Conheça Lodz, a terceira maior cidade da Polônia
Varsóvia, a capital e maior cidade polonesa, é conhecida em todos os cantos do mundo. Porém, o país tem, claro muitas outras localidades que também são bastante interessantes, sendo uma delas, Lodz. Por isso, vamos mostrar como é esta região: conheça Lodz, a terceira maior cidade da Polônia.
Lódź, ou sem os acentos poloneses, Lodz, tem quase 700 mil habitantes e uma área de 293,25km², área semelhante à de Santos, litoral sul de São Paulo.
Pelo tamanho e extensão, considerados grandes em comparação às outras cidades polonesas, Lodz recebe muitos imigrantes ao longo do ano. Outro bônus que atrai as pessoas para morar neste local é a alta qualidade de vida presente ali.
A cidade também tem atraído muitos estrangeiros pela quantidade de empresas multinacionais alocadas no município. Os imigrantes que decidem se instalar por ali são recebidos com altos salários e baixo custo de vida.
Além dos imigrantes que vão para Lodz à procura de trabalho, a cidade polonesa também recebe vários estudantes internacionais, por sediar três grandes universidades, a University of Lodz, a Lodz University of Technology ou Politechnika e a Medical University of Lodz.
Custo de vida: conheça Lodz, a terceira maior cidade da Polônia
As famílias de estrangeiros, incluindo brasileiros, que decidem morar em Lodz são normalmente atraídas pelas vastas oportunidades de emprego nas multinacionais e custo de vida relativamente baixo no local.
A cidade, que é grande e possui algumas atrações interessantes, tem o custo de vida menor se comparada ao dos outros grandes municípios poloneses, como Cracóvia, Varsóvia e Wroclaw.
A média de preço de alimentação em um restaurante barato, por exemplo, é de 20 a 25 zlotys (moeda polonesa), enquanto uma cerveja no mercado custa cerca de 3 zlotys. O quilo do frango na cidade costuma ser, em média, 16 zlotys.
Já nos meios de locomoção, um bilhete de transporte público, que é válido por até 40 minutos, custa em média 2,80 zlotys, enquanto o passe mensal é 96 zlotys. O litro de gasolina, caso opte por carros, sai por cerca de 4,80 zlotys.
No caso da moradia, o aluguel na Polônia tende a ser caro, mas em Lodz os preços são um pouco mais baixos e, em alguns casos, chegam a ser 40% mais baratos que na capital do país, Varsóvia.
Os aluguéis podem variar de 750 a 3.000 zlotys, dependendo do tamanho e localização da residência. Como muitos estudantes vão para lá, é bastante comum encontrar aluguéis de apenas um quarto ou estúdios e apartamentos pequenos.
Estudando na terceira maior cidade polonesa
Um dos grandes atrativos da cidade para estrangeiros são as universidades. O município costuma receber milhares de estudantes internacionais nas três grandes universidades sediadas ali.
Cada uma delas oferece cursos relacionados a algumas áreas específicas. A Universidade de Lodz (University of Lodz), por exemplo, tem cursos voltados às ciências sociais aplicadas e demais áreas de humanas.
Já a Universidade de Tecnologia de Lodz (Lodz University of Technology ou Politechnika) é mais focada nas áreas da tecnologia e de exatas.
A Universidade de Medicina de Lodz (Medical University of Lodz), por sua vez, possui cursos mais voltados à área médica e de saúde.
As três universidades recebem estudantes internacionais e contam, inclusive, com opções de cursos de graduação e pós-graduação em inglês.
Como é o trabalho no país?
Lodz tem passado por uma rápida expansão e modernização, o que a tornou um atrativo para muitas empresas multinacionais que estão em busca do mercado polonês e europeu em geral.
Com a chegada dessas multinacionais, existe até hoje diversas de oportunidades de empregos, principalmente para profissionais qualificados e que falem outros idiomas, além do polonês.
Infosys, Philips, Clariant, Fujitsu, Conduent são algumas das grandes empresas que se fixaram na cidade nos últimos anos e costumam contratar estrangeiros.
Mas vale ressaltar que, para conseguir emprego, o estrangeiro precisa estar com todas as documentações válidas, afinal, as empresas – principalmente as grandes – buscam evitar ao máximo problemas legais.
Para trabalhar na Polônia, você precisa de uma permissão de trabalho válida, além de alguns outros documentos.
Sendo assim, a melhor opção se você pensa em se mudar para a Polônia é consultar a DocMundo para saber se você tem direito à dupla cidadania. A empresa também vai te ajudar com todos os outros documentos necessários para que a imigração seja tranquila e segura.
Em relação ao salário, assim como no Brasil, os valores recebidos em Lodz tendem a ser um pouco menores que os da capital. Essa diferença, porém, tende a ser compensada, já que a cidade possui um custo de vida menor também.
Transporte público em Lodz
O transporte público é um dos pontos altos de Lodz, que fazem a vida na cidade valer ainda mais a pena. O município conta com linhas de trem e ônibus por todos os cantos da região.
Moradores do local dizem que o transporte funciona bem e não costuma ter muitos atrasos, a não ser em casos de problemas específicos.
Para se locomover, o morador pode optar por passes diários, que duram 40 minutos, ou um passe anual, que acaba valendo a pena pelo valor, dependendo do quanto se usa. Crianças e estudantes possuem descontos em ambos os pacotes.
Uma boa notícia para quem gosta de viajar é que a cidade possui ótimas estações de trens e rodoviárias que a interligam com outras cidades pela Polônia.
Lugares para conhecer em Lodz
Claro que, caso você opte por se mudar para Lodz, muito além de aspectos necessários para a rotina, como custos, estudo e emprego, você também precisa se informar a respeito dos pontos turísticos da cidade, para curtir os finais de semana!
Um ponto famoso da cidade é a Rua Piotrkowska. Ela é o coração do centro comercial e cultural do município. Com 4,2 km de extensão, essa é a rua mais comprida da Polônia e uma das maiores ruas comerciais da Europa.
A rua também é uma ligação do antigo com o moderno, já que, em um de seus cantos, ela é rodeada por construções históricas que é, inclusive, fechada para o trânsito (só táxis são permitidos). Na outra ponta, ela conta com prédios de arquitetura moderna, unindo o velho ao novo.
A cidade polonesa, assim como as outras, é histórica e carrega consigo as marcas do tempo, sendo uma mistura de prédios antigos com modernos. A cidade também abriga museus, que são um ótimo programa para os apaixonados pela arte.
Em Lodz há também o Central Museum of Textiles, o Herbst Palace Museum e o Branch Museum of Art, que fica em um maravilhoso palácio antigo.
Além dos museus, a cidade também conta com zoológico, parque aquático, lindas praças, jardim botânico e muitas outras atrações para conhecer nos finais de semana!