SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

O que é o visto e como ele funciona? Saiba tudo antes de viajar!

É o visto que permite que você fique por um limite de tempo e possa executar ações como estudar, trabalhar, investir e muito mais
10 dez

O que é o visto e como ele funciona? Saiba tudo antes de viajar!

Para entender o que é o visto, sua importância e como ele funciona é preciso vê-lo como um documento que garante a entrada de um visitante em um país, e mais do que isso, determina quais atividades esse estrangeiro poderá realizar enquanto estiver em sua viagem.

Alguns países têm acordos políticos que facilitam a entrada de seus cidadãos em territórios estrangeiros, ou seja, dependendo de sua nacionalidade e para onde você vai viajar, você vai precisar de uma autorização para entrar no país.

Outros fatores que determinam o que é o visto são: sua característica de permanência e a sua autorização, já que é ele que permite que você fique por um limite de tempo e possa executar ações como estudar, trabalhar, investir e muito mais.

Caso esses dois fatores do visto não sejam cumpridos, existem consequências como a deportação e até o impedimento de voltar a frequentar o país.

Saiba melhor o que é o visto e como ele funciona, quais as suas categorias e as exigências de vistos para os brasileiros!

O que é o visto: conheça as exigências para brasileiros

Antes de se programar para uma viagem ao exterior é importante saber exatamente o que é o visto e quais são as regras que esse país possui para a entrada de cidadãos brasileiros. Saber se você tem direito a dupla cidadania para outra nacionalidade é um grande facilitador e a DocMundo pode te ajudar nisso!

Em alguns países, como os Estados Unidos, Polônia, Japão e Romênia, por exemplo, o visto no passaporte é imprescindível.

Essas regras variam bastante de acordo com o país e os documentos necessários ou os procedimentos para dar entrada e tirar o visto também, por isso a recomendação é acessar informações diretamente dos consulados ou embaixadas do país que se pretende visitar.

Também, outra opção é a de contatar uma empresa de documentação para viagens internacionais e, assim, contar com uma assessoria em tempo integral.

Geralmente as exigências para brasileiros tirarem o visto são a regularidade de alguns documentos e a comprovação do objetivo daquela viagem. Então, são solicitados, geralmente, certificados de hospedagem, passagem de ida e volta, comprovantes financeiros e documentos de identificação.

Confira a lista de países que exigem visto para brasileiros:

Geralmente as exigências para brasileiros tirarem o visto são a regularidade de alguns documentos e a comprovação do objetivo daquela viagem
Geralmente as exigências para brasileiros tirarem o visto são a regularidade de alguns documentos e a comprovação do objetivo daquela viagem (Foto: Freepik)
  • Na África: Angola, Argélia, Costa do Marfim, Egito, Gana, Guiana Francesa, Guiné, Moçambique, Nigéria, Quênia.
  • Na América: Canadá, Cuba, Estados Unidos da América.
  • No Oriente Médio: Afeganistão, Arábia Saudita, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Líbano, Paquistão, Síria.
  • Na Ásia: Bangladesh, China, Coréia do Norte, Índia, Indonésia, Japão, Nepal, Taiwan, Vietnã.
  • Na Oceania: Austrália.

Os países dessa lista exigem o visto para brasileiros seja para trânsito, em caso de escalas aéreas, ou para a estadia turística. Isso significa que a permissão é necessária para entrar no país, com data de validade e delimitação das atividades que podem ser realizadas no território.


O que é visto, exatamente?

Geralmente, os vistos são carimbados ou anexados ao passaporte de quem os solicita, e são emitidos pelo consulado do país no qual o viajante deseja conhecer.

Uma informação importante é: ao entrar em um país sem visto, descumprir as demandas de limite de tempo de permanência ou realizar atividades não autorizadas por um visto, te torna um imigrante ilegal.

Quando isso ocorre, você corre o risco de ser deportado a qualquer momento, e quando há a deportação, fica mais difícil de conseguir outra autorização de entrada para o mesmo país, e em alguns casos, impossível.

Apenas esse documento legitima o tempo de duração da viagem, determina o território que a pessoa pode conhecer, as atividades que pode exercer, como estudo, trabalho, compra de imóveis, investimento ou abertura de empresas, por exemplo, e até mesmo o número de visitas permitido.

E é importante estar ligado quanto às conexões e escalas com imigração que você realizará na hora de viajar. Se for passar pelos Estados Unidos com a intenção de ir para outro país, por exemplo, você precisa de um visto de trânsito. E isso ocorre também com outras nações.

Esses são os tipos de vistos que existem

Entre as categorias de vistos mais conhecidas e comuns ao redor do mundo estão:

Visto para turistas

Permite que quem o solicite, realize uma viagem por um período curto, que pode variar entre 1 mês, 3 ou 6 meses, ao país que autoriza o visto. Essa viagem precisa ter como finalidade apenas o turismo.

Visto para estudantes

Criado para a realização de intercâmbios, esse visto contempla aqueles que desejam estudar no exterior, e a sua duração coincide, geralmente, com o tempo que o curso dura. Ele pode ser utilizado para qualquer grau de escolaridade.

Visto de residência

Se o objetivo é morar, estudar e trabalhar em outro país por cerca de 1 ano, esse visto é o ideal.

Visto de negócios

Esse visto é feito para quem deseja realizar uma atividade empregatícia específica em outro país. Seja uma pesquisa, voluntariado, trabalho doméstico e outros.

No caso dos Consulados Norte Americanos, ele só precisa ser renovado a cada 10 anos e permite a estadia de no máximo 90 dias corridos para os solicitantes colocarem essas atividades objetivas em prática.

O Consulado Americano ainda se reserva o direito de diminuir ainda mais o período de estadia, quando entendem que as atividades podem ser realizadas em menos tempo.

Visto para investidores

Essa modalidade de visto permite que a pessoa invista em uma empresa do país, desde que ela desembolse US$500 mil, ou mais, com a finalidade de ajudar a economia local.

Confira a lista de países que não exigem vistos para brasileiros entrarem no país
Se o objetivo é morar, estudar e trabalhar em outro país por cerca de 1 ano, esse visto é o ideal
Se o objetivo é morar, estudar e trabalhar em outro país por cerca de 1 ano, esse visto é o ideal (Foto: Freepik)
  • Na África: África do Sul, Botsuana, Marrocos, Namíbia.
  • Na América: Argentina, Costa Rica, Peru, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia
  • Na Europa: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Lituânia, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia, Vaticano.
  • No Oriente Médio: Emirados Árabes, Israel, Palestina.
  • Na Ásia: Cingapura, Coréia do Sul, Fiji, Hong Kong, Indonésia, Macau, Malásia, Tailândia.
  • Na Oceania: Nova Zelândia.

Esses países não exigem o visto de entrada ou de trânsito, mas podem solicitar vistos de acordo com as atividades que você for realizar ou o tempo que pretende permanecer no território.

A maioria dos países europeus, por exemplo, permite que turistas brasileiros permaneçam por cerca de 90 a 180 dias na região, sem visto. Mas, se a ideia for estudar, trabalhar ou apenas viajar por mais tempo, é preciso solicitar a permissão no consulado do país.

Passo a passo geral de como tirar visto para outros países

Passo número 1: Acesse o site oficial do consulado do país e encontre informações sobre o visto. Preencha os formulários necessários, recolha os documentos que solicitam e informe-se sobre taxas que podem ser cobradas.

Passo número 2: Para alguns países é preciso agendar uma entrevista para que você comprove a sua identidade e forneça os documentos que foram solicitados anteriormente.

Passo número 3: Esteja preparado para comprovar os seus objetivos com aquela viagem, tenha tudo documentado e em mãos para o dia da entrevista.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register