Visto Americano: como anda a fila para tirar o documento?
Recentemente foi anunciado pela Embaixada dos Estados Unidos que a emissão dos vistos americanos, de todas as modalidades, foi retomada a partir do dia 8 de novembro, assim como a abertura das fronteiras norte americanas. Entretanto, a fila para tirar o visto americano está maior do que nunca.
Com o calendário de entrevistas para obter o visto americano sem datas disponíveis até dezembro de 2022, mais uma vez se vê o impacto gerado pelo fechamento dos consulados americanos no Brasil por causa da pandemia do novo coronavírus.
Os consulados estão com dificuldades em atender tanta demanda, e apesar da notícia de reabertura das fronteiras do país, o processo de entrevistas para a obtenção do visto americano que costumava durar cerca de 15 dias, acabou aumentando para até 1 ano e dois meses.
Apesar disso, há exceções, como é o caso dos vistos de estudantes e de pessoas em situações emergenciais, mas você pode saber mais detalhes sobre como anda a fila para tirar o visto americano no decorrer do texto abaixo. Confira:
Como está o processo para tirar o visto americano atualmente?
Tobias Bradford, porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos, anunciou em entrevista coletiva que as equipes dos consulados e embaixadas estarão disponíveis para realizar as entrevistas necessárias para tirar o visto americano e assim ceder o máximo possível de vagas aos brasileiros interessados em visitar o país.
Porém a realidade tem sido de muita espera, para todos os casos, incluindo renovação de visto americano. As entrevistas para visto de turista que foram marcadas antes da pandemia e acabaram não acontecendo poderão ser reagendadas para uma data de acordo com a disponibilidade.
A embaixada norte-americana recomenda fortemente que os solicitantes de visto fiquem de olho no site de agendamento, constantemente, para novos horários e cumprir todos os requisitos o quanto antes, para agilizar ao máximo o processo.
Entre os procedimentos padrão estão: preencher o formulário, pagar a taxa obrigatória, agendar a entrevista e reunir os documentos, apresentar-se para a entrevista e aguardar a avaliação das autoridades consulares. Para mais detalhes visite o site da embaixada: Clique Aqui.
Quais as perspectivas de retorno das entrevistas?
Os consulados americanos estão enfrentando dificuldades para realizar todas as solicitações de vistos americanos e a Embaixada afirma que estão trabalhando para retomar os serviços de vistos de forma segura o quanto antes.
Porém, o órgão destaca que a crise de saúde pública e a restrição das viagens ainda têm impacto sobre o número de vistos a serem processados.
As entrevistas que já foram agendadas serão realizadas, mas a preocupação mesmo é para quem deseja marcar as entrevistas nesse momento ou reagendá-las. O agendamento está bloqueado até dezembro de 2022 e o calendário de 2023 ainda não foi aberto.
Estudantes e outros casos urgentes como tratamento médico ou funerais de parentes próximos, por exemplo, em todo caso, estão funcionando de maneira especial.
Entenda por que está difícil conseguir o visto americano
O que está havendo com os consulados e por que a fila para tirar o visto americano está com datas tão distantes? Bom, o que acontece é que a prioridade do ano que vem são os casos considerados prioritários e de entrevistas que foram suspensas em 2020.
Quando os Estados Unidos proibiram a entrada de brasileiros por conta do grande número de casos de COVID-19, a embaixada e os consulados colocaram em ação um plano para atender à demanda dos brasileiros para vistos americanos.
Entre elas estava a prorrogação da validade da taxa que deve ser paga antes da entrevista, por exemplo. Mas, com a reabertura das fronteiras norte-americanas, a corrida em busca do visto americano começou.
Apenas quatro dias depois do anúncio do presidente Joe Biden sobre a entrada de estrangeiros 100% vacinados, a fila para tirar o visto americano e as entrevistas só estavam disponíveis a partir de 31 de janeiro de 2022.
Hoje, nos consulados do Brasil, apenas estudantes, jornalistas e pessoas expostas a casos urgentes, de morte ou de saúde, conseguem tirar visto dos EUA.
O que é preciso para tirar o visto americano?
Segundo as novas diretrizes para tirar o visto americano, os brasileiros terão que apresentar teste negativo para Covid-19 e o comprovante de vacinação completa.
As vacinas aceitas são as que foram aprovadas pelo FDA, o órgão norte-americano que funciona como a Anvisa no Brasil e as que constam na lista da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Na lista estão:
- Pfizer/BioNTech;
- Moderna;
- Oxford/AstraZeneca (produzida no Brasil pela Fiocruz);
- Janssen (Johnson & Johnson);
- SinoPharm e CoronaVac — produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
Crianças e menores de 17 anos não são obrigados a apresentar o comprovante de vacinação, mas devem testar negativo para Covid-19.
Outra recomendação é que quem deseja enfrentar a fila para tirar o visto americano não aguarde novas datas surgirem, mas execute todo o procedimento o mais rápido possível. Isso porque mesmo que, atualmente, as datas estejam esgotadas até dezembro de 2022, pode haver desistências.
O que é o visto americano?
O visto americano funciona como uma autorização concedida por um país a um estrangeiro, permitindo-lhe entrar, permanecer ou sair desse país de acordo com as condições que constam no visto.
Eles possuem vários tipos de acordo com o objetivo da viagem, seja turismo, intercâmbio, investimento, realização de atividades especiais e até abertura de empresas. E ainda incluem tempo limite de permanência do estrangeiro no país em questão.
Outras restrições são também a da data em que o solicitante do visto americano pode entrar, o número de visitas permitidas ou então o direito de um indivíduo de realizar atividades remuneradas ou de estudo.
Geralmente emitido na forma de um carimbo ou de um certificado impresso e colado em uma das páginas do passaporte, os vistos representam a permissão de entrada em um país, e os procedimentos para tirar o visto podem ser diferentes, dependendo do território.
Entenda a importância do visto americano!
Se você sonha em viajar para os Estados Unidos então sabe qual é a importância de se adquirir o visto americano. Visitar tantos destinos incríveis só é possível com o visto em mãos.
Além do passaporte, tirar o visto americano é prioridade, mesmo antes de planejar uma viagem, seja ela a trabalho, intercâmbio cultural ou para estudos, pois só assim você possui a permissão do consulado e pode entrar, legalmente, no país.
E se você tem ascendência europeia, nós realizamos gratuitamente uma análise de elegibilidade para requerer a dupla cidadania para países como a Polônia, Portugal, Espanha, Lituânia, Áustria e Alemanha. Com o passaporte europeu em mãos, você não precisará do visto para entrar nos Estados Unidos.