SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

De olho nos hábitos: o que não fazer na Polônia!

Homem anda de bicicleta: saiba quais são os hábitos na Polônia
10 set

De olho nos hábitos: o que não fazer na Polônia!

Quando uma pessoa decide mudar de país, é preciso pesquisar a fundo e ficar atento à cultura local, para evitar situações desconfortáveis. Esse tipo de coisa pode acontecer com qualquer imigrante, por isso é bem importante estudar o local antes de partir para lá. Saber como agir, é essencial, por isso, vamos falar sobre o tema; de olho nos hábitos: o que não fazer na Polônia

Neste belo país europeu, apesar de ser comum para nós, brasileiros, certos hábitos, para eles, não são aceitáveis. Isso ocorre, justamente, por conta dessa diferença de cultura e raízes. 

A Polônia tem sido um país atrativo para imigrantes brasileiros que buscam melhor qualidade de vida e segurança financeira. E, se você faz parte do grande grupo de imigrantes que pretende ir para lá, é preciso se atentar aos detalhes! 

Para te ajudar com essa missão, saiba o que você, certamente, não deve fazer na Polônia, para evitar confusões e mal-entendidos! 

Saiba o que não fazer na Polônia: piadas e brincadeiras

Como brasileiros, estamos muito habituados a usar nosso bom-humor durante conversas, com piadinhas, brincadeiras ou usando ironia. Por aqui, algumas vezes, fazemos isso até mesmo com estranhos ou pessoas que acabamos de conhecer. 

Na Polônia, no entanto, você não deve brincar com tanta frequência. Isso porque os poloneses podem achar esse hábito ofensivo, por mais que você não tenha essa intenção. 

Isso não quer dizer que eles não sejam felizes ou bem-humorados, mas existem certas diferenças a respeito de situações em que a piada e as brincadeiras são ou não aceitas. 

Uma dica prática é ir para o país com isso em mente e buscar se atentar ao comportamento das pessoas que você conhecer lá, para tentar entender quando a brincadeira é bem-vinda e quando não é. 

Fique atento às regras na hora de andar de bicicleta; de olho nos hábitos: o que não fazer na Polônia! 

Para nós, brasileiros, andar de bicicleta pode parecer uma coisa simples: apenas subir e sair pedalando por aí. Na Polônia, no entanto, existem algumas regras rígidas para o pedal e é preciso se atentar a elas para evitar qualquer problema ou desconforto. 

Uma das coisas que você precisa ficar de olho é na luz da bicicleta. Isso mesmo: na Polônia, as bicicletas precisam contar com um aparelho de iluminação noturna, que é como uma versão mais simplificada das lanternas do carro. 

E não se engane: não é só porque você só anda durante o dia que está livre da luz! Imigrantes que foram para lá já relataram alguns problemas com habitantes – e até mesmo bronca da polícia – por andarem sem a devida iluminação. 

Outra regra importante diz respeito ao comportamento na hora de pedalar. Aqui no Brasil, você pode atravessar ruas em cima da bicicleta, desde que respeite as leis de trânsito e, claro, para a própria segurança, atente-se ao tráfego de carros. 

Na Polônia, por outro lado, as regras podem ser um pouco diferentes. Quando for passar por uma faixa de pedestre, por exemplo, é necessário descer da bicicleta e carregá-la ao seu lado, enquanto caminha pela faixa. 

Se você não respeitar essa regra, poderá receber olhares feios das pessoas à sua volta e, na pior das hipóteses, levar, até mesmo, bronca da polícia. Então, já sabe: na Polônia, você não deve andar de bicicleta como fazemos no Brasil. 

Não trate as pessoas com tanta intimidade na Polônia 

Você já deve ter ouvido por aí que, no Brasil, somos muito calorosos e receptivos. Com isso, costumamos adquirir intimidade com uma pessoa de forma rápida e fácil. Na Polônia, no entanto, é preciso um pouco mais de calma ao se aproximar das pessoas. 

Lá, você não deve, por exemplo, sair sorrindo e cumprimentando qualquer pessoa que passar por você na rua (hábito que, se pararmos para pensar, costumamos ter no Brasil). Sorrir para vendedores de loja e garçons também não é muito comum.

Esse costume frente a pessoas desconhecidas vem muito da história do país. A Polônia sofreu muito com invasões de outros povos e, por isso, as pessoas perderam um pouco da simpatia com os estranhos, justamente por não saber quem você é ou de onde veio. 

Na Polônia, você não deve abraçar as pessoas com tanta frequência.
Na Polônia, você não deve abraçar as pessoas com tanta frequência (Foto: Pixabay)

Os poloneses levam a sério a frase que ouvimos das nossas mães quando pequenos: “nunca fale com estranhos”. Para eles, devido às questões históricas, o desconhecido pode ser sinal de perigo. 

Quando você conhece a pessoa, o comportamento também é um pouco diferente do nosso no Brasil. 

Por aqui, costumamos chegar abraçando e beijando para cumprimentar as pessoas. Essa prática não é comum por lá. Na Polônia, você não deve fazer muito contato físico para cumprimentar as pessoas. Um simples aperto de mão já é o suficiente. 

Uma curiosidade que pode parecer incomum para brasileiros também é que, os homens mais antigos, por sinal de respeito, podem beijar a mão da mulher quando a conhecem pela primeira vez, ao se cumprimentar. Se algo do tipo acontecer com você, não se assuste! 

É preciso ter um olhar mais atento ao bilhete do transporte público 

No Brasil, esquecer de carregar o bilhete na hora de usar o transporte público pode ser uma dor de cabeça a mais, mas não costuma ser um problema tão grande. Na maioria das cidades, você consegue encontrar uma forma de pagar com dinheiro ou, até mesmo, abastecer o bilhete quando já estiver no ônibus. 

Na Polônia, as coisas não funcionam dessa maneira, então você não deve deixar de comprar o bilhete antes de entrar no transporte. Isso porque, se você entrar no trem ou ônibus sem validar seu bilhete, você pode pagar uma multa: e o risco não vale a pena! 

Se for viajar para outras cidades, é preciso fazer uma pesquisa antes, porque lá cada cidade tem seu próprio sistema de ticket de ônibus. 

Em algumas cidades, por exemplo, é possível comprar o passe com o motorista, mas é preciso entregar em dinheiro o valor exato da passagem.

Em outras, é preciso carregar o bilhete em máquinas que podem estar localizadas tanto dentro quanto fora dos ônibus. 

Seja como for, se atente a sua passagem! A dica é que você não deve deixar para depois, pois problemas podem aparecer no meio do caminho – além de multas indesejadas! 

Não chegue nos lugares de mãos vazias 

Esse costume não deve ser tão difícil para os brasileiros, afinal, já estamos habituados a levar alguma coisa quando somos chamados para festas ou encontros. 

Saiba o que não fazer na Polônia
Você não deve chegar sem nenhum presente em eventos na Polônia (Foto: Pixabay)

Na Polônia, use isso como regra: você não deve chegar em uma reunião ou encontro com ‘as mãos abanando’. Quando for convidado para a casa de um amigo ou familiar, sempre leve algo, por mais simples que seja. 

Você pode levar alguma comida como aperitivo ou chocolate, flores, ou algum presente simples para o anfitrião ou para a casa. Não levar nada pode causar má impressão. 

Aos poucos, com a convivência no país, você tirará de letra os costumes locais e quem sabe, adotará alguns por toda a vida. E, não se esqueça: se precisar de ajuda com a documentação polonesa, não hesite em falar com a DocMundo.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register