pior perspectiva para 2022. Espera-se que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que soma os bens e serviços produzidos, seja de apenas 0,8% este ano.

O dado é preocupante, pois coloca o nosso país em 14° lugar no ranking mundial de pior expectativa de crescimento pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Isso significa que, entre os 193 países analisados, o Brasil fica atrás de outros 180. 

Além disso, o Brasil também foi considerado como o país mais complexo do mundo para fazer negócios pelo relatório anual da TMF Group.

Os motivos para tal resultado seriam as diferentes esferas de legislação e tributação, dificuldades para empresas locais.

Estes indicativos negativos representam nada mais do que a continuidade de uma trajetória fraca de anos anteriores. Além de não manter uma estratégia econômica sustentável e lidar com o problema da desigualdade, o país também apresenta uma taxa de desemprego alta.

A pandemia da Covid-19 também influenciou negativamente os números do Brasil pois foi um dos mais afetados e, de acordo com estudos, sentirá os impactos da crise sanitária até 2050.

Cansados e com medo de encarar nossa difícil realidade, muitos brasileiros pensam em empreender no exterior. Essa opção tem se tornado cada vez mais usual, mas é preciso planejar e levar em conta as dificuldades que ela traz.

Descubra as etapas necessárias para projetar um empreendimento em território estrangeiro, as vantagens e os desafios dessa iniciativa a seguir!

Planejar para empreender no exterior

No Brasil, a abertura de uma empresa envolve cerca de 17 procedimentos e pode demorar entre 3 e 4 meses. Em outros países, acontece o contrário, o trâmite é mais simples, leva alguns dias e tem um custo menor.

O primeiro passo para quem deseja empreender no exterior é analisar o cenário, isto é, entender o perfil do mercado no país onde irá trabalhar, a concorrência e as possíveis barreiras.

É preciso verificar também todo tipo de taxa ou bloqueio econômico que pode prejudicar o seu produto ou empresa. Um bom plano financeiro é importante para garantir que pessoa consiga pagar todas as despesas pessoais e da empresa.

Fora isso, que também entenda as questões legais, como a necessidade do visto de trabalho e outras permissões dadas aos imigrantes que residem fora. Em alguns países, é comum que estrangeiros paguem tributos diferentes ou tenham que apresentar resultados.

Na Polônia por exemplo, é obrigatório comprovar atividade comercial na região. São eles: confirmação da entrada no registo judicial nacional, acordo de parceria certificado pelo notário polaco e documento referente à contribuição dos pagamentos fiscais.

Depois, é hora de dar início ao plano de ação, que seja viável e esteja de acordo com os objetivos do negócio.

Atenção! Tenha sempre um plano B. Esteja preparado para lucrar menos do que o previsto e tenha uma estratégia programada para se bancar e tentar outra vez. Por isso, vale a pena buscar um país que valorize sua formação acadêmica e experiência profissional.

Vantagens de empreender no exterior

Apesar de ter um bom planejamento no hora de empreender, é necessário também ter um plano B
Apesar de ter um bom planejamento no hora de empreender, é necessário também ter um plano B (Foto: Freepik)

Apesar de ser assustador, existem inúmeras vantagens para aqueles que constroem um negócio no mercado internacional. Ele apresenta maior leque de oportunidades. Listamos alguns benefícios de empreender no exterior. Veja a seguir:

  1. Acesso a capital: Em terras estrangeiras, há mais fundos de investimento que investem em capital de risco, ou seja, adquirem uma participação da empresa. No Brasil, ao contrário, a renda é muito concentrada. Isso faz com que seja mais difícil receber investimento caso o indivíduo não faça parte de um grupo seleto.
  1. Mercado de tecnologia: esse ramo é relativamente escasso no Brasil. No exterior, a quantidade e o salário de programadores e desenvolvedores é maior. Além disso, é possível viver em países com os centros de pesquisa mais inovadores do mundo.
  1. Acesso à informação: países europeus têm programas de incentivo do governo, comunidades de empreendedorismo e mais informações disponíveis. Já no Brasil, esses trabalhadores, muitas vezes, fazem por necessidade e sem ferramentas certas.
  1. Redução do risco cambial: uma empresa pode ter uma conta multi-moedas, que paga e recebe em dinheiro estrangeiro. O dólar e o euro, por exemplo, apresentam risco menor de desvalorização e inflação se comparados ao real. Esse fator é crucial, pois reduz a vulnerabilidade do indivíduo quanto às flutuações da moeda.

Desafios de empreender no exterior

O uso de moedas estrangeiras beneficia o empreendedor, que não fica vulnerável à desvalorização e inflação do real
O uso de moedas estrangeiras beneficia o empreendedor, que não fica vulnerável à desvalorização e inflação do real (Foto: Freepik)

Não são só aspectos positivos que a vida fora do país de origem oferece. É fundamental estar preparado para o desafio de trabalhar no exterior. Pensando nisso, enumeramos alguns obstáculos que podem dificultar o caminho do empreendedor.

Os primeiros problemas a serem encarados pelo imigrante serão a adaptação à cultura e ao idioma. Daí a importância de estudar a fundo o país desconhecido para compreender o mercado e ensaiar a fluência necessária para atuar em determinada área de trabalho.

O chamado networking também pode ser uma barreira. A rede de contatos obviamente sai prejudicada quando moramos em um lugar onde conhecemos poucas pessoas. Uma boa ideia é criar um grupo e compartilhar experiências.

Os desafios podem parecer difíceis inicialmente, mas a dica principal é continuar se especializando. As oportunidades fora do país são infinitas e atingem todo tipo de público, basta se levar a sério este seu novo projeto de vida.

Muitas vezes, descobrimos a capacidade de nos reinventarmos e inovar nos momentos de crise. Essa iniciativa significa uma nova fonte de renda, por isso, aposte além do óbvio.

A DocMundo pode te ajudar nessa empreitada. A empresa é especializada em assessoria para dupla cidadania e consultoria documental.

Caso queira saber mais sobre o empreendedorismo e o mercado de trabalho em países específicos, visite nosso blog. Lá você poderá aprender dicas, taxas e regras para enviar dinheiro para o exterior, conhecer o Programa de Apoio ao Investimento da Diáspora e saber sobre o Golden Visa no investimento de imóveis.

Da mesma forma, conte com a DocMundo caso você esteja pensando em requisitar a sua dupla cidadania em países como Polônia, Portugal, Espanha, Lituânia, entre outros.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register