SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Quer mudar de país depois dos 50 anos? Saiba como é!

Casal de idosos sorri: quer mudar de país depois dos 50 anos? Saiba como é!
20 set

Quer mudar de país depois dos 50 anos? Saiba como é!

O sonho de morar em outro país pode bater à sua porta em qualquer momento da vida. Independente da faixa etária. A boa notícia é que se você mudar para outro lugar depois dos 50 anos, existem vários países no mundo, principalmente na Europa, que são muito indicados para receber novos residentes. Se este é o seu caso, então fique por dentro: quer mudar de país depois dos 50 anos? Saiba como é!

Quando a gente pensa no que fazer da vida depois dos 50 anos de idade, a primeira coisa que vem à mente é querer viver, aproveitando bastante, de todas as formas que tem direito!

Não é à toa que várias pesquisas indicam a “curva da felicidade” em formato de um “U”. Esse estudo, realizado por Jonathan Rauch, revela que as pessoas mais felizes são as mais jovens e as mais velhas.

O pesquisador até lançou um livro, afirmando que a vida fica melhor depois da meia-idade, levando em conta renda, emprego, saúde e casamento em diferentes faixas etárias.

Portanto, ao contrário do que se pensa, chegar aos 50 anos de idade não é entrar em uma zona de perigo e sim em um momento de transição que serve para você se acostumar com a passagem do tempo e com a liberdade de poder investir mais em si mesmo, ser saudável e, claro, viajar! 

O que acontece ao mudar de país depois dos 50 anos?

Falando a verdade para você que quer mudar de país depois dos 50 anos, os desafios enfrentados por quem quer imigrar são os mesmos, independentemente da idade.

Aquele frio na barriga, as dúvidas sobre o local de moradia e todo o processo de adaptação à realidade de um novo país são exatamente os mesmos, mas com o benefício da experiência de vida.

Aos 50 anos, você já sabe bem o que gosta, o que rejeita, que cultura te atrai mais e como lidar com contratempos que podem aparecer. Justamente por isso, o conselho é basicamente o mesmo: pesquise bastante e considere suas características pessoais.

Dê uma atenção especial a locais que beneficiem as suas reservas financeiras e que tenham um mercado de trabalho acessível para a sua idade. O acesso simples ao sistema de saúde e um custo de vida equilibrado também devem ser priorizados. Mas essas são preocupações comuns a todas as idades!

Leve em consideração que você estará na melhor idade e com poucas preocupações, graças à quantidade de tarefas reduzidas, a chegada da aposentadoria e os filhos já adultos. Ou seja, não se prive de buscar por mais qualidade de vida!

O tempo para se acomodar, a nova língua para aprender e os novos lugares, hábitos e pessoas para conhecer, são parte de uma grande aventura. Deixar o país para trás e se abrir para novos experimentos e conhecimentos garantem uma viagem cheia de descobertas.

Se você quer mudar de país depois dos 50 anos, porque tem vontade de experimentar coisas novas, viver o que ainda não foi vivido, ou não quer apenas ver a vida passar com essa idade, respire fundo e se prepare para desbravar o mundo!

O que fazer para morar em outro país?

Deixar o país e se abrir para novos experimentos e conhecimentos garantem uma viagem cheia de descobertas
Deixar o país e se abrir para novos experimentos e conhecimentos garantem uma viagem cheia de descobertas. (Foto: Freepik)

Se você quer saber quais são os passos a seguir para mudar de país depois dos 50, confira a nossa checklist abaixo. Essas são perguntas iniciais para você responder, levando em conta que as suas decisões é que guiarão os preparativos e a sua experiência no exterior!

✔ ️ Saiba qual é o seu objetivo com essa mudança. Por que você quer mudar de país depois dos 50 anos?

✔ ️ Tenha em mente qual tipo de viagem você pretende realizar, seja um passeio turístico um pouco mais longo, um intercâmbio cultural ou uma viagem só de ida.

✔ Defina as questões da residência, ela será temporária ou permanente? Compartilhada ou apenas sua?

✔ Identifique bem quais países encaixam melhor com a sua personalidade e quais os motivos de você ter escolhido esse e não outro.

✔ Tem alguma atividade específica que você queira realizar nesse país, seja de trabalho ou estudo? Quais critérios você levou em consideração para a escolha?

✔  Você sabe falar a língua daquela região? Se não, está disposto a aprendê-la?

✔  Pergunte-se o tempo todo: você conseguiria se acostumar com essa nova realidade? Se a resposta for não, não abandone seus planos, apenas pense em outro destino!

Além disso, é importante garantir que você tem as condições necessárias para manter seu estilo de vida e para isso é necessário planejamento financeiro.

Saiba sobre mais sobre a moeda local, pesquise bastante sobre o custo de vida no país para onde você pretende ir. Leve em conta gastos com saúde, moradia, transporte, alimentação e, claro, lazer!

O conselho é que você busque um país que tenha ligação com as suas raízes, sejam elas sanguíneas ou culturais dos seus antepassados. Descendentes de espanhóis poderiam procurar pela Espanha, por exemplo, bem como portugueses por Portugal.

Qual é o país mais fácil para imigrar?

Há 42 anos, a revista International Living publica o Índice Anual de Aposentadoria Global, com informações sobre os melhores lugares para as pessoas aproveitarem bem a terceira idade.

Se você quer se mudar para outro país depois dos 50 anos de idade, precisa saber que nessa pesquisa a maioria dos países são europeus, e no top 10 estão Portugal e Espanha, graças ao seu estilo de vida acessível, clima agradável, alta segurança, excelente comida e muita beleza geográfica, tanto natural quanto cultural.

Confira a lista na íntegra no site da International Living

Bons lugares para morar após os 50 anos. Quer mudar de país depois dos 50 anos? Saiba como é!
Homem caminha em aeroporto; se você quer se mudar para outro país depois dos 50 precisa saber os melhores países para você são europeus
Homem caminha em aeroporto; se você quer se mudar para outro país depois dos 50, precisa saber que os melhores países para você são europeus!

Essas são algumas das regiões super-interessantes para você mudar depois dos 50 anos. Confira as particularidades de cada um!

Espanha: opção cada vez mais frequente entre os brasileiros, seja para estudar, trabalhar ou apenas viver a vida em um local com mais qualidade de vida. Lembramos que a Espanha é considerada um dos 10 melhores países para aposentados levando em consideração saúde, infraestrutura, tipos de vistos, entretenimento e benefícios. Se você está pensando em morar lá, procure a DocMundo, para ver se tem direito à dupla cidadania.

Romênia: os principais motivos pelos quais vale a pena conhecê-la são o grande tamanho para os padrões do leste europeu e o fato de ser raramente incluída nas listas de viagens. Isso além da segurança, das paisagens, do custo de vida barato e da hospitalidade do povo romeno!

Áustria: tem uma economia forte, estável e um IDH elevado, e se você conhece ou tem predileção pelo alemão, e sonha em conhecer Viena, a cidade considerada uma das melhores para se viver no mundo, esse é o lugar certo para você!

Lituânia: com uma cultura rica, o povo lituano, geralmente fala russo, cultiva suas tradições e é independente, persistente, amável e generoso. Famoso por suas cidades repletas de castelos e fortalezas medievais, ele tem o IDH bastante alto!

Portugal: em primeiro lugar no ranking dos melhores países para aposentados que mencionamos anteriormente, Portugal é indicado para os brasileiros principalmente por causa da similaridade da língua, clima, praias e comida.

Mudar para outro país depois dos 50 pode ser um processo difícil e demorado, que depende de atenção e conhecimentos específicos. Por isso, antes de qualquer passo e decisão, consulte especialistas em dupla cidadania e assessoria documental, como a DocMundo.  

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register