SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Cidadania europeia torna visto dos Estados Unidos isento

O processo para adquirir o visto dos Estados Unidos não é necessário para alguns cidadão europeus
10 ago

Cidadania europeia torna visto dos Estados Unidos isento

Viajar para a América do Norte é um sonho para muitos brasileiros, mas a necessidade do visto dos Estados Unidos pode desestimular alguns turistas. Você sabia que a dupla cidadania europeia dá direito a isenção deste documento? Não!? Então descubra agora quais são os países que se enquadram nesse caso.

Tirar o visto americano é um processo considerado trabalhoso e demorado. O primeiro passo é preencher um formulário com informações pessoais atualizadas. Um único erro pode ser motivo de processo negado.

Em seguida, uma taxa terá que ser paga e, somente após a transação e o recolhimento de digitais e foto, uma entrevista poderá ser agendada no consulado americano. Essa costuma ser a etapa mais temida. Na entrevista, são solicitados todos os documentos do requisitante, que responde a uma série de questionamentos.

Ao final da entrevista, você recebe o resultado. Chegar atrasado, demonstrar insegurança ou excesso de confiança ou mencionar laços com americanos pode atrapalhar todo o processo. Esses fatores têm o poder de desclassificá-lo de cara.

Caso a resposta da solicitação seja positiva, ainda leva em média um ano para ter o visto em mãos. Segundo a Agência Brasil, os pedidos estão acumulados devido ao fechamento dos serviços de emissão por conta da Covid-19. Na capital paulista, a espera é de 354 dias.

Entretanto, há uma saída legal para os brasileiros tentarem obter o visto dos Estados Unidos de modo mais rápido e ágil. Aqueles com cidadania polonesa, portuguesa, espanhola e lituana só precisam solicitar o ESTA, uma declaração simples que é emitida em até 72 horas digitalmente.

Se esse for o seu caso, entre no portal do Departamento de Fronteiras e Controles do governo americano, responda perguntas simples e faça upload do seu passaporte europeu. O ESTA permite a permanência de 90 dias em solo americano e tem validade de 2 anos.

Agora, se você ainda não é um cidadão de nenhum dos países isentos da necessidade de visto, consulte a DocMundo. Seu sonho de se mudar para o exterior e ter diversos benefícios como europeu pode se tornar realidade.

Descubra a seguir como ter dupla cidadania na Polônia, Portugal, Espanha e Lituânia, por que ela facilita a entrada nos Estados Unidos e quais os benefícios.

Poloneses não precisam de visto dos Estados Unidos desde 2019

A entrada da Polônia na seleta lista de 39 países que estão incorporados ao programa de isenção de visto nos EUA é recente. Donald Trump foi o presidente responsável pela adesão e o fez com o objetivo de aumentar os negócios e turismo de poloneses no país.

Assim como o esforço, o investimento também diminuiu consideravelmente. Antes, o custo total da aquisição do visto americano para turismo era de U$160 e agora, a taxa cobrada foi reduzida para U$14.

A Polônia entrou recentemente no Programa de Isenção de Visto dos Estados Unidos
A Polônia entrou recentemente no Programa de Isenção de Visto dos Estados Unidos (Foto: Pixabay)

O passaporte polonês dá o direito de entrar em 182 países sem a documentação e esse é um dos motivos que fazem com que ele seja o nono na lista dos mais poderosos. Um dos mais poderosos do mundo é o alemão, que não precisa de visto em 134 destinos.

A maior colônia polonesa do Brasil se encontra no Paraná e conta com 1,2 milhão de descendentes – 300 mil deles só em Curitiba. Portanto, pode-se dizer que a atualização da lei foi útil para muitos descendentes nascidos no país tropical.

Passaporte português extingue a obrigatoriedade de visto nos EUA

A boa relação de Portugal com os Estados Unidos não é de hoje. Desde 1999, o país lusitano faz parte da lista de locais nos quais não há necessidade do visto americano. Ambos os países têm um acordo bilateral de migração.

A regra da reciprocidade é válida neste compromisso. Ou seja, os americanos têm a permissão de ingressar em território português e desfrutar de paisagens paradisíacas na Península Ibérica por um período de até 90 dias.

No ranking dos melhores passaportes do mundo, o português é o 5° lugar. Além de ser isento de visto em 187 destinos diferentes, o documento tem alcance mundial de 70%, o que permite grande mobilidade pelo mundo.

Para o brasileiro que se tornar cidadão português, existirão outros privilégios dentro dos EUA. É provável que o país lusitano passe a fazer parte do acordo de navegação e comércio com os americanos, o que facilitaria o acesso de descendentes de portugueses ao Visto E-2.

Espanha é parte do Programa de Isenção de visto dos Estados Unidos

Cidadãos espanhóis devem solicitar o ESTA para entrar nos Estados Unidos. O documento foi implementado pensando em aumentar a segurança após os ataques do 11 de setembro, rastreando viajantes e os comparando com o número de atividades terroristas.

Desde janeiro de 2009, todos os cidadãos dos países do Programa de Isenção de Visto são obrigados a solicitar uma autorização de viagem eletrônica e preencher dados pessoais e demais informações.

A autorização para viajar demora 72 horas e chega por e-mail. O formulário é mais uma medida implantada pelo governo; é gratuito e válido para as próximas viagens ao país dentro de 2 anos ou até seu passaporte expirar.

A isenção do visto dos Estados Unidos diminui consideravelmente o custo da viagem, já que o documento de turismo é mais acessível
A isenção do visto dos Estados Unidos diminui consideravelmente o custo da viagem, já que o documento de turismo é mais acessível (Foto: Pixabay)

Para morar nos Estados Unidos, o ESTA não basta. Caso você tenha passaporte europeu, de alguma nação que faça parte do Tratado de Comércio como país, como é o caso da Espanha, deverá solicitar o visto E-2 e investir pelo menos 100 mil dólares no local.

A Espanha tem uma relação consolidada com os americanos. Os países romperam em uma única ocasião, quando ambos se enfrentaram na Guerra Hispano-Americana em 1898.

Lituânia e Estados Unidos: trabalho em equipe e visto destituído

A Lituânia é mais um dos países livres da necessidade de portar um visto dos Estados Unidos, isto porque está dentro do mesmo programa que os demais. É importante lembrar que a condição para viajar é baseada na nacionalidade e não no local de origem ou residência.

Atualmente ambas as regiões estão trabalhando em conjunto contra a Rússia, que atua contra a Ucrânia. O secretário de estado americano, Antony Blinken, fez uma declaração ao lado do ministro das relações exteriores da Lituânia.

O diplomata americano também afirmou que apoia a entrada da Lituânia na União Europeia e na OTAN e acrescentou ainda que o país tem feito diversas contribuições relevantes para essas instituições.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register