SIGA-NOS:
+55 (11) 3539-7716 / +55 (11) 3539-7735
Top
 

Etias começa a valer em 2022!

Etias começa a valer no final deste ano
9 fev

Etias começa a valer em 2022!

O Etias começa a valer em 2022. A sigla significa Sistema de Informação e Autorização de Viagem

Assim sendo, os brasileiros que pretendem ir ao exterior, principalmente à Europa, terão que pedir essa autorização de forma prévia para que essa viagem, de fato, ocorra.

Vale ressaltar que, por conta do coronavírus, vários países europeus permanecem com suas fronteiras fechadas.

O ETIAS é uma autorização de viagem que a União Europeia decidiu criar para reforçar a segurança nas fronteiras dos países do chamado “Espaço Schengen”, área de trânsito livre entre as nações europeias.

E também, aumentar a vigilância de quem entra apenas para turismo ou para negócios, de maneira a ampliar a sua segurança interna.

Quando se exige o Etias?

Na verdade, este documento é exigido quando o viajante for para a Europa para viagens de lazer, de negócios ou então mesmo que for para fazer escalas.

Importante: ele não substitui nem o visto de trabalho nem o de estudante.

Do mesmo modo, cabe repetir: ao final deste ano, o ETIAS já será exigido.

Uma pergunta extremamente importante: em quais países é obrigatório apresentar este documento?

São os seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Agora, a questão inversa: moradores ou cidadãos de quais nações terão que solicitar o documento?

A lista é grande!

É preciso solicitar o ETIAS os viajantes oriundos destes países: Albânia, Andorra, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica , Dominica, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Geórgia, Granada, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Israel, Japão, Kiribati, Macau, Macedônia, Malásia, Maurício, México, Micronésia, Moldávia, Montenegro, Nova Zelândia, Nicarágua, Palau, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente, Samoa, Sérvia, Seychelles, Singapura, Taiwan, Timor Leste, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Ucrânia, Uruguai, Vanuatu e Venezuela.

Outra pergunta muito relevante diz respeito aos menores de idade: eles precisam solicitar o ETIAS?

A resposta é sim! Todo e qualquer viajante que deseja ir aos países do Espaço Schengen, incluindo os menores de idade, terão que solicitar o ETIAS, cujo valor é de 7 euros aos maiores de 18 anos e sem custos para os menores de idade.  

Como faço para solicitar este documento? Etias começa a valer em 2022

primeiro passo para solicitar o ETIAS é preencher um formulário online
Primeiro passo para solicitar o ETIAS é preencher um formulário online

O primeiro passo para solicitar o ETIAS é preencher um formulário online, onde tem que constar as seguintes informações: nome completo, data e local de nascimento, endereço atual e os dados do passaporte.

Do mesmo modo, é preciso responder a diversas perguntas a respeito de saúde e de segurança, em temas como: uso de drogas, histórico e de trabalho, informações sobre visitas anteriores ao continente europeu, entre outros.

Da mesma forma, é aconselhável que a requisição seja feita, pelo menos, 2 semanas antes da sua viagem.

O documento tem validade de 3 anos, contados a partir da data de emissão ou até o vencimento do passaporte.

Neste caso, uma nova permissão deve ser concedida com o novo documento.

A respeito das regras de permanência na Europa com o ETIAS, elas são as mesmas de um visto de turista: 90 dias, dentro de um período de 6 meses.

Caso a estadia tenha entre 90 e 180 dias, será preciso requisitar um visto nacional concedido em casos particulares, como estudo, trabalho ou residência permanente. 

Já os documentos necessários para requisitar o ETIAS são: passaporte com validade de 3 a 6 meses, cartão de crédito ou débito para pagar pela solicitação e, ainda, um e-mail para receber a autorização depois de aprovada.

Apesar de ser um documento digital, é aconselhável imprimir a autorização como comprovante.

Outra pergunta fundamental: o que muda para os brasileiros que irão visitar a Europa?

Os brasileiros que quiserem viajar para qualquer nação que integre o Espaço Schengen terão que realizar o trâmite online de autorização prévia.

Cabe ressaltar que nem todos os países europeus estão nessa regra, como o Reino Unido e a Irlanda, porque não integram esse Espaço. 

Na chegada ao seu destino, será preciso exibir a autorização de viagem, ETIAS junto com os documentos.

Caso haja a autorização de viagem, o procedimento de controle na fronteira vai seguir seu fluxo e o viajante poderá ou não ser autorizado a entrar, nos termos do Código das Fronteiras Schengen.

Existem outros requisitos a serem observados para a entrada, como seguro saúde ,comprovante de fundos, bilhete de retorno, etc.

Ao entrar em seu país de destino, o brasileiro continuará a ter 3 meses para circular por todos os países do Espaço Schengen sem um visto específico.

Fora isso, os brasileiros sem o passaporte europeu serão obrigados a fazer um cadastro e a pagar uma taxa para entrada nos países do velho continente.

Se você pensa em ter a sua dupla cidadania e viajar para alguns países europeus como Polônia, Espanha, Portugal, Lituânia, entre outros, conte com a DocMundo!

DocMundo

Leave a Reply:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You don't have permission to register