SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Serviços de saúde na Europa: como acessar?

Sede de hospital na Espanha: serviços de saúde na Europa: como acessar?
31 jan

Serviços de saúde na Europa: como acessar?

Já estamos ouvindo há mais de 12 meses se falar sobre o vírus Covid-19. Impossível então não pensar nesta questão; serviços de saúde na Europa: como acessar?

Ou seja: como os brasileiros que moram no velho continente devem proceder?

Na verdade, todos imigrantes no exterior foram pegos de surpresa pelo inacreditável vírus que já deixou milhares de vítimas fatais.

Por exemplo, como fez quem estava em uma situação de intercâmbio quando alguns países europeus decretaram lockdown?

Essa difícil pergunta fez com que milhares de viajantes ficassem com dúvidas sobre como seria possível acessar os serviços de saúde lá fora se apresentarem algum sintoma do coronavírus. 

Em primeiro lugar, é bom esclarecer; não dá para ser uma regra geral: cada país tem sua própria orientação aos cidadãos e turistas sobre como proceder em relação à pandemia. Até porque somos obrigados a conviver com ela há mais de 12 meses.

Por esse motivo, é primordial entendermos que há diferentes situações e precisamos ver em qual nos encaixamos.

Os brasileiros que têm passaporte europeu são autorizados a usar os serviços de saúde do país em que vivem ou estão neste momento.

Contudo, cabe ficar atento já que, em alguns casos, pode ser preciso realizar o pagamento das despesas médicas.

Já os brasileiros sem o passaporte europeu têm, obrigatoriamente, que fazer seguro internacional de viagem.

O pagamento pelo eventual atendimento médico deverá ser realizado para o hospital ou clínica que foram utilizados e, dependendo do tipo da apólice de seguro, na sequência, deverá ser requisitado o reembolso junto à seguradora que fez este seguro internacional de viagem.

É fundamental saber em qual destas categorias você se encaixa quando for procurar informações sobre o acesso aos serviços de saúde.

Seguro de viagem internacional: fundamental!

Quarto de um hospital na Europa: seguro de viagem internacional é fundamental!
Quarto de um hospital na Europa: seguro de viagem internacional é fundamental!

É fundamental afirmar: todos os brasileiros que viajam para a Europa precisam ter, obrigatoriamente, um seguro de viagem internacional.

Sendo assim, caso esteja na Europa como turista ou em uma viagem de negócios, e sentir qualquer sintoma do coronavírus, é essencial que consulte a sua seguradora e entenda bem o que a empresa cobre (fornece) com relação à saúde.

Essa cobertura dependerá do tipo de plano que foi contratado.

Deste jeito, recomenda-se ler e estudar bem a apólice do seguro antes de contratá-lo.

Nem todos os seguros vão cobrir internações, exames ou até mesmo deslocamentos, se necessário.

Ou seja: há que se ler e observar atentamente todas as letras miúdas do contrato. Entrar em contato diretamente com a seguradora é o melhor que pode ser feito.

Há seguradores que estão cobrindo todas as despesas médicas, como a Assist Card. Outras, no entanto, apenas orientam a procurar o serviço de assistência ao segurado se aparecerem os sintomas ou se há confirmação de contaminação pelo coronavírus, como é o caso da Zurich e da Affinity.

Isso vai depender do tipo de seguro contratado ou mesmo da data em que o mesmo foi feito. Por este motivo, procurar por sua seguradora é a melhor opção.

Há que se recordar ainda que os países que integram o Tratado de Schengen exigem a contratação de um seguro viagem que tenha cobertura mínima de €30 mil para cobrir despesas médicas e hospitalares.

Estou com sintomas do Covid-19; e agora? Serviços de saúde na Europa: como acessar?

Enfermeira segura uma seringa dentro de um hospital: cada país na Europa tem diferentes estratégias para encarar o coronavírus
Enfermeira segura uma seringa dentro de um hospital: cada país na Europa tem diferentes estratégias para encarar o coronavírus

Por causa do coronavírus, cada país europeu adotou diferentes medidas para fazer com que o Covid-19 não se espalhe ainda mais.

Por este motivo, é fundamental que você saiba exatamente quais as ações adotadas pelos governos locais, tanto em nível federal, como estadual, na cidade onde você mora atualmente.

Essas informações devem ser procuradas e consultadas no site do Ministério de Relações Exteriores ou no Ministério da Saúde daquele país.

Como a orientação fundamental é para que as pessoas não saiam das suas casas, diversos países disponibilizaram uma linha específica para que os indivíduos mantenham contato com os serviços de saúde, se apresentarem alguns dos sintomas do coronavírus.

Assim sendo, o atendente tomará nota de todos os seus dados e será enviada uma equipe médica completa ao local onde você estiver.

Na sequência, uma lista de alguns dos países europeus sobre como proceder se você suspeitar de estar com o covid-19.

Na Alemanha, deve entrar em contato com o serviço médico pelo número 116117;

Já a França disponibilizou um telefone para tirar dúvidas: 0 800 130 000 (só em francês!).

Caso tenha os sintomas, pode ligar para 15; quem tem necessidades especiais deve acionar o número 114;

Na Espanha, o número de emergências é o 112.

Já em Portugal, deve-se manter contato com o Serviço Nacional de Saúde, pelo telefone 808 24 24 24.

Na Itália, o número de contato é o 1500. No Reino Unido, o telefone para eventuais emergências médicas é 0111.

A DocMundo  pode te assessorar em seu processo de dupla cidadania em países como Alemanha, Portugal e Espanha.

Covid-19 é altamente contagioso!

Criança faz o teste do Coronavírus: caso sinta alguns dos sintomas entre em contato imediatamente com as autoridades locais para que sejam tomadas algumas providências
Criança faz o teste do Coronavírus: caso sinta alguns dos sintomas entre em contato imediatamente com as autoridades locais para que sejam tomadas algumas providências

Se estiver hospedado em um hotel, pousada ou hostel, entre em contato de forma imediata com a equipe local e informe a sua condição.

Os mesmos certamente saberão informar quais são os serviços de saúde locais que deverão ser procurados.

Lembre-se: o covid-19 é altamente contagioso! Quanto mais a pessoa infectada se movimentar, deslocando-se por aí, mais gente continuará a ser infectada. Isso é grave e sério pois pode, simplesmente, ser fatal!

O melhor jeito de prevenir a propagação do vírus é se estabelecer em casa, se possível, ou no quarto do hotel, se for o caso, evitando, a todo custo, locais públicos e fechados, além de manter todas as devidas ações de higiene que devem ser tomadas.

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register