Passaportes mais poderosos do mundo: fique por dentro!
O sonho de muita gente é conquistar sua dupla cidadania a fim de concretizar o sonho de morar fora do Brasil. Mas se você já viajou, provavelmente percebeu uma movimentação diferente ao chegar nos aeroportos. Filas grandes para algumas nacionalidades e outras bem menores. E se a gente disser que isso tem tudo a ver com o seu passaporte? Por isso atualize-se com esse assunto; passaportes mais poderosos do mundo: fique por dentro!
Pois é, esse documento tem poder – sendo que uns têm mais que outros. Mas o que isso significa?
Ter um dos passaportes mais poderosos do mundo te dá a facilidade de aceitação em diferentes países sem a necessidade do visto prévio, antes do desembarque no país visitado.
Para que você fique por dentro de tudo, a DocMundo separou tudo o que você precisa saber.
Para que serve o passaporte?
O passaporte é basicamente o documento de identificação oficial do viajante no exterior, ele serve como garantia às autoridades do destino que você viaja dentro da legalidade.
Contudo, também é importante destacar que o passaporte é um documento que, em função dos acordos entre países, pode liberar o viajante de pagar um visto ou facilitar a sua obtenção, por exemplo.
Dessa forma, os passaportes são classificados com base em sua pontuação de mobilidade. Quanto maior for a pontuação, melhor será a classificação de poder do passaporte.
Os países são classificados pelo número de passaportes que aceitam com isenção de visto ou com visto na chegada.
Passaportes mais poderosos do mundo: fique por dentro! Saiba quais são os melhores!
Todos os anos, a Henley Passport Index – ranking global de países de acordo com a liberdade de viagem de seus cidadãos, divulga a lista com os passaportes mais poderosos do mundo.
O Japão, que liderou a lista nos últimos três anos, manteve, a primeira posição mais uma vez. Isso o torna, sem dúvida, um dos passaportes mais poderosos do mundo.
O país do Leste Asiático foi seguido pela Cingapura em segundo lugar e Coréia do Sul e Alemanha, país que já teve o passaporte mais precioso do mundo, empatados em terceiro.
Veja a lista completa:
- Japão – 191 destinos
- Singapura – 190 destinos
- Coreia do Sul, Alemanha – 189 destinos
- Itália, Finlândia, Espanha, Luxemburgo – 188 destinos
- Dinamarca, Áustria – 187 destinos
- Suécia, França, Portugal, Holanda, Irlanda – 186 destinos
- Suíça, Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Nova Zelândia – 185 destinos
- Grécia, Malta, República Tcheca, Austrália – 184 destinos
- Canadá – 183 destinos
- Hungria – 181 destinos
- Lituânia, Eslováquia, Islândia e Polônia – 181 destinos
- Letônia e Eslovénia – 180 destinos
- Estônia – 179 destinos
- Liechtenstein e Malásia – 178 destinos
- Mônaco, Chile e Chipre – 174 destinos
- Emirados Árabes Unidos – 173 destinos
- Romênia – 172 destinos
- Bulgária e Croácia – 171 destinos
Ao levar em conta os fechamentos de fronteira relacionados ao coronavírus, vale ressaltar que, no momento atual, o passaporte alemão é atualmente o mais poderoso do mundo, com acesso isento de visto ou visto na chegada para 134 destinos.
Isso o torna o mais forte do mundo, de acordo com a Passport Index ou em tradução livre, Índice de Passaportes da Arton Capital – uma outra classificação dos passaportes mundiais que, ao contrário do Henley Passport Index, atualiza sua classificação em tempo real conforme novas isenções de visto e mudanças implementadas – como o efeito da Covid-19.
Quando você remove essas proibições temporárias de viagem, a ordem de países fica muito diferente. Então, a longo prazo e de maneira mais sólida, a lista acima é o que vale, sendo atualizada a cada ano.
Os piores passaportes do mundo
No entanto, é importante saber que existem países com a liberdade de locomoção mais restrita. Isso porque, muitos deles têm acesso isento de visto em menos de 40 países.
A baixa no ranking pode variar entre fatores políticos, econômicos e sociais. Entre os nomes da lista estão:
- Afeganistão – 26 destinos
- Iraque – 28 destinos
- Síria – 29 destinos
- Paquistão – 32 destinos
- Somália, Iêmen – 33 destinos
- Territórios palestinos – 37 destinos
- Líbia, Nepal – 38 destinos
- Coreia do Norte – 39 destinos
E o Brasil? Passaportes mais poderosos do mundo: fique por dentro!
Na lista de passaportes mais poderosos do mundo do banco de dados da Henley Passport Index, o Brasil ocupa o 19º lugar com acesso a 170 destinos sem visto. Já para a Passport Index o país está em 21ºno ranking e conta com a possibilidade de 101 destinos diferentes em meio à pandemia da Covid-19.
De acordo com Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e criadora do conceito de índice de passaportes à CNN houve uma mudança no conceito de viajar pelo mundo.
“Os jovens de hoje são conscientes em termos sociais e ambientais, e menos nacionalistas, o que os torna possivelmente a geração mais móvel da história da humanidade.
Eles representam uma mudança radical na mobilidade, uma transição de ‘cada país por si’ para ‘cada um por si’”, explica.
E se você faz parte desse time e tem “sede de mudança”, faz todo o sentido buscar um passaporte com poder para aumentar sua gama de possibilidades, não é mesmo? Então não perca tempo e separe a sua documentação.
Para isso, sem hesitar, consulte a DocMundo!
Afinal, viajar quebra a rotina, te faz dar uma pausa, esquecer os problemas, as obrigações do trabalho e tirar um tempo para ficar na companhia de quem você mais ama.
Isso te ajuda a manter-se feliz e de bem com a vida. E, além disso, te oferece um mundo de possibilidades.