
Lituânia: um pequeno e fascinante país europeu
A Lituânia é um pequeno e fascinante país europeu, mas muito pouco se conhece sobre esta pequena nação. Por isso, é importante que se saiba mais sobre este país.
Em primeiro lugar: você sabia que a Lituânia foi o primeiro país a se tornar independente da União Soviética?
Os lituanos celebram no dia 11 de março, o Dia da Restauração da Independência. Porém, a proclamação da sua independência é comemorada todo dia 16 de fevereiro.
Em segundo lugar, é muito interessante saber que a Lituânia era, na Idade Média, no final do século XIV um dos maiores países da Europa e seu território incluía a maior parte da Bielorrússia moderna, do oeste ucraniano e partes da Rússia e da Polônia. O país está localizado no centro geográfico do continente.
Junto com a Rússia, Ucrânia, Letônia e Estônia, a Lituânia era uma das 15 repúblicas que formavam a extinta União Soviética. O país tornou-se independente da república soviética em 1990. Desde 1998, o pais é membro-associado da União Europeia.
A Lituânia forma junto com a Letônia e Estônia as chamadas Repúblicas Bálticas. Elas foram assim nomeadas por estarem situadas às margens do Mar Báltico, no norte da Europa.
O país foi o último da Europa a aderir à religião cristã e há, atualmente, nesta região uma mistura de tradições cristãs com pagãs.
Mais de 70% da população segue a Igreja Católica Apostólica Romana. O santo padroeiro é São Casimiro.
Lituânia, a terra das cegonhas

Do mesmo modo, outro dado muito interessante: a cegonha é símbolo deste país e diz o dito popular no país que ela traz harmonia para as casas onde constrói o seu ninho. Por isso, a Lituânia tem o apelido de “Terra das Cegonhas”.
Da mesma forma, boa parte das crianças lituanas ainda pressupõe que são as cegonhas que trazem os bebês para os lares, tal e qual víamos nos desenhos infantis de décadas passadas.
Tão grande é a importância deste animal na Lituânia que em 25 de março comemora-se o “Dia da Cegonha”.
Nesta data, é costume pendurar presentes para crianças em galhos, acendendo fogueiras de palha e outros rituais arcaicos. Em 1973, a cegonha foi declarada a ave símbolo do país.
Outra curiosidade sobre a Lituânia: quem entrega os ovos de Páscoa por lá é a “Vovó Páscoa”, os coelhos são como os elfos do Papai Noel, somente têm a função de ajuda a decorar os ovos e a carregar o carrinho cheio de ovinhos.
A Lituânia é conhecida, é o único país no mundo a ter um “cheiro oficial”, denominado “Cheiro da Lituânia”.
Este aroma é uma mistura de flores silvestres, gengibre, framboesa, sândalo e almíscar.
O esporte preferido dos lituanos é o basquete, verdadeira paixão nacional.
Quando rola uma competição importante, nacional ou internacional, a bandeira do país, com suas cores verde, vermelho e amarelo pode ser observada nos quatro cantos do seu território. Tamanho é o encanto que os lituanos têm com o basquete que se diz por lá que o esporte é a segunda religião do país.
Uzupis: república independente
Dentro de Vilna ou Vilnius, capital do país (admite-se os dois nomes), há uma micro-nação, a República de Uzupis.
A mesma possui hino próprio, presidente, bispo, duas igrejas, um cemitério (que é um dos mais antigos de Vilnius) e nada menos do que sete pontes.
Uzupis é considerado como um distrito artístico e sua constituição é certamente uma das mais curiosas que existem no mundo por conterem leis como essas: “todo mundo tem o direito de morrer, mas não é uma obrigação” e “todo mundo tem o direito de não entender nada”.
Com 600 mil habitantes, Vilna é também a cidade mais populosa do país.
As curiosidades sobre a Lituânia não terminam por ai. Você sabia, por exemplo, que cerca de 1/3 do território lituano é coberto por bosques.
A Lituânia integra a “República Báltica” ao lado da Letônia e da Estônia. Elas têm esse nome, por estarem localizadas às margens do Mar Báltico, ao norte da Europa. Portanto, são considerados como países bálticos.
A população da Lituânia tem quase 3 milhões de pessoas. Boa parte da população, cerca de 80% é formada por lituanos étnicos. Outros 20% constituem-se, basicamente, de poloneses, russos e bielorrussos.
Lituânia, a Terra dos Lagos
Apesar de ter uma extensão territorial pequena, um pouco maior que o estado do Rio Grande do Norte, a Lituânia abriga milhares de lagos.
É por este motivo que também se tornou conhecida como a “Terra dos Lagos”.
O Brasil é uma das nações do continente americano que mais abriga imigrantes lituanos. São cerca de 40 mil pessoas, que se estabeleceram nos estados de São Paulo e Paraná.
O imigrante lituano mais famoso aqui no Brasil é o pintor Lasar Segall. Nascido em uma família judia de Vilnius, ele fixou residência em São Paulo. Segall era um vanguardista: foi dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.
O nome “Lituânia” foi mencionado pela primeira vez há muito tempo: em 1009.
A primeira editora da Lituânia foi fundada em Vilnius, em 1522, e o primeiro livro lituano foi publicado 25 anos depois.
A mãe do Papa João Paulo II era de ascendência lituana.
Por tudo que se observa, certamente a Lituânia é um país extremamente atraente para se pensar em uma mudança, ou seja, para planejar morar por lá.
Se este é o seu caso, procure a DocMundo! A empresa faz tudo para que você obtenha a dupla cidadania da Lituânia., este pequeno e fascinante país europeu.
Você não precisa se preocupar com nada. Todos os formulários necessários são preenchidos e são emitidas as documentações para o seu processo tramitar diretamente na Lituânia.