SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Abrir conta no exterior: uma vantagem da dupla cidadania

Abrir uma conta internacional pode facilitar muito essa prática de transferência de dinheiro e intercâmbio de moedas
30 jan

Abrir conta no exterior: uma vantagem da dupla cidadania

As vantagens de garantir a sua dupla cidadania europeia são diversas: pode viajar para outros países sem tanta burocracia, morar, estudar ou trabalhar na Europa e até mesmo o processo para abrir uma conta no exterior fica mais fácil.

O envio de dinheiro para outro país pode ser caro e burocrático, e para você que sempre viaja ou tem planos de morar fora, abrir uma conta internacional pode facilitar muito essa prática de transferência de dinheiro e intercâmbio de moedas.

Entenda melhor quais são as vantagens e como abrir uma conta no exterior, quais documentos são necessários, se existem regras para manter a conta bancária válida e aberta e, de que forma a dupla cidadania pode facilitar esse processo.

Existem vantagens em abrir uma conta no exterior?

Como mencionamos acima, se os seus planos são de passar uma temporada ou então morar em outro país, existem sim vantagens em abrir uma conta no exterior, apesar do processo ser um pouco demorado e até burocrático, dependendo do país.

Entre as vantagens estão a praticidade, segurança financeira e a economia com taxas, impostos e outras cobranças que incidem nas transações internacionais, como o IOF (Imposto sobre Operação Financeira), a taxa de câmbio e SWIFT e o adicional de lucro, por exemplo.

Outra praticidade de abrir uma conta no exterior é o acesso a cartões de débito, que implicam no fato de que você não precisa sacar dinheiro a toda hora
Outra praticidade de abrir uma conta no exterior é o acesso a cartões de débito, que implicam no fato de que você não precisa sacar dinheiro a toda hora (Foto: Pexels)

Para enviar dinheiro internacionalmente através de uma conta com origem em outro país haverá taxas e impostos altos, mas com uma conta no país onde você está localizado conversão adotada nesta transferência é bem mais vantajosa, tanto nos custos quanto no tempo da transação.

Ao abrir uma conta no exterior você tem a liberdade e a facilidade de sacar e realizar qualquer operação financeira já na moeda local sempre que quiser. Outra praticidade é o acesso a cartões de débito, que implicam no fato de que você não precisa sacar dinheiro a toda hora.

Como abrir uma conta no exterior

O processo para abrir uma conta no exterior muda de acordo com o país e o banco escolhido, principalmente se pensamos também nos bancos digitais e nos tradicionais de outra nacionalidade.

Porém o que é certo é que a dupla cidadania pode tornar a abertura da conta bancária mais simples e ainda oferecer mais direitos ao beneficiário. Por isso, se você não for cidadão do país escolhido, vale a pena analisar se os produtos e serviços oferecidos pelo banco satisfazem suas necessidades.

Para abrir uma conta no exterior, principalmente na Europa, é preciso optar ou pelos bancos tradicionais, que costumam ser mais burocráticos e exigir visitas à agência, ou pelos bancos digitais, em que o processo pode ser todo feito online.

Para abrir a conta estando no Brasil e sem a cidadania, você deve procurar uma conta para não residente e em alguns lugares, como Portugal, precisa comprovar o vínculo com o país, sejam investimentos ou estudos.

Como facilitar o processo para abrir uma conta bancária no exterior

Embora na maior parte dos países não seja necessário morar lá ou ser cidadão para abrir uma conta, pois existe a possibilidade de ter a chamada “conta não residente”, elas geralmente possuem limitações.

Isso significa que você poderá executar transações e realizar movimentações bancárias no país escolhido, mas podem existir limites nas linhas de crédito, opções de investimentos e outras operações e produtos bancários.

Você pode sempre contar com o suporte dos agentes bancários ou de pessoas que já conheçam o trâmite para abrir uma conta no exterior e, claro, é importante conhecer as opções menos burocráticas.

Para abrir uma conta no exterior através de um aplicativo online é preciso conhecer bem as vantagens e desvantagens de cada um. Listamos três opções que são bem faladas para você conferir, abaixo.

Alguns bancos digitais para abrir conta no exterior

Revolut: oferece taxas baixas e serviços extras como empréstimos, câmbio sem taxas, transferências internacionais gratuitas, seguros e até comércio de criptomoedas. Permite que você tenha uma conta multimoedas sem pagar a mais por isso, gera cartões de débito virtuais e tem um aplicativo bastante intuitivo.

Wise: nessa plataforma você também pode abrir uma conta multimoeda e pode operá-la mesmo estando no Brasil, apesar da solicitação de um endereço fixo nas regiões da Europa caso você queira um cartão fixo. No Wise não existem custos para abertura ou manutenção de uma conta.

N26: ele oferece suporte humano e personalizado todos os dias da semana e cobra valores baixos para as transações, que podem ser realizadas pelo online banking, seja no computador ou no celular. Assim, você pode enviar e receber ou efetuar pagamentos, consultar o seu saldo, configurar o seu cartão e gerenciar investimentos online.

Escolha o melhor banco para abrir uma conta no exterior

Para escolher o melhor banco e abrir uma conta no exterior é preciso avaliar cada uma das suas necessidades e dos produtos e serviços que o banco oferece, então vale a pena entrar no site de cada instituição bancária para isso. Confira:

  • Os tipos de contas disponíveis que se enquadram no seu caso, se for ou não residente ou cidadão do país em questão;
  • O que elas oferecem de serviços, diferenciais e linhas de crédito;
  • Os valores de manutenção, taxa de juros, investimentos e financiamentos.
Os documentos exigidos para abrir uma conta no exterior depende de acordo com o país e a Instituição bancária
Os documentos exigidos para abrir uma conta no exterior depende de acordo com o país e a Instituição bancária (Foto: Pexels)

Se na internet não tiverem todas essas informações, vale a pena entrar em contato com uma agência, ir até uma unidade ou mesmo conversar com alguém que você confie e possui uma conta no exterior para tirar todas as dúvidas a limpo.

Documentos necessários e outras regras

Os documentos exigidos para abrir uma conta no exterior dependem do país e da instituição bancária, mas, comumente, essa é a lista básica de documentos para abrir uma conta no exterior:

  1. Passaporte e cópia autenticada do passaporte;
  2. Cópia do comprovante de endereço do país da conta (para contas residentes);
  3. Comprovante de residência do país de origem (para contas não residentes);
  4. Comprovante de renda ou de faturamento;
  5. Documentos de formação da empresa – CNPJ, Contrato Social e outros (para contas jurídicas);
  6. Documento de referência a um banco no país de origem cujo beneficiário possui conta;
  7. Outros, caso o banco solicite

Uma regra importante é que depois de abrir conta no exterior, para mantê-la é preciso declará-la em seu Imposto de Renda, independentemente dos valores que forem movimentados.

Ela deve ser registrada na ficha de “Bens e Direitos” e você deve inserir detalhes como o país que se encontra essa conta, o saldo do último dia do ano-base da declaração, com o valor convertido em dólar, e os dados bancários: nome do banco, agência e conta.

Além disso, se o valor movimentado ultrapassa USD 100.000, também deve ser feita uma declaração de capitais brasileiros no exterior no Banco Central.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register