Conheça os feriados poloneses e como são comemorados
Sejamos sinceros: nada melhor do que um bom feriado! Afinal, quem não gosta de tirar um (ou mais) dias para conseguir descansar e curtir com a família e amigos? E está enganado quem pensa que só brasileiro ama feriados! A verdade é que eles são aproveitados em todos os países do mundo, de diversas formas. Na Polônia, não poderia deixar de ser diferente. Por isso, conheça os feriados poloneses e como são comemorados.
Na Polônia, seus moradores amam curtir os dias de folga para conhecer a própria cidade ou para passear pelo país e, quem sabe, até mesmo ir para outros países vizinhos, na Europa.
Os poloneses, assim como os brasileiros, também amam feriados emendados.
O país tem 13 feriados oficiais, nos quais os habitantes normalmente não trabalham e nem estudam.
Desses 13, 9 deles têm data fixa e outros 4 contam com dias variados, dependendo do ano.
Vamos falar um pouco mais desses feriados poloneses! Assim, você ficar a par da cultura do país.
Feriados poloneses que são iguais aos do Brasil
Muitos dos feriados poloneses são iguais aos que comemoramos aqui no Brasil e também em diversos países do mundo, como a Páscoa, Natal e Ano Novo.
O país europeu, que tem o catolicismo como religião predominante, também conta com diversos feriados religiosos, além da Páscoa e do Natal, assim como acontece em solo brasileiro.
Festas de fim de ano
No caso do Natal e Ano Novo, nada muda! Assim como a maioria dos países no mundo, as festividades são comemoradas no dia 25 de dezembro e 1° de janeiro.
Os poloneses costumam comemorar a data ainda na véspera, com grandes ceias, cheias de variedades de comidas. A data também costuma ser comemorada ao lado de familiares e parentes mais próximos.
O feriado é um dos mais tradicionais do país e, antigamente, as famílias começavam a preparar a festança meses antes. Como a maioria das pessoas ainda são religiosas, atualmente, a data ainda tem muita importância para a cultura local.
Feriado de Páscoa
Outro feriado que também é comemorado tanto no Brasil quanto na Polônia é a Páscoa. Diferentemente daqui, no entanto, a Sexta-feira Santa é um dia normal, mas os poloneses têm livre a segunda-feira, conhecida como Segunda-Feira de Páscoa.
A Páscoa é um feriado polonês muito comemorado. Os habitantes começam as tradições com a chegada da Quinta-Feira Gorda (Tłusty Czwartek) que acontece na última quinta-feira antes da Quaresma.
Os poloneses acreditam que nesse dia, todos precisam comer pelo menos um sonho (pączek) para ter sorte no resto do ano.
Algumas famílias e amigos, inclusive, fazem até competições entre si, de quem comeu mais sonhos no dia! É para deixar a dieta de lado mesmo!
Durante a quaresma, assim como no Brasil, as pessoas mais religiosas fazem alguma penitência ou até mesmo jejum. No final dela, chega a tão esperada Páscoa.
Com a data se aproximando, os poloneses começam a decorar as casas para celebrar.
As famílias costumam participar com afinco do Domingo de Ramos e, no Sábado de Aleluia, preparam a cesta com comidas a serem benzidas pelos padres.
No Domingo de Páscoa, as famílias vão logo cedo à missa e, ao voltarem, aproveitam um farto café da manhã com os alimentos benzidos no dia anterior.
As crianças polonesas não costumam ganhar ovos de chocolate, como ocorre no Brasil.
Ao invés disso, é comum que os familiares deem chocolates em formatos de coelhos, galinhas, ovelhas e até alguns ovinhos pequenos.
Além desses feriados, a Polônia também conta com o feriado de Corpus Christi, e essa data costuma ser comemorada com procissões pelas cidades do país.
Feriados religiosos da Polônia
Além do Natal, Páscoa e Corpus Christi, os poloneses também comemoram outros feriados religiosos, mostrando a influência católica, que ainda é muito forte no país.
No dia 6 de janeiro, os poloneses não precisam trabalhar ou estudar, pois o país tem o Dia dos Reis como um feriado.
A festa, que celebra a visita dos Três Reis Magos a Jesus, também é comemorada em muitas cidades brasileiras, porém sem um feriado nacional.
Em muitas cidades da Polônia, uma verdadeira multidão participa da Cavalgada dos Reis Magos, que conta com a presença da Sagrada Família, dos Três Reis Magos, Herodes e muitas crianças vestidas de pastores.
Depois da cavalgada, as pessoas costumam se unir para participar de um show com canções natalinas.
Pentecostes também é um feriado religioso comemorado na Polônia. A data é celebrada 50 dias depois do domingo de Páscoa e relembra a Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus.
Outro feriado da Polônia que também é religioso é o Dia da Assunção de Nossa Senhora, comemorado em 15 de agosto.
No mesmo dia, o país também celebra o Dia do Exército Polonês. A data foi escolhida para comemorar a vitoriosa Batalha de Varsóvia, em 1920, contra o exército bolchevique.
A data de 1° de novembro também é feriado na Polônia. Neste dia, os habitantes comemoram o Dia de Todos os Santos. Esse feriado é particularmente importante para o país.
Nesse dia, os poloneses costumam visitar túmulos de familiares e de pessoas importantes para a história local.
Já em 2 de novembro, Dia de Finados, não é feriado, mas é dedicado exclusivamente para tradições e rituais que lembram os falecidos.
Feriados poloneses que não são religiosos
Apesar da maioria dos feriados poloneses serem religiosos, o país também conta com algumas datas de comemorações que não têm a ver com o catolicismo.
O primeiro deles é o dia 1° de Maio. Na data, assim como no Brasil, os poloneses comemoram o Dia do Trabalhador.
Esse dia já foi mais comemorada, quando o país se encontrava sob domínio comunista. Hoje em dia, configura-se mais em um dia de descanso.
Ainda em maio, no dia 3, os cidadãos celebram mais um feriado: o Dia da Constituição Polonesa.
A celebração dessa data chegou a ser ilegal durante alguns períodos da história da Polônia, como na Segunda Guerra Mundial.
Esses dois feriados de maio costumam ser muito esperados pelas famílias, já que, dependendo do dia em que caem, podem resultar em um grande feriado emendado de até 8 dias!
Por último, em novembro, há um feriado da Polônia que também não é religioso. No dia 11, é comemorada a Independência da Polônia.
A celebração é feita desde 1918, quando o país se viu livre depois de 123 anos sem existir no mapa, após ser partilhada pelos seus vizinhos, Prússia, Rússia e Áustria.
Seja qual for o motivo e quando for, os feriados poloneses costumam ser comemorados como os brasileiros: alguns dias de descanso, passeios e muita diversão em família! Se precisar de ajuda com os documentos da viagem, entre em contato com a Docmundo.