Dupla cidadania romena: saiba como e porque tirar
A Romênia é um dos países do Continente Europeu com um dos custos mais baixos de vida de todas as nações daquela região.
O país torna-se assim muito atraente para expatriados e imigrantes, na hora de fazer o mercado, alugar ou comprar uma casa ou, ainda, quando for escolher a escola dos filhos.
Outra vantagem é que a Romênia possui sistema de saúde público e privado, estando o serviço público à disposição tanto para os cidadãos romenos, como também para estrangeiros, desde os que mesmos sejam residentes e portadores da permissão de residência.
Outro benefício para quem deseja tirar dupla cidadania da Romênia é poder morar, estudar ou trabalhar legalmente nos países que integram a União Europeia, além da Austrália e do Canadá. E, ainda: aos que pretendem morar nos Estados Unidos como investidor terão o direito ao visto E2 (investimento de US$ 100 mil a 200 mil).
A respeito da análise de elegibilidade, a DocMundo faz um teste, por meio do site, se a pessoa é selecionável ou não para requisitar o documento. Isso envolve diversos fatores como pesquisa das certidões apresentadas, data de saída da Romênia, entre outros.
Além desta análise, a DocMundo também realiza o estudo documental. Caso os mesmos estejam de acordo, conforme requisitado, é preparada toda a documentação: emissão das certidões brasileiras atualizadas, preenchimento de formulários, tradução juramentada, apostilamento, etc.
Documentos Necessários
Do antepassado romeno:
Qualquer documento emitido na Romênia, como: certidão de nascimento romena, passaporte romeno ou, ainda, carteira de identidade romena;
Certidão de nascimento, casamento, óbito e certidão negativa ou positiva de naturalização;
Dos pais dos requerentes:
Certidão de nascimento, casamento e óbito.
Do requerente:
CNH ou RG, CPF, Passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento;
Se o requerente for casado, certidão de casamento e certidão de nascimento do cônjuge.
Como entro com o processo?
Você não precisa se preocupar: a DocMundo faz tudo por você, sempre com a maior comodidade possível. Preenchemos os formulários necessários e emitimos a documentação para o seu processo tramitar no Consulado da Romênia no Rio de Janeiro ou em Brasília (depende de onde o cliente resida).
Dúvidas mais comuns sobre como obter a dupla cidadania romena
Qual a duração, em média, deste processo?
A confirmação da cidadania romena leva, em média, 2 anos.
Sobre consultas, é cobrado algum valor?
Não é cobrado nenhum valor para consultas.
Meu marido ou esposa podem ter a cidadania romena se eu adquirir?
Infelizmente não, pois a cidadania romena é consanguínea.
Meus filhos têm direito à cidadania romena?
Sim.
Preciso saber o idioma romeno para adquirir a minha nacionalidade romena?
É necessário saber o básico do idioma romeno, pois a entrevista no Consulado é em Romeno e no final do processo deverá fazer o juramento no idioma romeno para adquirir a sua dupla cidadania romena. Terá o prazo de aproximadamente 2 anos (prazo para conclusão do processo) para estudar o idioma romeno.
A União estável é aceita na Romênia como casamento?
Sim, é aceita.
Não resido no Brasil, posso dar entrada no Consulado Romeno do país aonde resido?
Sim, pode.