SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
Prédios altos em cidade alemã; principais características da Alemanha: fique por dentro!
14 jul

Alemanha: uma das maiores potências do mundo

Quando falamos em economia e influência política não temos dúvida em afirmar que a Alemanha é uma das maiores potências do mundo.

A Alemanha é o país que tem a segunda maior população do continente europeu. São 82 milhões de habitantes, perdendo apenas para a Rússia, com seus mais de 140 milhões de moradores.

A densidade demográfica da Alemanha, ou seja, a sua população relativa, é de 230 habitantes por quilômetro quadrado. Berlim, sua capital, e uma das cidades mais famosas do mundo, tem 3,5 milhões de habitantes.  

O PIB, Produto Interno Bruto, germânico é o maior da Europa e varia entre o quarto e o sexto maior do planeta: quase US$ 4 trilhões.

País localizado no centro do continente europeu, a Alemanha é banhada pelo Mar do Norte e pelo Mar Báltico.

Faz fronteiras, ao norte, com a Dinamarca, ao leste com a Polônia e a República Tcheca, ao sul com a Áustria e a Suíça, a sudoeste com a França e a oeste com Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos.  

O território alemão é vasto: tem extensão de quase 357 mil quilômetros quadrados. Possui planícies ao norte, planaltos no centro, e os Alpes no sul.

O clima dominante é o temperado e a rede hidrográfica é composta por vários rios, sendo os principais, o Reno, Elba, Meno, Mosela, Ruhr, Danúbio, entre outros.  

A língua oficial é o alemão.

Alemanha: duas guerras mundiais e o Muro da Vergonha

Muro de Berlim, na Alemanha: muro da vergonha foi erguido após a 2° Guerra Mundial e dividiu o país em duas partes

O país foi derrotado em duas guerras mundiais: a primeira, encerrada em 1918; e a segunda, ocorrida 3 décadas depois, culminou com a divisão do país em Alemanha Oriental (com domínio soviético), ou seja sua parte oriental; e Alemanha Ocidental (com influência anglo-americana e francesa), isto é, em sua parte ocidental.

Essa divisão resultou na construção, em 1961, do famigerado Muro de Berlim, também conhecido como o “Muro da Vergonha”, uma das atitudes mais inescrupulosas da Guerra Fria (conflito entre Estados Unidos e União Soviética).  

Falando em vergonha, foi na Alemanha que subiu ao poder, ainda na década de 1930, um dos ditadores mais violentos, nefastos e sangrentos da história da humanidade: o austríaco Adolf Hitler.

Sob suas ordens, cerca de 20 milhões de pessoas morreram, mais de 6 milhões eram judias, exterminadas durante o terrível holocausto.

Foi Hitler quem originou a 2°Guerra Mundial, conflito que deixou sem vida, segundo estimativas, ao menos 70 milhões de pessoas. Foi a pior guerra da história da humanidade.

Apenas em 1989 o Muro de Berlim foi eliminado, e a reunificação do país foi concretizada um ano depois. 

Após essa unificação alemã e os financiamentos e investimentos obtidos dos Estados Unidos, o país atingiu um rápido desenvolvimento econômico, inclusive fazendo parte também da OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Hoje, a Alemanha desempenha papel decisivo e influente na Organização.

Economia e atividade industrial; Alemanha: uma das maiores potências do mundo

Prédios e arranha-céus na moderna Frankfurt: atividade industrial da Alemanha é bastante variada

A atividade industrial alemã é muito variada, mas destacam-se alguns segmentos: químico, siderúrgico, metais não ferrosos, automobilístico, biotecnologia, tecnologia, finanças, construção civil, equipamentos médicos, turismo, agricultura, entre outros. 

A indústria alemã possui alto desenvolvimento, por causa da tecnologia empregada e de sua eficiência produtiva.

Os setores de serviços e finanças, da mesma forma, alcançam um bom destaque.

Apesar de ter sido atingida pela forte crise econômica mundial de 2008, os efeitos não foram tão sentidos na Alemanha como ocorreu em outras potências europeias.

A composição do PIB, por setor da economia, segundo dados de 2019 é distribuída da seguinte forma: serviços (69,5%), indústria (30%) e agricultura (0,5%).

Sua força de trabalho conta com cerca de 46 milhões de trabalhadores ativos, enquanto sua taxa de desemprego está em torno de 3%.

Os principais produtos agropecuários produzidos são batata, trigo, cevada, beterraba, frutas, couves, bovinos, suínos e aves.

Os mais importantes produtos industrializados: ferro, aço, carvão, cimento, produtos químicos, máquinas, veículos, ferramentas, eletrônicos, alimentos e bebidas, construção naval e têxteis.

Produtos exportados de maior relevância: máquinas, veículos, produtos químicos, metais e manufaturas, produtos alimentícios e têxteis.

Maiores parceiros econômicos (exportação): França, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido e Itália.

Principais parceiros econômicos (importação): Holanda, China, França, Estados Unidos e Itália.

Na esfera social, a nação ocupa o 10° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,885.

Moderna estação ferroviária na Alemanha: país ocupa o 10° lugar no ranking de índice de desenvolvimento humano

Entre indicadores de sucesso da Alemanha estão a alta expectativa de vida, mais de 80 anos, a renda per capita, mais de US$ 46 mil, as baixas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo. 

Soma-se a isso um perfeito serviço de saneamento ambiental, ou seja 100% dos domicílios com acesso a água potável e à rede sanitária e encontra-se o país que é uma das maiores potências do mundo.

Cristianismo: religião dominante na Alemanha

O cristianismo é a religião dominante da Alemanha, com quase 75% da população divididos da seguinte forma: protestantes 35,1%; católicos 32,6%; outros 7,2%. As pessoas que se dizem sem religião somam 18%, outras 5%, e são ateus, mais de 2%. 

Principal potência econômica da Europa, a Alemanha é o maior ponto de contato entre o ocidente desenvolvido e os países do Leste Europeu que ainda buscam seu desenvolvimento e melhorias da qualidade de vida.

Da mesma forma, seu território está em terras férteis e cultiváveis.   

O país é o berço de escolas políticas e filosóficas, de grandes músicos, escritores e artistas. Desde sua unidade nacional, no final do século XX, é um país absolutamente influente e decisivo no cenário internacional.

Muitos brasileiros, nos últimos tempos, têm pensado em se mudar para a Alemanha ou, de fato, já se mudaram.

Se você está pensando em fazer isso, consulte a Doc Mundo para saber como é possível agilizar a sua documentação e mudar totalmente a sua vida, indo morar em uma das maiores potências do planeta.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register