Espanha: um dos países mais atraentes da Europa
Tudo o que você sempre quis saber sobre uma nação encantadora; Espanha: um dos países mais atraentes da Europa.
Em primeiro lugar: a Espanha é um país localizado na Península Ibérica, isso é, ocupa 80% do seu território.
Está sediada em uma área de 506 mil quilômetros quadrados. Pouco menor, só como ponto de referência, do que o estado de Minas Gerais.
Mais de 50% da topografia do país é constituída por planaltos, onde a altitude possui, em média, 600 metros acima do nível do mar. A Espanha é o 2° maior país da Europa Ocidental.
Seu território, banhado pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico, faz fronteira a oeste com Portugal e a nordeste com a França e com Andorra.
Além disso, a Espanha também tem territórios no Mediterrâneo (Ilhas Baleares), no Oceano Atlântico (Ilhas Canárias) e na África (Ceuta, Melilla e várias outras ilhotas).
O país basco tem, aproximadamente, 46 milhões de habitantes, com grande variedade de povos: castelhanos, catalães, galegos, andaluzes e bascos.
Essa grande variedade fortaleceu os movimentos separatistas que marcam sua trajetória.
Os bascos reivindicam a formação de um país autônomo ao norte do país; os catalães buscam cada vez mais a independência da porção nordeste.
Já os galegos querem a criação de um estado no noroeste da Espanha.
Todos esses movimentos separatistas usam, normalmente, a violência como forma de ação.
Historicamente conhecida como uma das maiores potências coloniais do mundo nos séculos XV e XIX, a Espanha transmitiu seu idioma por vários continentes.
O país explorou e extraiu quantidades enormes de metais preciosos de suas colônias, o que levou a Espanha a uma absoluta situação de prosperidade.
Saiba mais sobre a Espanha, um dos países mais atraentes da Europa
Atualmente, a economia espanhola tem um setor industrial desenvolvido, com destaque para os segmentos siderúrgico e automobilístico.
Contudo, a agricultura ainda é praticada com pouca tecnologia, se for comparada aos seus vizinhos europeus.
A pesca é uma atividade econômica muito difundida: o país possui a maior frota pesqueira do mundo.
Também é líder mundial na produção de azeite de oliva e tem a maior área de plantação de oliveiras do planeta.
A Espanha ocupa o quinto lugar entre as principais economias da Europa, sendo que seu PIB supera US$ 1,4 trilhão.
Além dos automóveis, a Espanha também exporta peças automecânicas, frutas, legumes e medicamentos.
O país apresentou um crescimento imenso no final da década de 1980, principalmente com a liberalização econômica e a sua entrada na Comunidade Econômica Europeia.
Por esse motivo, a Espanha era classificada como uma das mais promissoras nações da União Europeia.
Assim sendo, grandes obras de infraestrutura foram realizadas como ferrovias e aeroportos, melhorando demais os transportes em seu território.
Outra importante fonte de renda no país é o turismo: somente a França consegue receber mais turistas do que a Espanha.
A importância do turismo na Espanha
O turismo é impulsionado pelas belezas naturais espanholas e por seu vasto patrimônio histórico.
Tamanha é sua importância que representa cerca de 11% do PIB.
Entre os destinos mais procurados pelos visitantes estão o Centro Histórico de Córdoba, Caminho de Santiago de Compostela, Catedral de Santiago de Compostela, Mercado de Seda de Valença, Ilha de Ibiza, Torre de Hércules, entre outros.
Em levantamento realizado há cerca de 3 anos, a Espanha quebrou o recorde de visitas turísticas, atraindo aproximadamente 82 milhões de visitantes.
Da mesma forma, as regiões costeiras como Catalunha, Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares também recebem milhões de turistas, principalmente da Alemanha e Reino Unido.
Do mesmo modo, a Espanha vem se consolidando cada vez mais como um destino para o turismo de negócios e para a realização de feiras e eventos.
Isso garante a ocupação hoteleira praticamente o ano inteiro.
O clima na Espanha
O clima que predomina no país é o mediterrânico, com verões secos e invernos com temperaturas equilibradas.
A Espanha é conhecida como uma das áreas mais quentes da Europa.
Por esse motivo, muitos brasileiros escolhem o país para morar pois se parece em alguns aspectos com o Brasil.
Se este é o seu caso, e se você está pensando em se mudar para lá, consulte a DocMundo para saber como pode ser agilizado seu processo de dupla cidadania, e se você tem direito a ela.
Um dos meios de se fazer isso é realizar um investimento no país.
Mas, voltando a falar do clima, ele é bem variado na Espanha, dependendo da localização: o norte do país tem temperaturas mais baixas e clima mais úmido.
Já o Sul é mais seco, com temperaturas mais amenas.
A rica cultura espanhola
Durante o século passado, era impossível se falar em cultura ou arte, sem citar a Espanha. De lá vieram, simplesmente, Pablo Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró.
Suas criações formaram movimentos muito importantes para a cultura mundial como o cubismo, o surrealismo e o abstracionismo.
Do mesmo modo, a literatura da Espanha é altamente influenciadora, vasta, rica e variada.
Sem dúvida alguma, o escritor mais consagrado é Miguel de Cervantes.
Alguns personagens criados por ele, como Dom Quixote e Sancho Pança estão entre os mais conhecidos de toda a literatura.
No chamado “Século de Ouro” apareceram escritores de grande talento e imaginação como Lope de Vega, Francisco de Quevedo, Luís de Gongora, Calderón de la Barca, entre outros.
A Espanha possui nada menos do que 44 lugares considerados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
A cidade de Madri tem uma das maiores quantidades de obras de arte por metro quadrado no mundo, no Triângulo das Artes, compostos pelos museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza.
Atualmente, também no futebol, é a Espanha quem dá as cartas. Os dois times de futebol mais ricos e populares do planeta estão lá: Barcelona e Real Madrid.
O Real é considerado o clube no mundo que mais conquistou títulos internacionais, enquanto o Barcelona está na terceira posição deste ranking.
Dados gerais da Espanha
Mais de 90% da população é cristã; a taxa de mortalidade infantil é de 4 para cada mil nascidos vivos; expectativa de vida: 81 anos; domicílios com acesso a água potável e rede sanitária: 100%.
A moeda, Euro, e o PIB per capita: US$32.605.
A Espanha possui um sistema de governo monárquico; o poder político é dividido em três: executivo, judiciário e legislativo. Seu chefe de estado, quem lidera o país, é um primeiro-ministro.
ปั้มไลค์
11 de julho de 2020 at 14:42Like!! Really appreciate you sharing this blog post.Really thank you! Keep writing.