SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Qual melhor época do ano para mudar?

Mudança de casa: planejamento exige muita pesquisa
8 jun

Qual melhor época do ano para mudar?

Imagine a situação: você está pensando em morar fora, com a documentação toda encaminhada quando, aí sim, começa a refletir: qual a melhor época para se mudar ao exterior?

Em primeiro lugar, é bom logo se conscientizar: decidir qual a melhor época para mudar para a Europa não é uma tarefa nada fácil.

Pelo contrário: requer não só muita pesquisa, como também, bastante planejamento. E como!

Levando-se em conta o cenário de instabilidade política e econômica no Brasil, numa crise que já dura vários anos, milhares de brasileiros têm deixado o país com o sonho de prosseguir a vida morando fora, principalmente no continente europeu.

A tendência de crescimento, ou seja, de mais pessoas pensando em deixar o Brasil, pós-coronavírus, é grande e antes da pandemia, países como Portugal, Itália, Inglaterra, Irlanda, Alemanha e Polônia, estavam entre os destinos mais visados pelos brasileiros.

No caso de Portugal, Alemanha e, principalmente, Polônia, saiba que você pode contar com a DocMundo, que pode facilitar com conforto e comodidade, todo processo para você obter a documentação necessária para garantir o seu acesso ao continente europeu.

É muito difícil se afirmar qual é a melhor época para fazer uma mudança dessas.

Afinal, morar em país, com outra cultura, outra língua, em nada se assemelha a simplesmente mudar de casa, aqui no Brasil, como se fosse se deslocar somente de um bairro para o outro.

É um processo longo, que envolve burocracia, documentação e adaptação com novas ideias, um novo estilo de vida, longe da família, dos amigos, o que pode deixar essa mudança mais difícil para todos.

Para começar a planejar sua ida definitiva ao exterior deve-se levar em conta, principalmente, para qual país se quer ir.

Mudança de casa: qual a época ideal?

Família mudando de casa: saber a data ideal para morar no exterior exige muita pesquisa!

Temporada de calor sofre variação de acordo com a sua região

Normalmente, a tendência é pensar que a melhor época para se mudar para a Europa seria no verão. Muitos levam em conta que o inverno é muito rigoroso na maioria dos países do continente europeu.

Contudo, os meses de calor sofrem variação de acordo com as respectivas regiões. Inclusive, em alguns territórios da Europa, o clima pode ser ainda mais calorento do que aqui.

Isso, certamente, dificulta muito a sua adaptação.

Pensando desse jeito, a época ideal para chegar lá seria no período entre o fim do inverno e o começo da primavera. Nesta fase do ano, na Europa, o frio não está tão forte, e, pelo contrário, os dias começam a ficar mais calorentos, mais frescos, se comparados ao inverno.

Fora que, se você mudar bem perto da primavera, ainda irá desfrutar do lindo espetáculo proporcionado pela natureza, visto que há, ao ar livre, milhares de jardins e parques, bem cuidados, espalhados pela Europa.

Ou seja: absolutamente imperdível!

Outro fator que deve ser levado em conta também é o calendário escolar. Obviamente, se você tem filhos, isso deve ser considerado e pode ser até um fator decisivo para decidir a data certeira da sua ida.

Sempre importante lembrar: o calendário escolar europeu tem início em setembro.

Além disso, o ideal é que planeje a mudança para chegar um pouco antes deste período para garantir que as crianças iniciarão suas aulas já adaptados com o país onde irão morar e, principalmente com os costumes locais.

Esses, principalmente, causam algumas sensações estranhas para as crianças, principalmente dependendo de qual será o seu destino.

Estações do ano são inversas no Brasil e na Europa

Mudança de casa: ir ao exterior exige pesquisa e planejamento

Mudança ao exterior: fique atento pois as estações do ano são invertidas no Brasil e na Europa

Por estarem do outro lado do mundo, no hemisfério norte, as estações do ano na Europa e aqui ocorrem em épocas contrárias. Na verdade, elas são invertidas: enquanto no Brasil é verão, na Europa, é inverno.

Recomenda-se pensar nisso também quando for deixar o nosso país, ou seja, ao pensar na melhor época para se mudar ao continente europeu.

No continente europeu, as estações do ano seguem este calendário. A primavera vai de 21 de março a 20 de junho; o verão começa em 21 de junho e dura até 20 de setembro.

Na sequência, vem o outono: entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Para finalizar, o inverno, que tem início em 21 de dezembro indo até 20 de março, antecedendo a primavera.
Para fazer as “contas” sobre o Brasil basta inverter o mapa-mundi: se para eles é inverno, aqui é verão, e vice-versa!

Mudar no inverno? Será?

Muita gente acha o frio incrível, a neve maravilhosa, e outros espetáculos que a natureza oferece.

Contudo, recomenda-se uma boa dose de cuidado. Precisa saber que não é bem assim. Se você acha que a época ideal para se mudar para a Europa é no frio porque quer conhecer a neve, de qualquer jeito, prepare-se: você pode se dar mal.

O frio europeu é muito forte, com vento e bastante chuva. Com isso, as temperaturas caem muito.

Não pense que nossos casacos serão suficientes por lá. Pelo contrário: as temperaturas negativas são comuns e o sol costuma se por mais cedo, em diversos territórios antes das 17 horas.

Ou seja, o frio da Europa é muito mais intenso do que no Brasil. Mesmo que você admire os dias frios, ache-os bonitos, o local clima é totalmente diferente do nosso, o que pode, eventualmente, tornar mais difícil a adaptação.

Até porque, em alguns anos, o frio na Europa tem duração, em média, de seis meses. Dependendo do país, considera-se esta época como “baixa temporada”.

Do mesmo modo, como as estações do ano são bem rigorosas por lá, o verão não foge à regra, podendo ser bem forte. É nessa época do ano, para citar dois exemplos, em Portugal e na Espanha, que as temperaturas chegam a ultrapassar os 40°C, nos dias com mais calor.

Assim sendo, os dias são mais longos, e diversas vezes o sol se põe somente por volta das 10 horas da noite.

Uma das importantes dicas é que, nesse período, a oferta de empregos na Europa é maior, quando os países europeus estão na chamada “alta temporada” e os hotéis, restaurantes e os bares costumam recrutar trabalhadores, tornando essa uma das melhores épocas para mudar para a Europa, caso você esteja de olho nessas vagas.

Quem quer mudar, mas prefere manter os laços brasileiros, deve procurar Itália, Portugal ou Espanha

Diversas vagas são ofertadas no início do ano, entre os meses de janeiro e março, principalmente em escritórios.

Porém, cabe lembrar que a maioria das vagas de emprego são preenchidas com base do QI (Quem Indica), e como somos estrangeiros lá fora, as chances são proporcionalmente menores.

Se os seus planos são sair do Brasil, mas quer continuar com laços brasileiros, países como Portugal, Itália e Espanha, têm comunidades brasileiras fortes e você irá encontrar algumas pessoas para ter certo apoio. O mesmo também é oferecido pela DocMundo.

Mudança de casa: quem pretende mudar deve se planejar

Quem pretende mudar para Espanha ou Portugal pode contar com o apoio da DocMundo no processo de documentação.

Conte com o todo o apoio da DocMundo para morar em Portugal ou na Espanha. A empresa pode facilitar todo o processo para você.

Já para o sexo feminino, de acordo com uma matéria de um jornal americano, Áustria, Grã-Bretanha e Alemanha estão entre os melhores países para mulheres, tendo como critérios, direitos humanos, igualdade de gênero e segurança.

Para finalizar: se você está pensando em se mudar para a Europa, já está com as passagens aéreas compradas, previna-se: o seguro viagem é fundamental para sua entrada lá.

DocMundo

Comments:

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register