SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Saiba tudo o que você precisa para tirar seu passaporte!

Você precisa preparar os documentos antes de viajar para a Romênia
10 out

Saiba tudo o que você precisa para tirar seu passaporte!

Se você quer viajar, antes de qualquer coisa, deve imaginar que o primeiro passo para realizar uma viagem internacional é tirar o passaporte brasileiro, afinal esse documento é imprescindível para viajar para ao exterior. Por isso, saiba tudo o que você precisa para tirar seu passaporte!

O passaporte é um documento de identidade emitido por um governo nacional que funciona, formalmente, como um atestado de que o dono do documento tem o aval do Estado para requisitar permissão e poder cruzar a fronteira de um outro país.

Veja as dicas, informações e orientações se você quer tornar a burocracia de tirar o primeiro passaporte um pouco mais simples.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a maioria dos documentos são bem básicos; porém, todos são igualmente essenciais. É importante separá-los antes mesmo da primeira etapa de emissão, para ter a certeza de que todos os documentos estarão regulares, atualizados e em mãos para tirar o passaporte.

Saiba que a Polícia Federal pode solicitar documentos mais específicos, que você também terá que levar em seu atendimento. Mas, em geral, os documentos necessários para tirar o passaporte são:

  1. Documento de Identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH);
  2. CPF;
  3. Certidão de Nascimento, para menores de idade;
  4. Certidão de Casamento;
  5. Certidão de Averbação, em caso de divorciados;
  6. Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
  7. Comprovante de Pagamento da Taxa GRU;

Antes, eram solicitados também: Título de Eleitor; Certificado Eleitoral recente; Carteira Reservista Militar, para homens. E, apesar de hoje em dia, não ser mais necessário mostrar esses documentos, é importante não ter problemas com a justiça eleitoral e serviço militar.

Quanto custa tirar o passaporte em 2021?

Entre as etapas obrigatórias para tirar o passaporte, está o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). Sem cumprir essa etapa, não é possível realizar o agendamento na Polícia Federal para ser atendido e dar andamento no processo de tirar o passaporte.

Esse valor pode variar com o tempo, mas, atualmente, ele custa R$257,25 para solicitações comuns e R$334,42, em casos de urgência e emergência.

Não se assuste caso a liberação do agendamento não aconteça imediatamente.

Lembre-se que, assim como qualquer boleto, a GRU só tem o pagamento reconhecido até sexta-feira; portanto se você for pagá-la no fim de semana, a liberação para agendar seu atendimento na Polícia Federal só acontecerá na segunda-feira seguinte, por exemplo.

Passo a passo para tirar o passaporte!

Segundo a Polícia Federal, para tirar o passaporte, é preciso superar seis etapas. Confira cada uma a seguir:

Roteiro para tirar o passaporte. (Imagem: Polícia Federal)
  1. Reunir documentação e preencher o formulário

Confira se possui toda a documentação necessária em via original, pois ela será usada no preenchimento do formulário, deverá ser apresentada para conferência no dia do atendimento presencial e será devolvida logo depois. Saiba que cópias não são aceitas, nem mesmo autenticadas.

O formulário deve ser preenchido online, com informações verdadeiras e, ao fim, terá um espaço para revisar as informações fornecidas.

Passo 1 para tirar o passaporte: preencha o formulário de requerimento
Passo 1 para tirar o passaporte: preencha o formulário de requerimento (Imagem: Polícia Federal)

Para preencher o formulário clique aqui e prossiga através do botão “Nenhuma dessas situações”. Você irá se deparar com uma página como essa:

Formulário que deve ser preenchido para tirar o passaporte
Formulário que deve ser preenchido para tirar o passaporte (Imagem: Polícia Federal)
  • Pagar taxa

O boleto da GRU é gerado na etapa anterior, quando você termina de preencher o formulário de requerimento, mas, caso for necessário, é possível gerar um novo boleto, que pode ser pago em qualquer banco, aplicativo ou agência lotérica.

Tenha em mente que só será possível agendar o seu atendimento mediante compensação do pagamento; portanto é recomendado que o pague o quanto antes, porque a validação pode demorar de 24 à 72 horas.

  • Agendar atendimento

Para agendar o atendimento e tirar o passaporte basta clicar aqui!

Nessa etapa você deve escolher a unidade de atendimento da Polícia Federal lembrando que deverá ser extremamente pontual em sua visita e que deverá voltar lá para buscar o passaporte pronto.

Atualmente, a Polícia Federal solicita que, ao agendar a emissão, escolha a quantidade de apenas um atendimento, mesmo que esteja fazendo um agendamento familiar. Isso porque, problemas para agendar são comuns, e o período estimado para concluir essa etapa é de 1 a 15 dias úteis.

Portal para agendamento do atendimento presencial para tirar o passaporte
Portal para agendamento do atendimento presencial para tirar o passaporte (Imagem: Polícia Federal)
  • Comparecer à unidade escolhida

O atendimento sempre será realizado de forma presencial na unidade da Polícia Federal escolhida na etapa anterior para tirar o passaporte, seja você maior ou menor de idade. E ele dura cerca de 10 minutos.

Aqui, a documentação necessária deve ser apresentada, no dia e horário agendados, com tolerância de 15 minutos.

Entre os procedimentos realizados estão:

  • Análise da documentação;
  • Coleta de impressões digitais;
  • Fotografia facial.

E, após o atendimento, o prazo de entrega do seu passaporte será informado pela unidade de atendimento, mas em geral, o tempo é de 6 a 10 dias úteis.

Para mais informações sobre a documentação, clique aqui.

  • Consultar o andamento

Após o atendimento, você deve consultar o andamento da sua solicitação. Quando o resultado da consulta for “DOCUMENTO DE VIAGEM DISPONÍVEL PARA ENTREGA” significa que a entrega já é possível.

Verifique os dias e horários de funcionamento do serviço de retirada de passaporte correspondente ao ponto de atendimento escolhido, e lembre-se que se o documento não for retirado em até 90 dias ele poderá ser cancelado.

Clique aqui para consultar o andamento e tirar o seu passaporte!

  • Receber passaporte pronto

O passaporte só pode ser entregue ao titular, a menos que ele seja menor de 12 anos. Nesse caso, o responsável legal fica encarregado de receber o documento e a criança não precisa comparecer.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados por, pelo menos, um responsável legal, e o passaporte é retirado na mesma unidade de atendimento onde foi solicitado.

Para retirar o passaporte, é preciso estar com um documento de identificação original em mãos. Menores de 12 anos podem apresentar a Certidão de Nascimento ao invés do RG.

Quanto tempo demora para tirar o passaporte? Saiba tudo o que você precisa para tirar seu passaporte!

Se está pensando, fazendo planos ou marcando uma viagem para o exterior, então já é hora de tirar o passaporte.
Se está pensando, fazendo planos ou marcando uma viagem para o exterior, então já é hora de tirar o passaporte. (Foto: Freepik)

Somando o tempo estimado para cada uma das etapas para tirar o passaporte, chega-se a um prazo de cerca de 20 dias úteis. E se você quer saber com quanta antecedência deve fazer o seu passaporte, a resposta é: assim que possível!

Se está pensando, fazendo planos ou marcando uma viagem para o exterior, então já é hora de providenciar o documento. Com, pelo menos, 6 meses de antecedência, há a garantia de que haverá tempo de sobra para resolver qualquer imprevisto que apareça.

Entre em contato com a DocMundo  caso esteja pensando em tirar sua dupla cidadania, já que o tema é passaporte e documentação, em países como Polônia, Portugal, Lituânia, Romênia, entre outros.

O que pode impedir a emissão do passaporte?

O serviço de solicitação do passaporte é oferecido para todos os brasileiros, sem restrições. Entretanto, existem algumas exigências que devem ser cumpridas para que os procedimentos não tenham nenhum problema. São elas:

  1. O atendimento deve ser feito exclusivamente em território brasileiro
  2. O solicitante deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, ser alistado como eleitor caso seja maior de 18 anos, ter votado, justificado ou pago multa na última eleição.
  3. O requerente deve estar quite com o Serviço Militar Obrigatório, caso seja homem maior de 18 anos.
  4. Deve ter todos os documentos necessários em mãos, no momento do atendimento.
  5. Não pode ser procurado pela justiça ou ter restrições para obter o passaporte e sair do país.
DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register