SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

É seguro morar no exterior?

Barcelona, na Espanha, é uma das cidades mais seguras do mundo
10 jul

É seguro morar no exterior?

Um dos principais motivos que faz com que as pessoas deixem o Brasil é a segurança. Criminalidade e violência são alguns dos principais desafios enfrentados na tentativa de manutenção da ordem pública. Mas será que é seguro morar no exterior?

Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada um problema fundamental no país. Os dados que se referem a índices de assassinatos, por exemplo, são alarmantes. Segundo o G1, ocorreram 41 mil casos de mortes violentas no ano passado.

Outra pesquisa realizada pela Statista aponta que o Brasil ocupa 15 das 50 posições que compõem a lista das cidades mais perigosas do mundo. O único país que supera esses números é o México.

Muito da violência urbana brasileira ocorre por conta da desigualdade social, isto é, a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas de uma mesma sociedade. Quando a distância entre as rendas é grande, isso se torna problemático.

O sentimento de insegurança que preocupa constantemente os brasileiros é ainda pior para as mulheres. Por isso, a desigualdade de gênero também assusta. De acordo com o Fórum de Segurança Pública, uma mulher foi vítima de estupro a cada 10 minutos em 2021.

Se você cansou de viver esperando pelo pior e decidiu começar uma nova vida no exterior, aqui é o lugar certo. A Doc Mundo é uma empresa especializada em assessoria para dupla cidadania e consultoria documental e pode te ajudar a realizar o processo burocrático necessário.

Descubra a seguir como é a questão da segurança em países como Polônia, Portugal, Espanha, Lituânia, Romênia e Áustria. Todos eles são opções interessantes para brasileiros que desejam se mudar e ter acesso aos países membros da União Europeia.

Polônia estimula segurança com regras rígidas

Conhecida por seus castelos medievais, a Polônia é o 24°país mais seguro do mundo, segundo o Global Peace Index (2021). Além da paisagem pitoresca e da variedade de atrações culturais, o destino também oferece uma vida tranquila e sem muitos fatores negativos.

Mas é claro que, como em qualquer grande país, nem tudo são flores. É importante nunca abaixar a guarda para possíveis sinais de alerta e redobrar o cuidado com os batedores de carteira, que pegam os pertences das pessoas sem serem percebidos.

Além de ser o 3° país mais pacífico do mundo, a Romênia é um bom lugar para estudantes
Além de ser o 3° país mais pacífico do mundo, a Romênia é um bom lugar para estudantes (Fonte: Pexels)

A cidade de Cracóvia, uma das mais visitadas da região, é uma grande capital, mas tem regras rígidas e necessárias como não tolerar que o pedestre atravesse fora da faixa. A quebra da regra é penalizada com multa.

Atualmente, a Polônia tem sofrido consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia. Entretanto, a diretora da organização de turismo da Polônia, Dorota Zadrozna ressaltou a necessidade do país continuar recebendo turistas dispostos a contribuir para a economia local.

Além de garantir que o dinheiro ajudará os afetados pelo combate, ela assegurou ainda que o país permanece seguro e que o governo está fazendo o possível para proteger os turistas e a própria nação.

Portugal nem sempre foi seguro, mas agora é

Quem mora no Brasil está acostumado a tomar certos cuidados ao andar na rua, principalmente à noite. Em Portugal isso é um pouco diferente. O país ocupa o 4° lugar no ranking dos mais pacíficos do mundo. Mas não foi sempre assim.

Em 2014, a região lusitana era considerada somente a 18° no quesito segurança. Contudo, devido ao investimento do governo, o cenário mudou bastante. O capital contribuiu para que o país voltasse a atrair turistas, novos habitantes e até trazer investimentos no mercado imobiliário.

Hoje em dia, a sensação de segurança é notória. Policiamento nas ruas, câmeras em locais públicos e um sistema judiciário eficaz fazem com que locais e visitantes andem nas ruas sem receio. A liberdade de ir e vir se apresenta como um direito comum, não uma exceção.

Para se ter uma ideia, além de poder voltar no escuro sozinhos sem qualquer incômodo, os portugueses também usam caixa eletrônico na rua, o banco não possui detector de metal ou porta giratória na entrada e o motorista abastece o próprio carro e paga em uma máquina.

Sempre é preciso relembrar que existem exceções em todos os lugares, mas pode-se dizer que Portugal vem melhorando cada vez mais seu desempenho nesse quesito. Crimes como furto de oportunidade, violação e sequestro, por exemplo, seguem diminuindo desde 2011.

Os cuidados com a segurança na Espanha

A Espanha, apesar de ainda apresentar vantagens relevantes em comparação ao Brasil, foi classificada um pouco menos segura do que as nações citadas acima. O país está em 31º lugar no Global Peace Index 2021.

O principal problema de segurança está relacionado com o furto nas grandes cidades e zonas turísticas. Algumas medidas mínimas a serem tomadas por precaução são andar com pouco dinheiro e prestar atenção nas aglomerações em transportes ou comércio.

As recomendações, contudo, não são motivo para assustar os recém chegados. Barcelona e Madrid, cidades espanholas, conseguiram classificar-se entre as mais seguras do mundo no estudo realizado pela The Economist.

Outro dado que transmite segurança é o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Cerca de 80% das pessoas na Espanha dizem que se sentem seguras andando sozinhas à noite, número superior à média da OCDE de 74%.

Lituânia: uma boa opção para quem procura segurança!

A Lituânia é o 37° país no mesmo ranking que avaliou as demais regiões acima. O interessante é que não há locais específicos onde deve-se ficar atento, pois a taxa de criminalidade está distribuída de maneira uniforme pelo país.

Ainda assim, a Lituânia constitui um país seguro, com taxa de criminalidade relativamente baixa. Usar o bom senso e tomar as precauções básicas deve ser o suficiente para tornar sua viagem agradável.

A segurança da acolhedora Romênia

O risco na Romênia em geral é baixo. O país é seguro e o povo costuma ser reconhecido como acolhedor. Até mesmo crimes comuns em outros lugares como abatimento de carteira não é frequente, mesmo assim recomenda-se manter o cuidado mínimo.

Medo de imigrar? Conheça países seguros no exterior
Medo de imigrar? Conheça países seguros no exterior (Fonte: Pixabay)

Os casos mais comuns que representam perigo são os golpes de vendedores ambulantes que cobram preços excessivos.

Residentes estrangeiros se surpreendem com as taxas muito baixas de criminalidade, a despeito da grande diferença econômica e social existente no país. Esse fator é usado como justificativa para o alto nível de insegurança que assombra as cidades brasileiras.

Áustria: 3° país mais seguro do mundo

A Áustria ocupa a 3ª posição na lista dos países mais pacíficos do mundo. Viena, a capital, foi reconhecida como a primeira da lista de melhores cidades do mundo para se viver, segundo o relatório produzido pela The Economist.

As chances de ocorrerem episódios de assalto, terrorismo, golpes, subtração de carteiras e até desastres naturais é baixíssima. Em cidades menores, é possível que ocorra o roubo de bicicletas. Por isso é indicado travá-las e prendê-las em um objeto imóvel.

Muito procurado por estudantes que buscam um ensino universitário de qualidade, o país também é atraente para profissionais estrangeiros que desejam imigrar com um contrato de trabalho.

Ficou interessado em morar em algum desses países? Consulte a DocMundo e dê o primeiro passo para realizar o sonho de ser um cidadão do mundo. Nós facilitamos os processos burocráticos de maneira ágil e profissional.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register