SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Visto Americano: como anda a fila para tirar o documento?

As entrevistas para obter o visto americano estão sem datas até dezembro de 2022, pelo impacto do fechamento dos consulados americanos e da pandemia de COVID-19
10 nov

Visto Americano: como anda a fila para tirar o documento?

Recentemente foi anunciado pela Embaixada dos Estados Unidos que a emissão dos vistos americanos, de todas as modalidades, foi retomada a partir do dia 8 de novembro, assim como a abertura das fronteiras norte americanas. Entretanto, a fila para tirar o visto americano está maior do que nunca.

Com o calendário de entrevistas para obter o visto americano sem datas disponíveis até dezembro de 2022, mais uma vez se vê o impacto gerado pelo fechamento dos consulados americanos no Brasil por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os consulados estão com dificuldades em atender tanta demanda, e apesar da notícia de reabertura das fronteiras do país, o processo de entrevistas para a obtenção do visto americano que costumava durar cerca de 15 dias, acabou aumentando para até 1 ano e dois meses.

Apesar disso, há exceções, como é o caso dos vistos de estudantes e de pessoas em situações emergenciais, mas você pode saber mais detalhes sobre como anda a fila para tirar o visto americano no decorrer do texto abaixo. Confira:

Como está o processo para tirar o visto americano atualmente?

Tobias Bradford, porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos, anunciou em entrevista coletiva que as equipes dos consulados e embaixadas estarão disponíveis para realizar as entrevistas necessárias para tirar o visto americano e assim ceder o máximo possível de vagas aos brasileiros interessados em visitar o país.

Porém a realidade tem sido de muita espera, para todos os casos, incluindo renovação de visto americano. As entrevistas para visto de turista que foram marcadas antes da pandemia e acabaram não acontecendo poderão ser reagendadas para uma data de acordo com a disponibilidade.

A embaixada norte-americana recomenda fortemente que os solicitantes de visto fiquem de olho no site de agendamento, constantemente, para novos horários e cumprir todos os requisitos o quanto antes, para agilizar ao máximo o processo.

Entre os procedimentos padrão estão: preencher o formulário, pagar a taxa obrigatória, agendar a entrevista e reunir os documentos, apresentar-se para a entrevista e aguardar a avaliação das autoridades consulares. Para mais detalhes visite o site da embaixada: Clique Aqui.

Quais as perspectivas de retorno das entrevistas?

Os consulados americanos estão enfrentando dificuldades para realizar todas as solicitações de  vistos americanos e a Embaixada afirma que estão trabalhando para retomar os serviços de vistos de forma segura o quanto antes.

Segundo as novas diretrizes para tirar o visto americano, os brasileiros terão que apresentar teste negativo para Covid-19 e o comprovante de vacinação completa
Segundo as novas diretrizes para tirar o visto americano, os brasileiros terão que apresentar teste negativo para Covid-19 e o comprovante de vacinação completa (Foto: Freepik)

Porém, o órgão destaca que a crise de saúde pública e a restrição das viagens ainda têm impacto sobre o número de vistos a serem processados.

As entrevistas que já foram agendadas serão realizadas, mas a preocupação mesmo é para quem deseja marcar as entrevistas nesse momento ou reagendá-las. O agendamento está bloqueado até dezembro de 2022 e o calendário de 2023 ainda não foi aberto.

Estudantes e outros casos urgentes como tratamento médico ou funerais de parentes próximos, por exemplo, em todo caso, estão funcionando de maneira especial.

Entenda por que está difícil conseguir o visto americano

O que está havendo com os consulados e por que a fila para tirar o visto americano está com datas tão distantes? Bom, o que acontece é que a prioridade do ano que vem são os casos considerados prioritários e de entrevistas que foram suspensas em 2020.

Quando os  Estados Unidos proibiram  a entrada de brasileiros  por conta do grande número de casos de COVID-19, a embaixada e os consulados colocaram em ação um plano para atender à demanda dos brasileiros para vistos americanos.

Entre elas estava a prorrogação da validade da taxa que deve ser paga antes da entrevista, por exemplo. Mas, com a reabertura das fronteiras norte-americanas, a corrida em busca do visto americano começou.

Apenas quatro dias depois do anúncio do presidente Joe Biden sobre a entrada de estrangeiros 100% vacinados, a fila para tirar o visto americano e as entrevistas só estavam disponíveis a partir de 31 de janeiro de 2022.

Hoje, nos consulados do Brasil, apenas estudantes, jornalistas e pessoas expostas a casos urgentes, de morte ou de saúde, conseguem tirar visto dos EUA.

O que é preciso para tirar o visto americano?

Segundo as novas diretrizes para tirar o visto americano, os brasileiros terão que apresentar teste negativo para Covid-19 e o comprovante de vacinação completa.

As vacinas aceitas são as que foram aprovadas pelo FDA, o órgão norte-americano que funciona como a Anvisa no Brasil e as que constam na lista da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Na lista estão:

  • Pfizer/BioNTech;
  • Moderna;
  • Oxford/AstraZeneca (produzida no Brasil pela Fiocruz);
  • Janssen (Johnson & Johnson);
  • SinoPharm e CoronaVac — produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Crianças e menores de 17 anos não são obrigados a apresentar o comprovante de vacinação, mas devem testar negativo para Covid-19.

Outra recomendação é que quem deseja enfrentar a fila para tirar o visto americano não aguarde novas datas surgirem, mas execute todo o procedimento o mais rápido possível. Isso porque mesmo que, atualmente, as datas estejam esgotadas até dezembro de 2022, pode haver desistências.

O que é o visto americano?
Existem empresas que auxiliam na documentação do visto, não só americano como europeus também
Existem empresas que auxiliam na documentação do visto, não só americano como europeus também (Foto: Freepik)

O visto americano funciona como uma autorização concedida por um país a um estrangeiro, permitindo-lhe entrar, permanecer ou sair desse país de acordo com as condições que constam no visto.

Eles possuem vários tipos de acordo com o objetivo da viagem, seja turismo, intercâmbio, investimento, realização de atividades especiais e até abertura de empresas. E ainda incluem tempo limite de permanência do estrangeiro no país em questão.

Outras restrições são também a da data em que o solicitante do visto americano pode entrar, o número de visitas permitidas ou então o direito de um indivíduo de realizar atividades remuneradas ou de estudo.

Geralmente emitido na forma de um carimbo ou de um certificado impresso e colado em uma das páginas do passaporte, os vistos representam a permissão de entrada em um país, e os procedimentos para tirar o visto podem ser diferentes, dependendo do território.

Entenda a importância do visto americano!

Se você sonha em viajar para os Estados Unidos então sabe qual é a importância de se adquirir o visto americano. Visitar tantos destinos incríveis só é possível com o visto em mãos.

Além do passaporte, tirar o visto americano é prioridade, mesmo antes de planejar uma viagem, seja ela a trabalho, intercâmbio cultural ou para estudos, pois só assim você possui a permissão do consulado e pode entrar, legalmente, no país.

E se você tem ascendência europeia, nós realizamos gratuitamente uma análise de elegibilidade para requerer a dupla cidadania para países como a Polônia, Portugal, Espanha, Lituânia, Áustria e Alemanha. Com o passaporte europeu em mãos, você não precisará do visto para entrar nos Estados Unidos.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register