SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Lituânia além dos estigmas: situação política atual

A Lituânia participou de conflitos importantes para a história mundial
20 dez

Lituânia além dos estigmas: situação política atual

A Lituânia é parte de um grupo de países banhado pelo mar báltico, e que fica no nordeste Europeu. Para conhecermos esse país incrível, além dos estigmas, precisamos conhecer um pouco da situação política atual.

Por conta de conflitos antigos é comum que se tenha uma imagem distorcida do país. Mas essas marcas já foram apagadas de maneira significativa.

Atualmente a situação política da Lituânia é democrática e cada vez mais próxima das nações europeias, tanto cultural quanto economicamente.

Porém, a Lituânia é um país muito antigo, que apareceu pela primeira vez em registros no ano de 1009, com grande relevância desde a Idade Média e seu cenário político está sempre em debate.

A principal causa para esse debate é a proximidade e as questões com a Rússia, pois os países bálticos, como é o caso da Lituânia, têm uma relação controversa com o país russo desde que se libertaram da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1990.

A Lituânia participou de conflitos importantes para a história mundial. Durante a segunda guerra mundial, por exemplo, a União Soviética anexou o país aos países soviéticos, e a população lituana combateu a união socialista com seu movimento pela independência.

E não à toa esse foi o primeiro país báltico a proclamar a independência e a ter sucesso com a sua democracia consolidada. As últimas tropas russas deixaram a Lituânia em 1993 e hoje a Lituânia é bem diferente do que costumava ser.

Parte da transformação da situação política da Lituânia deve-se ao ingresso na União Europeia, que alavancou a economia do país e cortou vínculos com a Rússia que antes eram extremamente necessários.

Com isso a indústria, as empresas e comércios se desenvolveram, trazendo mais tecnologia, avanço científico, infraestrutura para as cidades lituanas e qualidade de vida para a população.

Atualmente, qual é a situação política da Lituânia e a relação com a Rússia?

Parte da transformação da situação política da Lituânia deve-se ao ingresso na União Europeia
Parte da transformação da situação política da Lituânia deve-se ao ingresso na União Europeia (Foto: Freepik)

A revista BBC do Brasil publicou uma nota em que especialistas avaliam essa relação atualmente.

A publicação diz que a Rússia tenta usar a questão das minorias para exercer pressão sobre eles, ainda na intenção de subordinar os países bálticos, mas sem sucesso.

A resistência dos cidadãos lituanos é pacífica, organizada, democrática e forte perante a postura da Rússia, e isso ficou ainda mais claro quando, em 2003, 80% dos cidadãos da Lituânia votaram a favor da entrada na União Europeia.

Recentemente ficou claro que a Federação Russa compreendeu que esses países vão sair de sua área de influência e que não são mais dependentes, nem política, nem economicamente.

A economia e a situação política da Lituânia tiveram grandes melhorias, e dá para notar até pelos indicadores sociais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que demonstram grande avanço social, com baixas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil, por exemplo.

A situação política da Lituânia é regida por uma democracia parlamentar, assim como a da França e de Portugal, por exemplo, em que vários partidos políticos coexistem e o presidente é eleito a cada 5 anos.

Como um dos países-membros da União Europeia, a Lituânia é um país desenvolvido, com o IDH em 34° posição desde 2014 e com o 41° maior PIB do mundo, segundo os próprios indicadores sociais e o Banco Mundial.

E ao ingressar na UE, a situação política da Lituânia só cresceu. Esse foi o país que mais se desenvolveu, com um crescimento do PIB de 6,6%.

O grau de desenvolvimento humano da Lituânia hoje

A Lituânia é um país com 65.200 km² e a população de cerca de 3 milhões de habitantes, com moedas e língua própria. E o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) se mantém o mesmo desde 2014, alcançando o valor de 0,869 em 2019, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O IDH é uma medida que resume o desenvolvimento de um país com base na renda, educação e saúde. Seu índice máximo é o valor de 1,0, portanto países que alcançam valores acima de 0,7 são considerados com desenvolvimento humano muito alto.

A população da Lituânia é sempre simpática, jovial e colaborativa, com uma cultura riquíssima e um país cuja infraestrutura está entre as melhores da Europa
A população da Lituânia é sempre simpática, jovial e colaborativa, com uma cultura riquíssima e um país cuja infraestrutura está entre as melhores da Europa (Foto: Freepik)

Esse índice social é considerado por especialistas em geopolítica, o ideal para identificar o progresso de uma nação, principalmente quando associado ao PIB, que mostra apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Todos os anos os países membros da ONU são classificados em um ranking de acordo com o IDH para medir o seu progresso. Esse índice é uma medida para resumir, a longo prazo, o avanço em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Os lituanos são muito receptivos!

Os visitantes que desejam conhecer e até morar na Lituânia têm a mesma opinião da colunista do Folha do Mate, Solange Silberschlag, que em 2019 completou um ano vivendo no país.

Ela conta que desde os primeiros dias foi acolhida de braços abertos pela nação e população, que é sempre simpática, jovial e colaborativa, com uma cultura riquíssima e um país cuja infraestrutura está entre as melhores da Europa.

A história, apesar dos comentários que fazem sobre conflitos constantes, é apenas uma parte da incrível Lituânia, que supera a cada dia as suas raízes de um país que foi ocupado pela União Soviética e dependeu da luta do seu povo para se libertar.

Considerada independente duas vezes, a situação política da Lituânia só se desenvolve e melhora a cada ano, com costumes antigos e atuais convivendo diariamente.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register