SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Como agendar o passaporte polonês?

Passaporte da Polônia
17 mar

Como agendar o passaporte polonês?

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas que já obtiveram a sua dupla cidadania é: como agendar o passaporte polonês?

Em primeiro lugar, é claro que para agendar o passaporte polonês você já terá obtido a sua dupla cidadania. Fazer um sem o outro, não existe!

É importante, porém, entender os passos a respeito da emissão do passaporte polonês

Vale a pena saber isso ainda que você não tenha iniciado o processo para obter a cidadania polonesa.   

Se você já tem em mãos a sua cidadania polonesa e é legalmente reconhecido como cidadão polonês, já deve solicitar o seu passaporte polonês!

Em segundo lugar, é necessário preparar-se com antecedência. Assim, como você já deve ter procedido para realizar a sua dupla cidadania.

É bom que se compreenda que assim que você tiver em mãos o seu passaporte polonês, você será, naturalmente, autorizado a realizar a passagem das fronteiras.

Fora isso, poderá permanecer em vários destinos.

Do mesmo modo, outro grande ponto favorável é que o passaporte ratifica a nacionalidade polonesa, país que integra a União Europeia.  

Assim sendo, caso sonhe em fazer uma viagem de férias, pela Europa, possuindo estes documentos, tudo ficará muito mais fácil.

Ou até mesmo, se for o caso, mudar de país. Com o passaporte polonês pode fazer isso com absoluta tranquilidade!

Documentos necessários

Entre os documentos necessários para dar entrada no passaporte polonês e, futuramente, o passaporte europeu, estão.

Certidão de confirmação da cidadania polonesa (DECYZJA); certidão de nascimento emitida na Polônia; certidão de casamento (caso seja o seu caso) emitida na Polônia; formulário de requerimento do passaporte preenchido no próprio consulado polonês; formulário de obtenção do PESEL e o número da sua identificação pessoal – seria algo similar a um RG ou CPF brasileiro, só que da Polônia; foto para o passaporte.   

PESEL

Sobre o PESEL, a requisição para obtê-lo é feita através do consulado ao realizar o pedido do passaporte. Para poder solicitá-lo (através de agendamento prévio), é necessário exibir no consulado certidões de registro civil devidamente feitas na Polônia.  

Fora isso, cabe lembrar que a foto para constar no passaporte polonês deve ser realizada no máximo 180 dias antes de entrar com o pedido de requisição do passaporte. Ou seja, a foto tem que ser a mais atual possível.  

Após ter em mãos todos os documentos que são pedidos, é preciso agendar previamente a entrevista no consulado da Polônia. Para isso, acesse o seu site oficial.

Naturalmente, sem realizar o agendamento não há como realizar a solicitação do passaporte.

É fundamental que se programe esse agendamento com a maior antecedência possível.

Há alguns consulados poloneses que têm grandes demandas e se for deixar para a última hora para fazer isso, acabará gastando bastante tempo.  

No momento, atualmente é exigido que o solicitante realize a sua solicitação de forma presencial (menos se ele tiver abaixo de 5 anos).

Sendo assim, não há como enviar a solicitação e nem os documentos pelos correios, e também não é possível ser representado por outras pessoas.

Esses fatos ocorrem porque o passaporte polonês é biométrico e a impressão digital do solicitante tem que ser realizada diretamente no consulado. 

Comprovações civis polonesas  

É fundamental para a requisição do passaporte polonês que se anexe (caso possua) suas certidões polonesas de nascimento e, se for o seu caso, também de casamento.

Isso deve ser feito após confirmar a sua cidadania polonesa!  

Caso tenha nascido e casado fora da Polônia, é preciso submeter certidões traduzidas ao Departamento de Registros Civis da Polônia, para que se obtenha registros vitais poloneses.  

Essa fase não é demorada e nem muito complicada. Espera-se entre 3 a 4 semanas para o seu processamento.

Sobre mudança de nome 

Caso você seja um emigrante que mudou seu nome oficialmente em outro país terá que passar outra vez pelo processo de mudança de nome, só que, dessa vez, na Polônia.  

Contudo, antes dessa etapa, é necessário ter em mãos o PESEL, conforme já citado.

Essa fase do processo demora cerca de 60 dias.

Há que se lembrar também que todo o processo para emitir o passaporte polonês gera custos.

Sendo assim, se faz necessário o pagamento das taxas consulares para que se consiga prosseguir com a solicitação. A dica é encarar isso como um excelente investimento e não como um custo. 

Pois tendo o passaporte polonês em mãos irá obter vários benefícios.

Passaporte temporário

Para agendar o passaporte polonês você já terá que ter obtido a sua dupla cidadania. Fazer um sem o outro, não existe!
Passaporte temporário da Polônia: solução para quem precisa viajar com urgência.

Pode ser feito, caso você tenha muita pressa, um passaporte polonês temporário. Na grande maioria dos casos, os consulados conseguem emitir o mesmo no dia da sua solicitação.

Contudo, o passaporte temporário passou a ser cada vez mais desnecessário. Isso porque desde que a Polônia entrou na União Europeia e com a melhoria nos processos de solicitação de passaportes poloneses, o passaporte regular, com validade de uma década, está sendo emitido com rapidez, de 30 a 60 dias somente.

No entanto, evidentemente, se é necessário e urgente ter em mãos o passaporte polonês antes desse prazo, é seu direito requisitar esse passaporte temporário!  

Caso você esteja ainda no processo de obter a cidadania polonesa, lembre-se de que precisa verificar e confirmar a sua elegibilidade!

Isso é, você precisa saber se realmente tem direito à dupla cidadania. Caso tenha, é só seguir com o pedido e depois requisitar a emissão do seu passaporte polonês!

DocMundo

Comments:

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register